Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Jornada de compra: por que os consumidores buscam tanto antes de comprar?
Avalie este post

As pessoas estão utilizando cada vez mais as buscas online para otimizar suas experiências no dia a dia. Atualmente, a pesquisa online pode tornar muito mais fácil a vida de todos. Você consegue planejar uma viagem ou escolher o que vai comer em determinado restaurante, antes mesmo de sair de casa. Essa preparação para a jornada de compra não se restringe a estar bem preparado. Ela é emocionalmente gratificante para as pessoas, já que cria a melhor experiência possível para todos.

Consumidores mais confiantes e menos ansiosos

Um dos estudos realizados pelo Google recentemente indica que existem três motivos para as pessoas pesquisarem tanto antes de fazer as coisas. Para eles, a pesquisa empolga as pessoas, deixa-as mais confiantes e ajuda a criar experiências melhores.

Empolgação

Muitos consumidores curiosos buscam por uma prévia da experiência que irão viver nos momentos anteriores a ela, sejam dias ou meses. Imaginemos que quando estão procurando algo para comer fora, eles pesquisam “o melhor restaurante” ou “o melhor prato”. Quando estão planejando as férias, querem saber mais sobre a experiência, antes de embarcar nela. Ou seja, o processo de busca faz parte da experiência, ajudando a entrar no clima antes de sair de casa.

Confiança

Existem pessoas que não gostam da ideia de se sentirem perdidos em uma nova experiência. Há certa ansiedade em fazer algo totalmente desconhecido.

É relevante lembrar que as pessoas investem dinheiro e tempo preciosos para realizar suas atividades. Isto é, querem aproveitar ao máximo a experiência, seja em um café ou em outro país. Então, planejar todos os detalhes com antecedência reduz a ansiedade. Além disso, permite que tenham mais tempo para se divertir no destino escolhido.

As pessoas também pesquisam informações referentes a custos. Buscam reduzir os gastos ou economizar antecipadamente, até mesmo para evitar surpresas.

Criação de experiências melhores na jornada de compra

Todas essas buscas afunilam-se em um único objetivo: criar a melhor experiência possível. Os consumidores optam por pesquisar cada detalhe para não deixar nada passar despercebido. E ainda, percebe-se que as pesquisas são feitas para evitar remorsos com experiências negativas que poderiam ser evitadas.

Então, o que a sua empresa precisa saber?

É interessante analisar, primeiramente, os momentos e raciocínios dos consumidores durante esse planejamento da jornada de compra.

Vale a pena oferecer maneiras de organizar as experiências. Assim, as pessoas se sentirão mais seguras. Você pode, por exemplo, disponibilizar uma ferramenta de planejamento de viagem ou uma lista de pacotes turísticos.

Além disso, torne simples, rápido e fácil o processo de planejamento dos dias, de economizar dinheiro ou fazer orçamento. Lembre-se de que se você atingir às expectativas dos seus consumidores que amam pesquisar, você poderá ser realmente útil para eles.