Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Hero: o que é e como pode salvar o seu negócio
3.7 (73.33%) 3 votes

Já imaginou como seria maravilhoso se todos os seus clientes fossem iguais ao seu cliente perfeito? Essa é a ideia do Hero, um conceito que pode transformar o potencial da sua empresa. Entenda a seguir o que é e de que maneira você pode criar o do seu negócio.

Você sabe quem é o seu cliente ideal?

Para responder essa pergunta você deve ter pensado na persona do seu negócio, o que é uma estratégia inteligente. Principalmente, se tratando de marketing digital, já que te ajuda a direcionar as suas ações, canais e linguagens. Por exemplo: mulheres de 25 anos estarão presentes em redes sociais diferentes das mulheres de 50 anos.

Mas é importante ressaltar que dependendo do seu modelo de negócio, você pode ter várias personas com interesses distintos.

Vamos pensar em uma marca de tênis esportivos, que possui modelos tanto para crianças, quanto para adultos. Nesse caso, a sua persona pode ser a mãe que vai comprar para o filho. Assim como o adolescente que quer um tênis mais descolado. Ou ainda, o senhor de 65 anos que preza pelo conforto.

Então, como priorizar um público? Como saber qual deles é mais importante para a minha empresa, e para quem eu devo direcionar minhas ações? É nesse momento que entra em ação o Hero, que pode transformar o seu negócio.

O que é Hero?

Como comentamos, em alguns casos fica difícil saber qual das personas merece mais atenção, mesmo que a decisão não seja definitiva. É nesse contexto que surge o Hero, a pessoa pela qual o seu negócio realmente existe. Ou seja, é a persona que você consegue melhor solucionar um problema.

Podemos dizer ainda, que é a pessoa que tem mais potencial de compra. Além disso, a que tornará o processo de venda mais ágil e eficiente, diminuindo custos e aumentando o retorno.

Porque você deve escolher o do seu negócio

Primeiramente, o Hero oferecerá menos risco para o seu negócio, levando em conta que o seu investimento será mais seguro. Outro ponto relevante é que o processo de venda será mais rápido, já que a pessoa terá uma predisposição para comprar.

As suas ações de marketing também serão mais direcionadas, isto é, você terá um ganho em eficiência. Assim, a sua equipe de marketing e vendas terão mais foco ao produzir e vender.

É relevante ressaltar também que o seu negócio terá um aumento no poder competitivo. Enquanto os seus concorrentes estarão atirando para todos os lados, você estará focando em algo mais certeiro.

Como identificar o Hero do seu negócio

Antes de identificar, você precisa entender que o Hero não é a persona que você mais gosta. Ou seja, não se refere ao cliente que é o seu sonho de consumo. Além disso, saiba que você tem duas possibilidades:

1. Realmente identificar quem é o seu Hero atual

Nesse caso você deve começar fazendo uma análise dos clientes que já tem. Assim, irá entender quais são os que mais compram e mais ficam satisfeitos. A parte mais difícil é desapegar das outras personas, que não estão dando tanto retorno quanto o Hero.

2. Trabalhar muito para mudar o seu Hero para o consumidor que você gostaria de atender

Se você estiver começando e ainda não tenha clientes, será bem mais simples. Você pode criar um MVP (Produto Mínimo Viável) e ir adaptando-o até atender a necessidade exata daquela persona.

Mas se você já tem uma base de clientes e quer mudar o seu foco, a estratégia será outra. Primeiro precisa entender a necessidade desses clientes que você não está atendendo hoje. Isso pode envolver mudanças diversas na estrutura desde o produto/serviço, passando pela equipe, jeito de vender, até a entrega. Não esqueça que essas mudanças podem acarretar mais custos, e consequentemente, afetar no preço do produto.

Lembre-se ainda que essa decisão, assim como todas as atitudes tomadas pela equipe de Marketing, precisa ser baseada em dados. Só assim você pode evitar as consequências perigosas para o seu negócio.