Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

O m-commerce, ou mobile commerce, trata-se do segmento de compras via smartphone ou tablets .  Com o crescente uso de dispositivos móveis pelos brasileiros , o m-commerce vem  ganhando um espaço significante no Brasil, ainda a ser descoberto pelas marcas.  Inicialmente,o mobile commerce ganhou espaço nos Estados Unidos e Canadá, e hoje tem no Brasil o maior número de usuários e adeptos da América Latina.

Pensando nisso isso a Megaleios  reuniu algumas  informações sobre o m-commerce no Brasil para você ficar por dentro dessa oportunidade. Confira:

10 dados sobre o mobile commerce no Brasil 

Mobile Commerce está crescento mais que o e-commerce

Segundo o Coupofy, o segmento m-commerce está crescendo cerca de 300% mais rápido do que o e-commerce. A empresa destaca que, conforme pesquisas, até o final de 2016 as compras via dispositivos móveis irão crescer 42%, sendo que o comércio eletrônico tradicional tende a apresentar crescimento de 13%.

Além disso, entre os principais levantamentos está o aumento do valor gasto em m-commerce no país, que foi de R$ 13.2 bilhões em 2014 para R$ 27.3 bilhões em 2015, e de que 67% dos brasileiros usuários de smartphone já compraram via dispositivos móveis.

 

Consumidores preferem comprar por smartphone

Atualmente estima-se que 46% dos brasileiros usuários de smartphones e que compraram via m-commerce, tem uma preferência notável a realizar compras via apps.  Conforme apontado pelos consumidores a Webshoppers, entre os principais benefícios  de usar aplicativos para realizar compras, 43%  acreditam que os aplicativos oferecem maior conveniência e 35% avaliam que os apps são um meio de pagamento mais rápido e prático.

 

Quem está comprando por smartphones e tablets

Com toda certeza o mobile commerce tem um enorme parcela de usuários jovens e adultos, em torno de 59% das pessoas que adquirem smartphones e tablets tem entre 18 a 34 anos. Em nosso país, o número de pessoas que compram via dispositivos móveis é maior do que a média mundial, segundo pesquisa liderada pelo PayPal e pela Ipsos : 34% conta 33% registrados pelo grupo de países que fizeram parte da mesma pesquisa.

 

M-commerce gera faturamento crescente

Marcas e empresas que já oferecem aplicativos m-commerce têm registrado crescimento nas vendas e no faturamento.  Isso se da principalmente pelo aumento do engajamento com o consumidor através do app que prove a compra online,

Os varejistas que disponibilizam apps para compras alcançaram 286% mais visualizações de produtos do que os que oferecem apenas sites mobile, alcançando um índice 90% maior de pedidos, segundo relatório elaborado pela Criteo.

 

Mobile commerce vai chegar a 10% do comércio eletrônico brasileiro

Entre as conclusões apresentadas pela pesquisa da Pay Pal, juntamente com a Euromonitor International , acredita-se que, até 2020, cerca de 4,5 bilhões de pessoas no mundo inteiro serão assinantes de internet móvel, sendo o Brasil um dos países com maiores destaque nesse crescimento. Estima-se que até 2020, 10% de tudo o que é vendido online no Brasil será comprado via equipamentos móveis , sendo que hoje, esse índice já está em 7%, e em 2011, eram apenas 2%.

 

Múltiplos devices

Cerca de 30% dos consumidores que acessam as lojas virtuais em diversos equipamentos possuem em média 3 vezes mais chances de finalizar uma compra em um dispositivo móvel do que aqueles que usam apenas um equipamento.

Entre os meses de julho e setembro, 20% das compras online no Brasil foram concluídas no smartphone ou no tablete. Entre os negócios de grande porte, as transações mobile cresceram 24% , já as empresas de médio e pequeno porte ,o avanço foi de 35% no período.

 

Adaptar seu website para visitas via dispositivos móveis

Se a sua empresa já atua no mercado online, é importante adaptar seu website  para que seu design e plataforma estejam compatíveis a visitas de dispositivos mobile. Essa adaptação é interessante, pois oferece um maior conforto ao possível consumidor. Entretendo é indicado que além dessa mudança no website, sua empresa possua um aplicativo mobile exclusivo para vendas, ou seja, um m-commerce, pois isso tornará a experiência de compra por dispositivo móvel mais agradável.

 

Pesquisa por Produtos e Estabelecimentos

No Brasil, 38% das pessoas, antes de  realizar uma compra, utiliza seus celulares para pesquisar informações sobre os produtos que desejam, enquanto  30% usam os dispositivos moblie para pesquisar sobre estabelecimentos/negócios/comércios físicos, consultando avaliações e opinião de outros usuários que já passaram pelo local.

Este compartilhamento de informações sobre compra venda e qualidade de estabelecimentos, está cada vez mais forte.  Tal fato é benéfico não só para os consumidores, mas também  para as empresas, pois é um modo de saber a opinião de seus clientes e descobrir futuros consumidores potenciais.

 

Maior investimento de empresas de e-commerce no mobile commerce

Cada vez mais empresas estão aumentando seu investimento em sites responsivos e mobile friendly, além de desenvolvimento de aplicativos próprios para m-commerce. Isso se deve principalmente a demanda crescente de consumidores online, além de ser um terreno ainda pouco explorado pelas empresas nacionais, sendo assim uma oportunidade de destaque e vantagem no mercado.

 

Investimento em uma melhor experiência ao usuário através do m-commerce

Quando uma empresa possui um mobile commerce,  é interessante visar em uma experiências pós-compra para os clientes.  Quando o consumidor compra um produto , é interessante utilizar os dados de cadastro para enviar push notification. Por exemplo, se o consumidor comprar um tênis de corrida, ele poderá receber um push do varejista o avisando quando será a próxima corrida de rua que ocorrerá em sua cidade. 

Esta é uma forma inteligente e criativas para continuar em comunicação com o seu consumidor.

Embora ainda pouco explorado, o m-commerce brasileiro é imenso, e apesar do recente crescimento, o seu auge ainda está por vir. Sendo assim, as empresas que ainda não investiram em inovações para facilitar a vida de seus usuários, precisam correr atrás do tempo perdido, pois certamente estarão perdendo uma fatia considerável do mercado para os concorrentes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, informados e procuram sempre pelas melhores experiências de compra. E você vai ficar fora dessa? Entre em contato com a Megaleios e descubra o m-commerce perfeito para você.