Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

passos-contratar-desenvolvedor


5 passos para contratar um desenvolvedor de aplicativos

O mercado de aplicativos mobile está se expandindo cada vez mais e com essa expansão surge a necessidade de um profissional: o desenvolvedor de aplicativos. Segundo a empresa de pesquisas Gartner, em 2013 as receitas geradas com aplicativos mobile ao redor do mundo produziram um montante aproximado de cerca US$26 bilhões, sendo que atualmente esse valor está previsto para mais que dobrar, atingindo US$58 bilhões até dezembro.

Embora exista a crescente e expressiva vontade empresarial de desenvolver e adquirir um aplicativo mobile visando à expansão dos seus negócios, ainda são muitas as dúvidas sobre o que é preciso para contratar um desenvolvedor de aplicativos. Abaixo, destacamos alguns pontos relevantes para lhe auxiliar na hora da escolha por um profissional.


Passos para contratar um desenvolvedor de aplicativos

Antes de tudo é importante frisar que o desenvolvimento de aplicativos exige muito planejamento e controle do projeto durante sua construção e evolução, visto que a manutenção e atualização do app são necessárias para acompanhar o desenvolvimento constante do mercado.

Qual seu objetivo com o aplicativo?

Para não errar na sua escolha, é necessário que você saiba exatamente o tipo de aplicativo que sua empresa pretende criar. Faça um levantamento principalmente do público-alvo, funcionalidades, aplicativos concorrentes e objetivos comerciais de seu negócio.

Assim ficará mais fácil procurar por portfólios de profissionais que possuam uma experiência técnica necessária para desenvolver aplicativos adequados e funcionais ao seu objetivo e escolher o melhor desenvolvedor de aplicativos para seu projeto.

Quais plataformas ele irá rodar?

Cada sistema operacional do smartphone ou tablet possui uma plataforma específica para desenvolvimento, por isso é importante deixar claro ao profissional quais serão as plataformas que seu aplicativo irá rodar desde que as negociações de iniciam.

É valido também nesse momento realizar um orçamento prévio do custo para evoluir o seu aplicativo para outras plataformas, como por exemplo, o web-app. Com essa opção seu aplicativo também pode ter a capacidade para rodar no “navegador” do smartphone.

Manutenção e suporte técnico

Como dito anteriormente, o acompanhamento e manutenção pós-criação e implementação de um aplicativo é tão, ou mais, importante que o seu projeto inicial. Para isso a manutenção precisa ser negociada juntamente com o projeto na hora de fechar um contrato.

Para se manter atualizado, o seu aplicativo precisa evoluir e assim gerar os resultados esperados.

Design como diferencial

Usar o design do seu aplicativo como diferencial é uma ótima maneira de chamar a atenção do usuário para o seu negócio.

Prazos

Faça um planejamento de prazos e datas para que assim exista uma melhor organização tanto da empresa como do desenvolvedor durante a implantação de seu projeto. Escolha desenvolvedores que possam trabalhar com grande antecedência, assim, caso ocorra algum um imprevisto durante o processo será mais fácil resolver.


Passos para contratar um desenvolvedor de aplicativos

Hoje, empresas com aplicativos próprios aumentam sua credibilidade e demonstram que estão atualizadas e inseridas nas novidades que facilitam o relacionamento com o cliente, por isso, não tenha medo, inove, seja criativo e ousado, assim você terá uma visibilidade e vantagem estratégica cada vez maior. 

 Aqui na Megaleios você encontra o desenvolvimento de aplicativos para qualquer que seja a plataforma escolhida e ainda possui o acompanhamento de nossa equipe que trabalhará junto com você, desde o projeto inicial da ideia, passando pelo escopo, desenvolvimento e testes até o treinamento e implantação do aplicativo.