/ Como manter um bom relacionamento com os usuários do seu app
Como manter um bom relacionamento com os usuários do seu app
Aplicativos Megaleios
Relacionamento com o Cliente

Como manter um bom relacionamento com os usuários do seu app

Não é uma novidade dizer que o prestador de serviço e o seu cliente devem – sempre ou quase sempre – estar em boa harmonia. Isso significa afirmar que as duas partes precisam construir um bom relacionamento, a fim de cada um obter aquilo que necessita. Isso através do famoso “dar e receber”.

Com as contínuas inovações tecnológicas, as pessoas nunca estiveram tão conectadas. O atual mundo globalizado está, dia após dia, se aprimorando.

Então, é uma exigência que os criadores e/ou donos de aplicativos estejam atentos às modernizações, incluindo a forma de lidar com os consumidores/usuários. Afinal, estes são, atualmente, os clientes que citamos no início do texto. Não é mesmo?

Nós te ajudamos!

Diante disso, nós da Megaleios pensamos em você. Em você, que almeja crescer ainda mais. E em você, que sabe que precisa manter um bom relacionamento com os usuários do seu aplicativo para que isso ocorra.

Então, continue por aqui, vamos conversar.

A transformação no meio digital em 2022

De acordo com o relatório elaborado pela Future Focus, da iProspect, para inovar a presença digital, em 2022, cerca de US$1,97 trilhão deve ser gasto com transformação ao redor do mundo.

Segundo o SEBRAE 7 em cada 10 empresas atuam nas redes sociais, aplicativos ou internet para alavancar as suas vendas. Em maio, no início da pandemia, esse percentual era de 59%. 

O crescimento dos aplicativos (apps)

Com as evoluções tecnológicas, o celular está presente no cotidiano de grande parte da população mundial. O que possibilita esse avanço é a variedade de funcionalidades apresentadas. Inclusive, entre os aplicativos.

Hoje em dia, há aplicativos para quase todas as necessidades humanas. Para redes sociais; para realizar compras – de roupas; sapatos; mobília; livros, etc. Para o monitoramento do sistema corporal interno (como, por exemplo, do coração); para cálculo de quilometragem de corrida; e por assim vai.

Da saúde, perpassando o lazer e chegando ao mero consumo. Todos os aplicativos possuem um objetivo que os liga fortemente: a ânsia de alcançar a satisfação – cada vez maior – de seus usuários.

O site Statista aponta que existem, aproximadamente, cerca de 2,1 milhões de aplicativos na Google Play Store e 2 milhões na Apple App Store. As duas maiores lojas virtuais de apps. Dessa forma, percebemos que um aplicativo deve ser tão fluido ao ponto de oferecer uma experiência móvel cada vez mais agradável. E, por óbvio, mais fácil, aos seus usuários.

E como conquistar o usuário?

Passo 01. Conheça melhor quem você deseja atingir

Os aplicativos devem pensar, desde sua produção à sua modernização, naqueles a quem eles se destinam. Ou seja, o seu grupo alvo (usuários).

Em seguida, após a criação do app, os passos devem se focar nas necessidades dos clientes – isso mesmo, do grupo alvo que lá no começo você, como criador, escolheu.

De que modo?

Bom, é possível que você conheça as pessoas que acessam o seu aplicativo mensurando o conteúdo visualizado nele. Aprofundando-se nos lugares onde mais saem downloads de sua criação.

Partindo disso, você pode avaliar as interações através dos comentários e avaliações deixados nos aplicativos. Dessa forma, destacamos a importância de seu aplicativo conter a opção de avaliação, como aquelas, mais comuns, de 05 estrelinhas.

Dessa forma, após conhecer os seus usuários, você terá noção do que é relevante para eles.

Passo 02. Ofereça aquilo que prometeu

É necessário um ótimo funcionamento do aplicativo em relação ao usuário, ou seja, com relação àquilo que você se propôs a oferecer a ele.

Em termos mais claros, se você pensou o seu aplicativo para resolver um determinado problema, ele deve apresentar os melhores modos de resolver. Se pensou em um aplicativo para um determinado jogo, ele deve apresentar as melhores formas de jogar, etc.

Assim, quando um usuário baixar seu serviço e fazer a sua utilização em seu dia a dia, é preciso que o app cumpra a sua oferta. Senão, de nada adianta, não é mesmo?!

Passo 03. Atente-se às propagandas

Sabemos que as propagandas e os patrocínios ajudam, tanto financeiramente quanto no quesito marketing, na construção (e crescimento) dos aplicativos.

Entretanto, o excesso de notificações durante o uso pode resultar em descontentamento do usuário. Afinal, quem fica feliz em, a cada clique, ter que esperar 30 segundos para poder continuar o que estava fazendo?

Sendo assim, sugerimos que você pense em formas de conseguir reduzir os números de anúncios e/ou o tempo de cada um.

Com manter um bom relacionamento?

Agora sim! Após seguir os três passos que indicamos acima, a finalidade é consolidar a relação e garantir o melhor atendimento.

Para isso:

A importância da atualização

Como ensinamos no passo 01, é extremamente necessário que os donos dos aplicativos saibam quem são os seus clientes. E, não é novidade, estamos sempre em constante evolução.

Desse modo, as empresas – incluindo de aplicativos – devem estar sempre estudando formas de se amoldarem (e acompanharem) às mudanças.

Para isso, é preciso entender o CRM – sigla para, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse mecanismo busca, através de um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias, focar no relacionamento com o cliente.

Como?

Bom, basicamente, o CRM armazena as principais informações de seu usuário e as principais interações que eles fazem. Ou seja, buscar reunir e integrar valiosos dados a fim de preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.

Dessa forma, a atualização é por duplo sentido: no sistema do aplicativo e em aquilo que ele apresenta.

A utilização de Bots

Um ‘bot’ – abreviatura de robô – também conhecido como Internet bot ou web robot. A sua finalidade é de apresentar um programa de software que executa tarefas automatizadas, repetitivas e pré-definidas. 

Os chatbots:

São ferramentas de comunicação. Seu propósito é simular uma interação com um agente de atendimento humano e automatizar diversos processos.

O bot atua na resolução de dúvidas – e, no caso de instituições bancárias, também auxilia na efetivação de transações pelo aplicativo. Desse modo, evita que os clientes precisem ficar ouvindo aquelas famosas ‘musiquinhas’ aguardando na linha.

A ideia é que o bot complete o trabalho do atendimento humano. Bom, uma pessoa conseguiria atender um volume frequente de mensagens. Mas demoraria um tempo – um bom tempo – até responder todas as solicitações.

Além disso, existem muitas questões frequentes repetitivas que tomam muito tempo e acabam limitando a ação para problemas mais complexos.

Assim, com um chatbot, sua empresa pode interagir com centenas de usuários simultaneamente. Além disso, oferece respostas muito mais rápidas. Tudo de forma mais ágil, e sem ocupar o tempo de um atendente humano.

Não é a toa que maioria dos bancos aposta em “chatbot” para aumentar o nível de resolução de atendimentos, buscando aumentar a retenção dos clientes.

Conte com a MEGA para garantir este relacionamento!

Portanto, chegamos ao fim deste artigo. Esperamos ter a certeza de que o seu aplicativo irá crescer e alcançar cada vez mais usuários. Afinal, a tendência mundial é de avanço – nas vontades; nas necessidades e nas exigências. Tudo isso acompanhado de um bom atendimento.

Ah, e a Megaleios conta com uma equipe especializada para lhe auxiliar quando o assunto é aplicativos. Basta você preencher nosso formulário, clicando aqui, e marcar uma conversa com nossos especialistas para que eles te ajudem a entender o melhor caminho para viabilizar seu projeto.

Posts Relacionados

Fique por dentro das últimas da Mega

Conte com a Mega

Solicite um orçamento com a nossa equipe e desenvolva o melhor para o seu negócio.