Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Budget para desenvolvimento: 6 passos para o sucesso
5 (100%) 1 vote[s]

Esse assunto é bastante frequente por aqui: hoje, ninguém vive mais sem celular. Você pode achar que estamos generalizando, mas é muito real! No Brasil já temos mais smartphones ativos do que habitantes. A maioria esmagadora das pessoas que possui uma rotina em sociedade precisa do celular para os mais diversos momentos. E é por isso que, se você pensa em realizar um investimento agora, deve investir em apps mobile. Mas você pode estar se perguntando: quanto preciso de budget para desenvolvimento de aplicativos?

Para quem possui empresa e quer se manter atualizado, desenvolver um aplicativo móvel é a solução ideal. Isso, claro, para acompanhar o comportamento dos clientes, que não se desligam mais, não ficam mais offline. Hoje estamos ligados a um dispositivo 24 hora por dia, 7 dias por semana.

Na hora de construir o budget para desenvolvimento de um app de sucesso, você terá de lidar com diversas informações. Nesse artigo, vamos ajudar você que é empresário, empreendedor ou criativo a obter sucesso na definição do seu budget.

Confira os 6 passos principais que listamos para quem quer definir o budget para desenvolvimento de um aplicativo com maestria.

1. Coloque as suas ideias no papel

A definição do budget para desenvolvimento de um aplicativo precisa começar pela ideia. E para colocar os fragmentos de ideias em ordem e chegar no que você realmente deseja, é preciso organizar os pensamentos.

Ou seja, você precisa de uma ideia bem fundamentada.

Para isso, tire um tempo para escrever tudo o que está pensando. Desde as possíveis características do seu futuro app até as funcionalidades que ele deve ter.

Se você tem colaboradores, sócios e parceiros que possa envolver no projeto, faça um brainstorming e defina possíveis concorrentes para realizar um benchmarking. A partir daí decida (ou descubra) qual será o seu diferencial.

É nessa hora que você definirá o que é e para que serve seu app.

Talvez você esteja pensando, mas o que isso tem a ver com o budget para desenvolvimento do meu app? E a resposta é: tudo! Existem diversos aspectos a se observar e possibilidades que surgem ao fundamentar a ideia do seu app.

E é por isso que você precisa organizar as ideias para saber quanto será necessário de budget para desenvolvimento do seu aplicativo.

Só para você ter uma ideia, veja alguns cenários que devem surgir simplesmente ao colocar os pensamentos em ordem:

A construção da ideia em si:

Caso você tenha uma ideia ótima, mas não saiba como colocá-la em prática, pode contratar uma equipe especializada.

Apps famosos como o Slack, utilizado amplamente no meio corporativo, surgiram assim, por meio de um outsource de profissionais. Hoje, a empresa vale mais de 3 bilhões de dólares.

Ou seja, um cenário como esse certamente influenciará – e muito – no seu budget para desenvolvimento. Mas provavelmente trará um ROI excepcional a médio e longo prazo.

A competição no mercado:

com o crescimento acelerado no número de dispositivos móveis e, consequentemente, da oferta de apps, o mercado está cada vez mais competitivo.

Isso não quer dizer que você não deva investir nele. Pelo contrário, uma super ideia em um mercado tão promissor, é certeza de sucesso. Para desenvolver um aplicativo excepcional, certamente o budget definido vai importar. Mas não necessariamente o melhor app será também o mais caro.

Você pode ter uma ideia simples, mas que vai resolver de vez um problema importante do usuário e te render muitos frutos, sem um budget para desenvolvimento muito alto.

Experiências que impactam:

Se a sua marca já existe e já é consolidada no mercado você pode ter um app para oferecer uma experiência única e diferente para o seu consumidor. Grandes redes como o Magazine Luiza por exemplo, já entenderam a importância da tecnologia mobile para aumentar as vendas e o impacto do app no modo de comprar do seu cliente final. Como isso impacta no budget para desenvolvimento do seu aplicativo? Isso vai depender dos objetivos, abrangência e tamanho do projeto.

Por fim, entenda que o budget para desenvolvimento do seu aplicativo depende de diversos fatores

De acordo com as características que você definir para o seu aplicativos, o seu budget para desenvolvimento deve variar muito. Isso por que diferentes detalhes e funcionalidades possuem diferentes procedimentos e quantidade de tempo de trabalho necessários.

Além disso, o escopo do seu projeto é que vai definir o tempo de design, as tecnologias utilizadas, os esforços de marketing necessários e uma série de outros fatores. Todos esses fatores influenciam diretamente no seu budget para desenvolvimento.

Basicamente, quanto maior o projeto e o tempo de desenvolvimento necessário, maior deve ser o budget para desenvolvimento.

2. Decida a plataforma onde vai estar

O processo de escolha da plataforma onde seu aplicativo estará disponível é de extrema importância. E esse fator é determinante na definição do budget para desenvolvimento do seu app.

De acordo com seu público-alvo, objetivos, dentre outros fatores, você deve decidir se vai disponibilizar seu app para Android, iOS ou outra plataforma. Hoje, vamos tratar brevemente dos sistemas operacionais do Google e da Apple, que são os mais utilizados no mundo.

Para saber mais sobre essas plataformas, leia também os artigos que já publicamos aqui no site da MEGA. Para ler sobre o Android é só clicar aqui. Para ler o artigo sobre o iOS, clique aqui.

Um fator para levar em conta é o tempo de desenvolvimento, que varia nas duas plataformas.

Android e iOS tem as suas características e especificidades e são muito diferentes. Por isso, a escolha deve ser muito bem pensada e alinhada com os seus objetivos. Para decidir qual desses dois SOs é o mais indicado para o seu público, é você precisa saber mais sobre os dois e de que forma eles vão impactar no seu budget para desenvolvimento. Por exemplo:

O desenvolvimento para Android costuma levar um pouco mais de tempo. Isso porque há um sem-número de modelos que utilizam esse sistema operacional. E é preciso se certificar de que seu app funciona em todos eles. Por outro lado, o Android conta com um número muito maior de usuários e um público bem mais variado.

Vamos falar mais sobre Android?

Já existem pesquisas que afirmam que, no Brasil, 89% dos usuários de smartphones utilizam o sistema operacional Android. Você tem ideia do que isso significa? Basicamente que se vocês desenvolver um app para a plataforma do robozinho verde, você tem a chance de atingir quase 90% de todos os usuários brasileiros.

Impactante, não é mesmo. Esse dado se deve ao fato de o Android ser um sistema operacional de código aberto. Ou seja, ele está disponível em diversos modelos e marcar de telefones, tablets e wearables por aí.

O que é uma vantagem, pode ser também uma questão a se repensar, pois como exemplificamos acima, são muitos dispositivos para testar compatibilidade, variações de telas, memórias, processadores… Diversos fatores que impactam não só no tempo, na demanda, como também no seu budget para desenvolvimento.

Esse grande número de usuários, a popularidade da plataforma e variedade de dispositivos também pode trazer dores de cabeça. Não somente pela maior possibilidade de erros e falhas, como também (e consequentemente), pela maior probabilidade de feedbacks negativos

Isso porque, dependendo da qualidade do dispositivo, cada um dos milhões de usuários do Android pode ter uma experiência com seu app. E ela pode ser positivas em aparelhos de melhor qualidade e negativas em devices de menor desempenho.

Já no iOS, as coisas são bem diferentes

O sistema operacional da Apple é o pioneiro e até hoje carrega uma legião de fãs e usuários fieis.

Curiosamente, suas vantagens e desvantagens partem de um mesmo princípio: o iOS só está disponível para dispositivos Apple.

Na prática, isso significa: uma base de usuários bem menor, mas ao mesmo tempo muito selecionada (especialmente devido ao alto custo dos aparelhos). Outra vantagem é que a qualidade excepcional dos devices garante uma experiência melhor e diminui possibilidade de feedbacks negativos.

Para um desenvolvedor trabalhar com aplicativos iOS, precisa que seu computador também seja Apple. Além disso precisa de uma conta de desenvolvedor. Tudo isso impacta de certa forma no budget para desenvolvimento de aplicativos iOS.

Uma grande vantagem dos apps para iOS é a segurança que a Apple exige dos aplicativos e proporciona para os usuários. Existe um rigoroso controle com relação à segurança e também ao design e usabilidade dos apps.

Apesar de a qualidade de usuários ser menor. Números apontam que aplicativos iOS trazem uma receita bem mais alta do que os apps no Android.

A parte boa, é que você não precisa obrigatoriamente escolher entre Android e iOS

É claro que você pode escolher apenas uma plataforma se acreditar que o impacto no seu budget para desenvolvimento será alto demais. Como dissemos, essa escolha deve levar em conta seu target e também os seus objetivos.

Mas você pode escolher também estar presente em ambas as lojas. Google Play e App Store. É muito importante que você saiba que apesar de serem muito diferentes, ambas as plataformas podem atender bem às demandas dos usuários.

3. Entenda a necessidade de contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos.

É aquela velha história. Se você entende de programação, até pode enxugar o seu budget para desenvolvimento deixando de lado a contratação de uma empresa de desenvolvimento de apps. Essa certamente será a opção mais econômica para iniciar seu projeto.

Mas a economia nem sempre é a melhor opção. Isso porque o desenvolvimento de aplicativos exige um conhecimento muito específico e, como dissemos, no caso de apps para iOS, exige também um alto investimento financeiro.

Desenvolvendo por conta própria para reduzir o budget para desenvolvimento do seu aplicativo

Se você pretende desenvolver o app por conta própria, de profissionais muito qualificados para lidar com todas as minúcias que vão aparecer ao longo do caminho. Geralmente esse tipo de escolha ocorre em empresas maiores, que já possuem um setor de desenvolvimento ativo, com equipe qualificada e infraestrutura adequada.

Também é importante que sua equipe  precisa de um designer que desenvolverá todas as telas do projeto, pensando em usabilidade e estética.

Colocar seu time de programação e design em sinergia com o marketing também é importante. Isso porque você precisará de uma estratégia de lançamento para seu app.

Contratando uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para fazer seu budget para desenvolvimento render

Certamente contratar uma empresa para desenvolver seu aplicativo fará com que o budget para desenvolvimento necessário seja significativamente mais alto. Entretanto garante vantagens que impactarão no resultado, na lucratividade. Principalmente, ajuda a reduzir dores de cabeça durante o processo.

É muito importante que você entenda que desenvolver um aplicativo sem ter domínio é uma grande cilada. Pode parecer uma melhor ideia por reduzir inicialmente o budget para desenvolvimento, mas poderá trazer grandes prejuízos. Aquela velha história do barato que sai caro, sabe?

Uma empresa de desenvolvimento de aplicativos como a MEGA, cuidará do seu processo desde o início do projeto até o lançamento do app. Além disso, o know how dos profissionais garante um processo livre de erros causados pela falta de experiência.

4. Faça orçamentos

Após decidir pela contratação de uma empresa para desenvolver seu app, você entrará de fato na definição do budget para desenvolvimento. Esse é o momento de começar a buscar orçamentos, entender qual empresa oferece o melhor custo x benefício e qualidade.

A questão do custo x benefício é essencial. Nem sempre o orçamento mais barato será o mais adequado, da mesma forma que não necessariamente o orçamento mais caro é o da melhor empresa.

É importante levar em conta: experiência da empresa, flexibilidade, prazos oferecidos, formas de pagamento, etc.

5. Entenda como o escopo do app impacta no budget para desenvolvimento

Nós adiantamos esse ponto lá no início desse artigo, lembra? As características e funcionalidades que você incluir no seu app estarão diretamente relacionadas com o seu budget para desenvolvimento.

Por isso, você pode listar essas características para ter uma visão geral de o que é realmente importante incluir na primeira versão do app e quais você pode cortar caso precise reduzir o budget.

6. Defina metas para sua receita com o app

Ao decidir pelo desenvolvimento de um aplicativo, certamente você tem um objetivo e, geralmente, esse objetivo é: gerar receita.

Por isso, é importante definir suas metas para, assim, saber:

  • quanto tempo precisa para ter retorno sobre seu investimento
  • qual é o budget para desenvolvimento máximo que você pretende investir
  • qual o melhor momento para investir em novas versões, melhorias e promoções

Em um mercado tão competitivo, não é fácil prever o comportamento dos usuários e o desempenho do app. Ainda assim, é importante ter uma meta clara para servir como um norte em todas as suas ações e decisões.

Concluindo, não deixe de acompanhar os gastos e atualizar o budget caso precise

Tenha em mente que, sem controle, você pode acabar gastando mais do que gostaria em um projeto, por isso, acompanhe de perto todas as atividades e os investimentos no desenvolvimento do seu app.

Ao mesmo tempo, pode ser necessário um ajuste no budget para adequar o projeto às suas expectativas. Por isso, seja flexível e tenha uma reserva para investimentos extras motivados, por exemplo, por uma nova grande ideia, ou necessidade de alterações no escopo.