Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Dicas de ASO: como fazer seu app ser encontrado
Avalie este post

Depois de criar o seu app, é necessário que ele se destaque entre os milhares disponíveis. Mas, como melhorar o posicionamento do seu aplicativo? Vamos te apresentar algumas dicas de ASO, ou App Store Optimization, uma técnica semelhante ao SEO, mas voltada para a loja de aplicativos.

Ícone e título ASO

As primeiras coisas que chamam atenção do usuário ao procurar um aplicativo são o título e o ícone. Por isso, você precisa ser criativo e original, mas sempre deve criar algo que remeta a sua marca.

Tornar o seu aplicativo atraente na primeira impressão é essencial. Assim, o usuário ficará interessado em chegar até a descrição, screenshots e reviews. Isso aumentará a chance de que ele baixe o seu app.

Descrição

Ao desenvolver a descrição do seu aplicativo, pense que ela não aparece completa na loja de aplicativos. Na Apple Store fica disponível apenas as três primeiras linhas e na Google Play só os primeiros 167 caracteres.

É interessante colocar citações que seu app já recebeu, como as de mídias conhecidas, ou ainda, alguns call-to-action em pontos estratégicos.

Palavras-chave

As palavras-chave podem melhorar também o seu posicionamento nas lojas de aplicativos.

Ao criar essas palavras, pense em como o seu usuário buscaria o seu aplicativo. Pesquise o nível de concorrência de cada palavra escolhida. E por fim, opte por aquelas que tem um alto volume de procura e baixa concorrência.

Screenshots

Os prints de tela ou screenshots mostram ao usuário como o aplicativo funciona. Vale a pena utilizar o máximo de fotos que a loja de apps permitir. Adicione também pequenos textos que demonstram mais como ele funciona.

Reviews

Os reviews são as avaliações dos usuários em relação ao aplicativo. Por isso, essas informações são muito relevantes na hora de baixar o app.

Não esqueça de responder os reviews dos seus usuários, principalmente as negativas. Assim, você demonstra que a empresa está interessada na opinião dos seus consumidores.

Aproveite as dicas de ASO

Não basta então apenas criar um aplicativo. É necessário aplicar as dicas de ASO que apresentamos aqui, mesmo que isso demande um pouco de tempo. Porque afinal, o resultado desse esforço pode ser muito satisfatório para sua marca.