Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Micro Momentos: o que são e como utilizá-los no plano de marketing?
Avalie este post

Os consumidores, em determinados momentos, têm a necessidade de realizar buscas na internet. Nesses Micro Momentos as pessoas procuram informações ou explicações sobre diversos assuntos. É aí que as marcas ganham a oportunidade de causar um impacto positivo. Mas como fazer isso? Confira algumas dicas a seguir.

O que são os Micro Momentos?

Pelo fato estarmos cada vez mais conectados, com frequência as pessoas buscam informações como ferramentas de comparação de preços e a reputação das empresas. Além disso, estão sempre procurando características e avaliações sobre os produtos.

É exatamente nesses instantes, os Micro Momentos, que o consumidor demonstra uma intenção de compra. Nesse contexto, o Google dividiu esses momentos em 4 variações:

– eu quero saber;

– eu quero ir;

– eu quero fazer; e

– eu quero comprar.

Momento eu quero saber

Podemos defini-lo como o momento em que o usuário quer saber mais sobre algo que viu na TV, por exemplo. Ou ainda, um assunto que um amigo comentou, um anúncio de um produto novo, etc. Nesses casos, não significa necessariamente que a pessoa pretende comprar o produto ou serviço.

Momento eu quero ir

Se trata da intenção de chegar a algum lugar. O usuário pode pesquisar o endereço do local ou utilizar o serviço de geolocalização. Há também os casos em que ele busca por estabelecimentos nos arredores, como restaurantes e bares.

Para se destacar aqui, é preciso que você alinhe os conhecimentos sobre esse Micro Momento com as estratégias de marketing local.

Momento eu quero fazer

Frequentemente precisamos recorrer à internet para descobrir como cozinhar determinada receita, como instalar o chuveiro, entre outros. Para isso, procuramos pela solução mais fácil e com a melhor explicação.

Nesses casos, as páginas procuram disponibilizar um conteúdo com dicas práticas. Para isso, investem em vídeos que engajem e realmente ensinem os usuários.

Momento eu quero comprar

É aqui que o usuário demonstra uma intenção de compra. Nesse tipo de busca, o nome do produto ou serviço é bem detalhado e demonstra o quão decidida a pessoa está.

Relação dos Micro Momentos com o consumidor

Podemos dizer que em relação aos consumidores, esses momentos são necessidades instantâneas de fazer uma busca na internet. Isso pode ocorrer a qualquer instante. E por ser uma tendência imediatista, se o usuário tiver uma conexão móvel, as chances de isso acontecer aumentam.

Assim, esses momentos podem ser uma brecha de atenção para as empresas se aproximarem dos consumidores.

Relação dos Micro Momentos com as marcas

Ter um conhecimento sobre os Micro Momentos e os clientes em potencial é imprescindível para que as marcas estejam mais perto dos consumidores. Principalmente, quando eles demonstram um tipo de intenção que pode favorecer a sua marca. Deixando mais claro, esse entendimento tem grandes chances de ser um recurso para melhorar as iniciativas de marketing de negócio.

Como usar os Micro Momentos?

O ideal é que o seu negócio ofereça sempre informações e respostas relevantes a quem procurar. Além disso, é essencial que a experiência do usuário seja a melhor possível.

Para isso, vale a pena verificar o comportamento de busca dos consumidores. O relatório “Search Analytics” do Google pode ser útil para você.

Outra estratégia relevante é a otimização do seu conteúdo para melhorar o seu posicionamento. Invista também na melhoria do seu site ou blog, otimizando-o para dispositivos móveis.

Lembre-se que vivemos em mundo extremamente conectado. Então, investir em estratégias de marketing como essas, pode ser um diferencial para o seu negócio!