Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Transformação digital é um processo em que as empresas utilizam a tecnologia para melhorar seu desempenho, aumentar o alcance e obter mais resultados. Esse conceito está ganhando cada vez mais força. Por isso as empresas precisam estar atentas a ele para que continuem vivas. Assim, é necessário que seja compreendido o que significa essa transformação e de que maneira ela afeta o seu negócio.

O que é transformação digital?

Primeiro, deve se ter em mente que é algo muito mais amplo do que ter uma fanpage ou um blog. Trata-se de uma mudança radical na estrutura dos negócios, em que a tecnologia passa a ter um papel estratégico central. Outro ponto relevante, é que esse processo leva tempo e consome recursos.

Impacto na sociedade

Como comentamos em posts anteriores, a velocidade e o volume de informações são muito maiores do que há alguns anos atrás. Além disso, as pessoas estão mais exigentes do que nunca. Esses fatores indicam uma mudança de comportamento na sociedade.

É interessante também pensar que a evolução da tecnologia trouxe além de novas soluções, alguns problemas. Devido a isso, as empresas precisam se adaptar para atender as demandas da sociedade.

Nesse ponto é que entra a transformação digital, levando em conta que ela pode otimizar vários processos e oferecer infinitas possibilidades.

Progresso tecnológico

A transformação digital faz parte de um processo grandioso, o chamado progresso tecnológico, que pode ser dividido em três principais momentos:

Digitização

Esse é o processo de transição de informação analógica para a maneira digital. Os dados das organizações são transformados em bits e armazenados em dispositivos eletrônicos. Isso tornou muito mais fácil guardar e proteger informações.

Digitalização

Consiste nas mudanças radicais realizadas pelas empresas por meio da tecnologia, como Big Data, internet das coisas, blockchain, cripto moedas, etc.

Transformação digital

É o progresso tecnológico como “o efeito total e geral da digitalização na sociedade”. Com isso, surgem novas oportunidades de mudança e evolução para os negócios.

Assim, podemos concluir que a digitização é a conversão, a digitalização é o processo e a transformação digital é o efeito.

Novos modelos de transformação digital

Para se alcançar essa transformação é que preciso que haja uma mudança partindo dos líderes administrativos, para ser disseminada por meio de decisões estratégicas. Confira algumas das mudanças que precisam ser implantadas no seu negócio:

Cultura empresarial

Essa transformação se relaciona diretamente com a adaptação da cultura do negócio e a maneira que ele trabalha com as novas tecnologias. Por isso, é interessante centralizar sua atenção nas pessoas, tendo em vista que elas que vão colocar em prática esse projeto. Assim, realize uma rotina de aprendizado e invista em treinamentos.

Gestão das empresas

Outro ponto relevante é considerar a implantação de uma nova gestão e de novos cargos e funções na sua equipe.

Modelo de negócios

Há também uma mudança no modelo de negócios da sua organização, que ganha novos contornos. É relevante lembrar que a sociedade espera, cada vez mais, que as empresas mudem a maneira de oferecer experiências.

Relação com o cliente

As tecnologias digitais alteraram a forma com que as organizações se relacionam com seus clientes, e assim, a maneira de oferecerem valor. A relação, atualmente, é muito mais interativa. Os clientes passam a influenciar diretamente nas empresas, sendo mais relevantes que as propagandas. Por isso, é necessário se atentar à esse relacionamento e aprimora-lo constantemente.

Processo operacional

Há muitas vantagens também em se dedicar às melhorias de processos operacionais dentro das empresas. A sensação de trabalho realizado de maneira mais eficiente dá uma motivação extra, e consequentemente, aumenta a produtividade e contribui até para o bom relacionamento de todos.

Contratação de serviço externo

É essencial pensar também que ao criar novas funções para o seu negócio, não adianta contratar pessoas qualificadas, que não se preocupam com a evolução da equipe. Pense em treinar todos os seus colaboradores e deixar claro que objetivo do projeto é essencial.

Como começar a implantar a transformação digital?

Lembre-se que a transformação precisa partir do topo, e posteriormente, se espalhar por todas as decisões e processos da empresa. Então, comece seguindo os passos que destacamos aqui. E não se esqueça: a transformação digital não se trata somente da tecnologia, mas sim da estratégia!