Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

A internet passou a ocupar papel de necessidade nas nossas vidas. Além de facilitar nossas vidas a internet surgiu como uma ótima forma de ganhar dinheiro. E os sites podem ser um bom meio de conseguir um rendimento. Hoje em dia a principal preocupação dos sites e blogs é aumentarem seus tráfegos, afinal quanto mais pessoas visitarem a página, melhor! Nesse ponto é preciso estar engajado em melhorar seu SEO.

É importante alcançar um bom rankeamento, e para isso é imprescindível o site melhorar seu SEO.  Vamos entender um pouco melhor sobre como funciona! Mais tráfego na página atrai mais anunciantes interessados em utilizar esse espaço para anunciar. Mas para que garantir bom tráfego, é preciso chamar a atenção e se destacar entre os demais. É aí que entra o SEO!

Por isso é extremamente importante para ganhar dinheiro é saber posicionar o site usando técnicas de otimização. O SEO , ou Search Engine Optimization deve ser preocupação de todos os sites que buscam boas posições nos buscadores. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre o assunto e conhecer algumas dicas para melhorar seu SEO.

O que é SEO?

O SEO também pode ser chamado de otimização para mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas. Essas técnicas são usadas para melhorar o rankeamento de uma página nas ferramentas de pesquisa. São também para garantir que os conteúdos da página sejam facilmente encontrados nas pesquisas.

Mas o que seria e como funciona o rankeamento nos sites de busca? Os sites dos buscadores funcionam através de resultados pagos e resultados orgânicos. Ao pagar as empresas garantem que seus links estarão no topo da página de pesquisa. Mais abaixo dos resultados pagos serão apresentados os resultados orgânicos, sendo os links das páginas serão listados em função da sua relevância.

E é justamente nesse aspecto que o SEO é importante, são essas técnicas que tornam o conteúdo relevante na pesquisa. Ou seja, SEO é o conjunto de técnicas que possibilitam que a página seja listada logo no início dos resultados orgânicos Mas quais os pilares para que um site ou blog seja considerado como mais relevante?

Quais os tipos de SEO?

Existem basicamente 3 tipos de SEO.  Saber escolher a forma correta de realizar a otimização pode ser um diferencial nos resultados obtidos. Por isso, melhorar seu SEO também envolve escolher o tipo certo de estratégia. Vamos conhecer os tipos de SEO.

1- SEO de estrutura

Nesse nível estão englobadas técnicas que podem ser usadas na própria estrutura do site. Por exemplo, o relacionamento entre seções e páginas, mapas do site, URL e demais aspectos. Para melhorar seu SEO, é preciso que a estrutura do site seja feita já tendo em mente a otimização.

2- SEO Onpage

As técnicas de Onpage são aquelas direcionadas para os detalhes dentro da página. Um exemplo dessa forma de SEO são os títulos. São os títulos que garantem o reconhecimento do assunto da página e também podem ser usados para chamar a atenção.

A meta descrição também é uma ferramenta Onpage que pode melhorar seu SEO. Esse recurso ajuda o usuário a compreender de forma resumida do que se trata o conteúdo. As tags por sua vez ajudam a tornar o conteúdo mais legível e organizado. Além disso, também ajudam a melhorar seu SEO Onpage a utilização de palavras-chave, imagens e links internos e externos.

3- SEO Offpage

Aqui estão classificadas as estratégias que buscam melhorar seu SEO promovendo a popularidade digital do site. São exemplos desse tipo de SEO os links externos que apontam para o site e os fatores sociais, ou seja, número de curtidas e compartilhamento do link. Outra estrutura para melhorar seu SEO Offpage é a autoridade a confiança do domínio do site.

Depois de conhecer melhor o que é o SEO e formas como a estratégia de otimização pode ser adotada, vamos conhecer as dicas para melhorar seu SEO e garantir que o site seja bem posicionado e com isso possa atrair cada vez mais tráfego.

15 dicas para melhorar seu SEO

Muitas ações podem ser tomadas para seu site a obter classificações melhores. Mas melhorar seu SEO através das dicas apresentadas a seguir pode trazer melhores resultados.

As dicas apresentadas fornecerão uma estrutura sólida e confiável que é 100% segura, ou seja, sem correr o risco de receber uma penalidade do Google), e acima de tudo, funcionam.

  • Pense bem no título do site

Títulos de página são um aspecto muito importante para melhorar seu SEO.  Por esse motivo, é a primeira das dicas de como melhorar seu SEO. Os títulos das páginas são mais importantes do que nunca, especialmente para o Google SEO.

Para que o título seja elaborado e possa melhorar seu SEO, deve conter algumas características.  Em primeiro lugar, cada página precisa ter um título de página exclusivo que descreva com precisão o conteúdo da página. Também é preciso que esse título seja breve e descritivo.

No título devem ser apresentadas informações que ajudam o usuário a entender sobre o que é a página. O título da sua página inicial pode incluir o nome e outras informações importantes, como a localização física, por exemplo.

  • Desenvolva uma boa descrição

A meta tag de descrição da página também é muito importante para melhorar seu SEO. Essa descrição aos usuários, ao Google e a outros mecanismos de pesquisa um resumo do assunto da página.

Nesse sentido, o Google pode optar por mostrar o que você digita na descrição como um snippet.  Ou pode até mesmo pode decidir usar uma parte do conteúdo de sua página. Ou seja, isso não significa que o que você escreve na descrição será exibido no snippet.

Para criar uma boa descrição e garantir que ela realmente ajude a melhorar seu SEO, alguns pontos devem ser observados. Sempre forneça uma descrição única para todas as páginas, publicações e produtos do seu site. Procure manter o tamanho entre 140 e 150 caracteres e evite repetir o título na descrição.

Além disso, é importante não adicionar muitas palavras-chave e usar a descrição como uma forma de “anunciar” sua página para o usuário.

  • Otimize para snippets

Os rich snippets são aqueles fragmentos de informação que o Google disponibiliza para facilitar a busca do usuário. São caixas de resposta que aparecem antes mesmo do primeiro resultado. Esses snippets fornece parte da informação sem que o usuário tenha que acessar a página.

Ao melhorar seu SEO para aparecer nos snippets a página tem a possibilidade de aparecer duas vezes na primeira página. Ainda que a página esteja em uma colocação baixa, ao conseguir um snippet passa a aparecer antes do primeiro resultado.

  • Muita atenção na palavra-chave escolhida

Para melhorar seu SEO, as palavras chave devem ser muito bem pensadas. Mas o que seria considerada como palavra-chave certa?

Para começar, a escolha certa não é aquela que tenha maior quantidade de buscas ou mais facilidade de rankeamento. Para ser ideal a palavra-chave deve se relacionar com a sua persona e ser útil para seu público-alvo.

Para escolher boas palavras-chave e melhorar seu SEO, alguns detalhes podem ser observados.  Primeiro escolher palavras de nicho e que sejam específicas e usar long-tail keywords.

Depois é importante fazer uma busca e análise da quantidade e a qualidade dos conteúdos relacionados ao seu. Para melhorar seu SEO escolha a palavra-chave com volume de buscas de médio para baixo, assim existirá menos concorrência.

  • Escolha bem as URLs

A estrutura de links permanentes é um termo usado para descrever o formato de URLs para páginas (categorias / tags) ou postagens individuais de um site. Essa URL é apresentada barra de endereços do navegador e nos resultados da pesquisa.

Para melhorar seu SEO é preciso focar em URL’s que sejam amigáveis. Mas o que seria isso? Tornar os URLs simples e fáceis de entender, usar hífens para separar as palavras que compõem um URL e evitar URLs longos com informações desnecessárias são exemplos de como melhorar seu SEO através das URLs.

  • Atenção na formatação de texto e o uso de H1, H2 e H3

Não basta publicar texto em seu site sem primeiro fazer algumas formatações básicas. Isso não é bom para a experiência do usuário e funciona para melhorar seu SEO. Para isso, tente usar as tags H1 para o título da sua postagem. E também usar as tags H2 para os títulos principais da sua postagem.

Mas evite usar tags H2 para todos os seus títulos e foque em pequenos parágrafos. Por fim ,use um tamanho de fonte que seja fácil de ler.

  • Insira links para outros domínios

Na hora de melhorar seu SEO e subir no rankeamento não adianta fazer links apenas para os conteúdos do site.

Ao utilizar links externos o usuário tem acesso a outros pontos de vista. Além disso, eles podem ser direcionados para sites que são referência no conteúdo, o que melhora a experiência do usuário.

  • Otimize as imagens

As imagens são necessárias para melhorar a experiência do usuário, e podem ser usadas para melhorar seu SEO. Para isso, é preciso tomar cuidado para não criar outros efeitos colaterais.

Imagens com resoluções muito altas, pode causar problemas com a velocidade de carregamento da página ou resposta lenta. Por isso otimize o tamanho da imagem. Quanto menor o tamanho da imagem (em KB), mais rápido será o carregamento.

  • Velocidade da Página

A velocidade da página é um fator de classificação das páginas. A intenção é fornecer aos usuários resultados mais precisos da maneira mais rápida possível.

Por isso, para melhorar seu SEO é preciso garantir um bom carregamento da página. É certo que a velocidade da página trará melhor experiência do usuário e com isso mais tráfego.

  • Faça sites amigáveis ​​para dispositivos móveis

Muitas pesquisas realizadas por dia são feitas por meio de dispositivos móveis. Também é comprovado que grande parte das compras online são feitas por smartphones. Por isso, melhorar seu SEO significa pensar nos dispositivos móveis.

Melhorar o SEO para dispositivos móveis é adotar um design de website responsivo. Há muitas vantagens, tanto em termos de SEO quanto de usabilidade.

  • Sitemap do usuário

Um sitemap é uma lista de todas as postagens páginas do seu site. O sitemap ajuda os visitantes a encontrar seu conteúdo mais fácil. É uma ótima forma de melhorar seu SEO e garantir uma navegação fluída aos usuários.

  • Não esqueça da relevância do seu conteúdo

Para melhorar seu SEO é preciso estar atento relevância do conteúdo. Não basta focar na repetição da palavra-chave. O que realmente interessa é a relevância do conteúdo no campo semântico. Por isso, para melhorar seu SEO explore ao máximo as possibilidades de semântica.

  • Mantenha seu conteúdo atualizado

Tanto os usuários quanto o Google enxergam as atualizações de conteúdo com bons olhos. Com isso, esse tipo de atualização interfere diretamente no rankeamento. Por isso, atualizar o conteúdo com frequência pode melhorar seu SEO.

  • Invista no Breadcrumb

Para melhorar seu SEO, Certifique-se de que você tenha um breadcrumb em todas as suas páginas internas.  Um breadcrumb é um conjunto de links no topo da página que ajuda na navegação melhorando a navegação.

  • Tenha uma página 404 adequada

Para melhorar seu SEO e a experiência do usuário uma página 404 adequada contribui para esse objetivo. A página 404 é mostrada quando um usuário procura uma página não existe ou digita incorretamente um URL. Quando a página 404 não está configurada a qualidade da navegação diminui.

O que podemos concluir sobre como melhorar seu SEO

As técnicas de SEO são determinantes no sucesso alcançado pelo site. Elas são responsáveis por melhorar o rankeamento da página e com isso gerar destaque nas páginas de buscas. Por isso, é preciso buscar maneiras de melhorar se SEO. E para conseguir esse destaque, basta seguir as dicas apresentadas acima podem auxiliar no processo de otimização e com isso aumentar o tráfego do site.

 

: