Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

O empreendedorismo está em alta nos dias de hoje. O que observamos é uma crescente onda de pessoas que buscam no empreendedorismo uma forma de ter sucesso. Estima-se que cerca de 70% dos brasileiros sonham em empreender e ter seu próprio negócio. Entre estas ações empreendedoras, é notável o crescente número de startups que vem surgindo no Brasil nos últimos anos. Startup significa um grupo de pessoas que investem seus tempos em uma ideia inovadora até transforma-la em um negócio. Em outras palavras, startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios que seja repetível e escalável. E um dos grandes desafios desses novos empreendedores é como encontrar um investidor para sua startup. Mas antes de ver as dicas de como conseguir esse investimento, vamos entender um pouco mais sobre as startups.

Tudo que você precisa saber antes de conhecer as dicas de como encontrar um investidor para sua startup

O ambiente das startups possui uma característica bastante particular : a incerteza. Um cenário de incerteza significa que não há como afirmar se aquela ideia irá realmente dar certo. A incerteza que permeia as startups que faz com que os investimentos nesses negócios apresentem mais riscos. Mas o ambiente das startups também possui grandes vantagens. Vamos conhecê-las agora.

1-Inovação

Como sabemos a base de toda startup é a inovação. Normalmente esses negócios surgem de uma ideia empreendedora e visam inovar em alguma

área. É essa inovação que buscam que faz com que consigam um crescimento rápido.

2- Escalabilidade

O modelo de negócios de um startup precisa ser pautado na sua escalabilidade. O que isso quer dizer? A escalabilidade significa que um startup possui condições de crescer aceleradamente sem exigir a mesma proporção em recursos. Por esse motivo as startups vêm crescendo tanto nos últimos tempos.

3- Flexibilidade

Mais uma vantagem que os startups têm em relação aos outros modelos de negócios é a sua flexibilidade. Esses negócios possuem a capacidade e devem estar prontos para inovar e se adequar. Isso acontece porque nesse ramo é necessário validar a inovação, o que pode gerar algumas mudanças no percurso.

4- Identidade

Por se tratar de uma empresa baseada na inovação, os startups se tornam originais. Com isso, elas ganham uma identidade original no mercado. Tudo dentro de um startup se torna particular e diferenciado, desde o produto ou serviço oferecido, até os meios e processos.

5- Baixa burocracia

Como as startups são empresas inovadoras, não são necessários processos tão burocráticos internamente. Como os processos utilizados também são inovadores são mais simples de serem colocados em prática. Com isso, a velocidade do funcionamento da empresa e seu desenvolvimento são mais atrativos.

Ainda que se trate de um ambiente de incertezas, as startups possuem enormes atrativos. Em função da inovação que trazem para o mercado, são ótimas oportunidades para aqueles que buscam empreender. Além disso, o modelo de negócios das startups também as tornam atrativas para investidores desse ramo. Vamos entender um pouco sobre o que os investidores buscam em uma startup. Com certeza são detalhes que podem te ajudar a entender como encontrar um investidor para a sua startup.

O que os investidores buscam em uma startup?

1- Estruturação

Como foi dito acima, o ambiente de startups é de incertezas. Por esse motivo, para atrair a atenção de investidores a startup precisa ser bem estruturada. É necessários que existam ideias e planos bem estruturados para que os investidores sintam segurança na ideia.

2- Apresentação

É através da apresentação que o investidor conhecerá o projeto de um startup, por isso é essencial uma boa exposição. A apresentação deve ser bem estruturada, apresentando a capacidade de crescimento da empresa. Nessa apresentação devem ser apresentados: estudo de viabilidade, principais diferenciais, perspectivas de ganhos.

3- Reputação

Além de bons negócios, os investidores também buscam startups que sejam formadas por pessoas com boa reputação. É necessário que o investidor tenha confiança em que está à frente do projeto. Por isso é importante se preocupar com as ideias e com a autoconfiança.

4- Equipe

Contar com uma equipe de peso também é uma ótima estratégia para chamar a atenção de investidores. A qualidade da equipe traz ao investidor mais segurança, isto porque é natural que boas equipes tenham mais capacidade de tornar o negócio bem sucedido.

5- Parcerias

Busque parcerias que possam contribuir com o projeto da startup. Além dos investidores, é importante conseguir mentores intelectuais. Com parcerias de sucesso, os investidores estarão mais seguros quanto ao desenvolvimento do negocio. Geralmente, esses mentores são empresas e profissionais bem sucedidos no ramo que oferecem apoio ao desenvolvimento das startups.

Mas afinal, como encontrar um investidor para a sua startup?

Bom, entender o que os investidores buscam em uma startup é essencial para conseguir um bom investidor, certo? E para facilitar a sua busca por um investidor, vamos apresentar algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

1- Confie no seu negócio

Uma das dicas de como encontrar um investidor para a sua startup é saber demostrar a confiança no seu negócio e no seu investidor. Essa confiança é necessária para que ocorra um alinhamento entre o investidor e a startup. Um alinhamento estratégico semelhante a da empresa garante que tanto o investidor quanto o idealizador da startup se sentirão mais seguros e confiantes no desenvolvimento do negócio.

2- Elabora um bom plano de negócio para sua startup

O plano de negócio de uma startup deve ser encarado como um mapeamento do seu negócio. Através desse mapeamento investimento se tornam mais seguro e as chances de sucesso aumentam. O plano de negócios será o responsável por definir as estratégias da startup a longo prazo. Nesse plano devem estar contidas informações dos produtos e serviços oferecidos e seu fluxo de produção. Também deve ser parte do plano de negócios a análise de mercado e o público alvo, análise da concorrência e o risco do negócio. Um bom plano de marketing também deve estar no plano de negócio, bem como as politicas de preço e publicidade. Por fim, devem ser apresentados os planejamentos financeiros, fluxos de caixa e demais demonstrativos. Com base nesse plano de negócios a startup torna-se mais sólida e passa aos investidores mais confiança. Por isso, desenvolver seu plano de negócios é uma dica de como encontrar um investidor para a sua startup.

3- Ofereça uma base sólida para o investidor

Quando falamos de como encontrar um investidor para sua startup, temos que ter em mente que para isso será necessário oferecer a ele uma base. O que isso quer dizer? Isso indica que é preciso mostrar ao investidor o que você, enquanto startup é capaz de fazer. E nesse aspecto quando mais provas de que esse negócio é viável, melhor. Através dessa base será possível dar escala ao negócio e mostrar que essa inovação é fruto de uma base sólida e com potencial.

4- Saiba aproveitar e diferenciar todos os tipos de financiamento

O processo de criação e desenvolvimento de uma startup pode ter várias etapas de financiamento. Isto acontece porque durante o processo diferentes investimentos poderão acrescentar algo para a startup. Os tipos de financiamento são iniciados com o chamado investidor anjo. Esse investimento inicial é feito a fim de capitalizar empresas nascentes e que apresentam grande potencial. Outro tipo de investimento é o Venture Capital, nessa forma de investimento estão reunidos os investidores de risco. Geralmente esses investidores buscam negócios mais maduros, mas que ainda precisem de recursos para se desenvolver. Da mesma forma, o investimento proveniente de sócios investidores também é considerado de risco. A diferença é que os sócios investidores estão mais engajados com a identidade do projeto do que com seu crescimento. Outra forma de investimento são as aceleradoras que disponibilizam recursos e estrutura básica para impulsionar os negócios. O segredo em relação a esses tipos de investimento é saber aproveitar cada um deles. Mas para que isso seja possível, é necessário estar atento e saber atrair o investimento certo para a etapa do processo. Saber escolher o tipo de investimento é uma ótima dica de como encontrar um investidor para a sua startup.

5- Otimize seu Networking

Networking é um aspecto no qual todo empreendedor deve estar atento. Uma boa rede de relacionamentos e o contato com profissionais é uma das características mais importantes do ambiente das startups. Esse networking é alcançado frequentando palestras, conferências, cursos e outros eventos que favoreçam o networking. Através dos contatos estabelecidos é possível ter acesso a novas ideias e potenciais investidores. Mas não basta que o empreendedor busque pelo networking e não consiga mantê-lo. Por esse motivo é necessário manter-se ativo e sempre atualizar os investidores e contatos acerca do desenvolvimento da startup. Outra parte importante do networking é saber aproveitar os feedbacks e comentários para garantir que a startup esteja crescendo atrelada a opinião dos seus apoiadores.

6- Aproveite o Equity Crowdfunding

O Equity Crowdfunding é uma forma de Crowdfunding na qual  é utilizada uma  plataforma online para conectar empreendedores e investidores. Através dessa opção, o empreendedor tem acesso a uma forma mais facilitada de como encontrar um investidor para sua startup. O que torna o Equity Crowdfunding tão atrativo é a possibilidade de encontrar investidores sem gastar tanto tempo. O que acontece é que, caso o investidor tenha interesse no projeto, terá informações e fará contato através da plataforma. Caso o investimento seja concretizado, o investidor receberá através da plataforma sua participação acionária ou seu titulo compartilhado. Esse tipo de crowdfunding proporciona mais rapidez e acessibilidade aos investidores. Por isso é uma ótima dica de como encontrar um investidor para a sua startup.

7- Conte com as aceleradoras

As aceleradoras são investidoras que têm como objetivo desenvolver negócios inovadores através de estruturas próprias. Nesse modelo de investimento, a startup tem acesso à estrutura, mentores e até mesmo capital de terceiros. Entretanto, para que uma startup possa participar da aceleradora é necessário que participe de um processo seletivo. Nesse processo são analisados diversos fatores, como o projeto, a equipe, a escalabilidade e o potencial. O papel da aceleradora será de auxiliar a startup em todos seus processos. Desde sua gestão interna até a procura pelo seu público alvo e sua aquisição de clientes. Todas as etapas desenvolvidas pelas aceleradoras visam garantir que a startup possa se desenvolver e crescer no mercado. Além de todo o apoio oferecido, as aceleradoras também podem funcionar como investidoras realizando aportes nas startups aceleradas. Nesse tipo de investimento a aceleradora pede parte acionária da startup e fornece a ela os investimentos necessários para seu desenvolvimento. O investimento advindo das aceleradoras é uma ótima dica de como encontrar um investidor para sua startup. Isto porque é um tipo de investimento que fornece ao negócio não apenas o capital, mas o suporte em todas as etapas do processo.

8- Recorra a FFF (Friends, Family And Fools)

FFF representa, em inglês, Family, Friends, Fools ou, em português, Família, Amigos e Tolos. Mas o que exatamente isso quer dizer? Essa estratégia se baseia em contar com pessoas próximas para conseguir os primeiros investimentos para a startup. Esse tipo de investimento é o caminho mais fácil na fase inicial de um projeto. Isto porque trata-se de investimento de pessoas próximas e que acreditarão no projeto mais facilmente. Sabe por quê? Porque provavelmente não se atentarão para a situação de mercado, escalabilidade ou validação para aportar capital em sua startup. Os FFF estarão mais focados na relação que tem com o empreendedor que desenvolveu a ideia. Entretanto, essa forma de como encontrar um investidor para sua startup deve ser vista com cautela. Esse cuidado deve existir para que não sejam confundidas relações profissionais com familiares. Assim serão preservadas as relações de negócios e as relações pessoais.

Viu como encontrar um investidor para sua startup fica mais fácil depois dessas dicas?

Como vimos acima, existem vários pontos importantes para atrair investimentos para sua startup. Entender como encontrar um investidor para sua startup tem relação com a confiança que você tem no seu projeto. E para estar confiante e garantir uma base sólida ao investidor é preciso ter em mãos um bom plano de negócio. Saber qual tipo de investimento e em que momento recorrer a ele também é importante, assim como estabelecer boas relações de networking.  São boas fontes de investimento as aceleradoras, os FFF e o Equity Crowdfunding. Que tal começar agora mesmo a desenvolver sua startup e conseguir o investimento que você precisa? Aproveite essas dicas e vá em busca do desenvolvimento da sua startup!