Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Quando pensamos em desenvolvimento de aplicativos alguns termos são comuns no dia a dia de desenvolvedores e empresas especializadas em apps, como, por exemplo, aplicativo híbrido e aplicativo nativo. Você sabe o que é cada um? Quais são as principais diferenças? Saber o que cada app tem de melhor é essencial na hora de escolher a tecnologia mais adequada.

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que a Mega é especializada em apps personalizados para qualquer tipo de negócio. Por isso, no post de hoje você vai conferir quais são as vantagens de cada aplicativo!

 

1 – Multiplataforma x Plataforma exclusiva

Dentre as principais diferenças entre aplicativo híbrido e aplicativo nativo vale a pena ressaltar a questão de multiplataforma e plataforma exclusiva. No caso do aplicativo nativo, por exemplo, este é um app desenvolvido exclusivamente para iOSWindows Phone ou Android. Já o aplicativo híbrido é planejado com características de apps nativos e da web. Assim, pode trabalhar com recursos mais amplos, porém apresenta algumas restrições.

 

2 – Design amplo x Design restrito

Durante o desenvolvimento de aplicativo híbrido é preciso pensar em seu funcionamento dentro das plataformas iOSWindows Phone e Android, o que impacta diretamente em seu layout. O design do app híbrido tem que ser mais amplo, genérico, justamente para que seu funcionamento não seja prejudicado. Já com o aplicativo nativo, ocorre o oposto, ou seja, o visual pode ser mais restrito e personalizado a smartphones / tablets que utilizam sistema operacional iOSWindows Phone e/ou Android.

 

Mais: Aplicativo para startup: 5 razões para seu negócio ter um aplicativo.

 

3 –  Performance destacada

Uma empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos, como a Mega, certamente conseguirá entregar aplicativos nativos e híbridos com equivalente nível de performance. Todavia, um app nativo tem melhor desempenho para inúmeras funções, inclusive para funcionamento offline.  Possibilitam acesso direto a vários recursos dos dispositivos em que estão instalados, como à câmera, GPS, lista de contatos, etc.

Em um aplicativo híbrido não é possível acessar diretamente algumas destas funcionalidades. Neste caso, o profissional responsável pelo desenvolvimento precisará instalar um framework específico para cada funcionalidade desejada, porém não há garantia de pleno funcionamento para todas as versões de Android. Além disso, um app híbrido com frameworks com diferentes objetivos também será mais pesado e terá sua performance afetada.

 

4 – Tempo de horas trabalhadas no aplicativo

Vale a pena conhecer as diferenças entre aplicativo híbrido e aplicativo nativo

Aplicativo híbrido e aplicativo nativo: na hora de planejar é preciso saber as diferenças.

A lógica é simples: um aplicativo nativo requer mais tempo de desenvolvimento justamente porque é preciso criar um app distinto para cada plataforma. Além disso, aplicativos nativos não podem reutilizar códigos, o que também impacta diretamente no fluxo de trabalho.  Com o aplicativo híbrido, é possível desenvolver o mesmo aplicativo para duas plataformas ao mesmo tempo.

 

5 – Custo do app

É importante saber que, dependendo do tipo de aplicativo, o valor muda. Aplicativos nativos, por exemplo, são projetos mais complexos e requerem maior investimento comparado aos híbridos. O motivo é que são necessárias mais horas de trabalho para se desenvolver um mesmo aplicativo para diferentes plataformas, assim como será preciso contar com mais profissionais envolvidos em diferentes momentos do planejamento, criação e divulgação do app.

 

Aplicativo híbrido e aplicativo nativo é com a Mega!

Sua ideia encontra na Megaleios a parceira ideal para dar o próximo passo rumo ao sucesso. Aqui o processo é diferente e o desenvolvimento de aplicativos híbridos e nativos tem como foco somente um alvo: o sucesso da sua empresa. Dessa maneira, a Mega se especializou na criação, implementação e divulgação de aplicativos para empresas de vários segmentos.

 

Quer saber como? Entre em contato com a Mega.

 

Acesse também as redes sociais:

Facebook Instagram Twitter Linkedin YouTube