Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

template-instagram-mega-08

Como aumentar a retenção de usuários no seu app

Segundo empresas de análise de dados, houve pouco aumento na quantidade total de aplicativos utilizados por usuários mobile ao longo dos anos. Para especialistas este fato demonstra que os usuários estão gastando mais tempo em alguns apps favoritos. Na verdade, 22% dos aplicativos baixados não são utilizados por mais de uma vez. E 60% dos aplicativos baixados são removidos depois de um mês. Essa é uma taxa de retenção bastante baixa.

Mas o que faz um cliente realmente interessar-se pelo seu app e a manter esse interesse ao longo do tempo?  E o mais importante, como a sua empresa pode reter clientes com apps de sucesso? Bom, inicialmente precisamos ter em mente que os aplicativos que mais fazem sucesso são baseados em equilibrar estratégias de aquisição, retenção e monetização de usuários.

Porém, muitos desenvolvedores e empresários focam na quantidade de downloads para seu aplicativo. Se há algum tempo atrás essa era a estratégia de maior alcance, hoje esse cenário é voltado totalmente para o engajamento do cliente, visando sua retenção. E esse é um dos principais problemas de quem busca um aplicativo empresarial atualmente, esquecer-se de pensar em estratégias para reter clientes.

É preciso compreender que a retenção é o coração de um app de sucesso, pois segundo especialistas da área, reter um cliente vale muito mais do que promover a aquisição de 10 novos clientes para o seu app. Se você ainda tem dúvidas sobre como aumentar a retenção de usuários no seu app, confira algumas dicas que separamos para você.

banner-05_sales_services300x300

Interação em primeiro lugar

Quando um aplicativo apresenta de maneira fácil e simples o seu objetivo principal, buscando sempre uma interação maior com os seus usuários, isso faz com que ele seja visto como uma ferramenta que facilite dia-a-dia dos clientes, o que é algo crucial para a sua retenção.

Por isso, você deve procurar sempre manter essa interação com o cliente para que ele veja seu app como algo útil em sua vida e queira mantê-lo por mais tempo em sua rotina diária.

Busque sempre a evolução contínua

Uma coisa que 90% dos apps de maior acesso tem em comum são as constantes atualizações em sua plataforma. Sendo assim, fique ligado para manter seu aplicativo sempre atualizado, desta forma seus clientes ficarão cada vez mais interessados no conteúdo e as vantagens que o app tem a oferecer.

ASO- App Store Optimization 

A maioria dos usuários que fazem o download de um aplicativo, chagaram até ele por um editorial, busca ou mesmo da presença no ranking das lojas de apps.

Por isso, se você investe em maneiras de manter seu app no topo desse ranking, com certeza terá o número maior de downloads do seu app e consequentemente as chances de reter clientes será bem maior.

Para que ocorra esse bom rankeamento, uma das formas mais eficazes é investir em ASO, essa uma técnica fará o seu app ter melhorar presença nas buscas orgânicas.

Push notifications também aumentam a retenção

Com toda certeza, essa funcionalidade é muito importante em apps. Seus clientes ficarão mais motivados e engajados, sem contar que as notificações agregarão um valor a mais aos serviços existentes no seu aplicativo. Pois, os usuários que recebem notificações costumam abrir os aplicativos com uma frequência maior e por isso apresentam uma maior retenção, chegando inclusive a duplicar a taxa de engajamento.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre qual a melhor forma para ter um aplicativo que agregue valor ao seu negócio, entre em contato com a Megaleios e faça seu orçamento. Temos um time de profissionais capacitados para atender você e sua empresa do planejamento até a mensuração de dados durante toda a vida útil do aplicativo.