Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

O que é ASO? Entenda como essa técnica ajuda seu app a crescer
Avalie este post

Estamos cercados de tecnologias por todos os lados, e essas tecnologias são constantemente reinventadas para transformar a nossa realidade. É exatamente esse o caso dos aplicativos de celulares. Eles se tronarem facilitadores das nossas atividades do dia-a-dia e podem desempenhar diversas funções. Para entender a importância dos apps em nossas vidas basta perceber que fazemos uso deles todos os dias. Seja para enviar mensagens, traçar rotar, para delivery de comida ou para lazer somos cada vez mais dependentes dos aplicativos. Todos concordaram com a inegável ascensão dos aplicativos, certo? Pode ser novidades para alguns é que no mercado de tecnologia desenvolver aplicativos se tornou uma atividade em alta! E para aqueles que desenvolvem aplicativos, é primordial que se tenha conhecimento sobre o que é ASO. Mais do que isso, é necessário entender como essas três letrinhas podem levar os aplicativos ao sucesso.

Em termos práticos, podemos dizer que é necessário que o aplicativo possua um bom posicionamento. Isso porque no mercado existem milhares de apps semelhantes, o que traz à tona a necessidade de se destacar. Mas como conseguir essa posição de destaque? Basta entender o que é ASO e colocar em prática. Embora a resposta possa ser simples, as técnicas necessárias exigem conhecimento sobre o que é ASO e suas ferramentas. Mas não se preocupe, vamos te apresentar tudo sobre a otimização de aplicativos.

O primeiro ponto a entender é como os usuários buscam por apps. Isso é importante pois isso irá determinar os canais onde as estratégias de ASO devem ser usadas.

Como acontece a busca por aplicativos?

Entender como funciona a demanda dos usuários é tão importante quanto compreender o que é ASO e quais estratégias usar. Comparativamente aos sites e blog, atrair usuários para os aplicativos pode apresentar alguns novos desafios. Enquanto nos site é possível identificar a origem do tráfego e obter detalhamentos sobre os visitantes, com os aplicativos acontece um pouco diferente.

Diante disso, é essencial conhecer a demanda dos usuários e estar atualizado sobre quais canais são usados para obter esses aplicativos.

Vamos conhecer então em quais meios são baixados os aplicativos.

As lojas de aplicativos são o principal meio de downloads de aplicativos na atualidade. Dentre os canais de distribuição mais de metade dos acessos aos apps são feitos por esse meio. Por esse motivo a otimização da presença dos app nas lojas é muito importante para seu sucesso. Atualmente as duas principais lojas são a App Store e o Google Play.

A recomendação de amigos e de familiares é a o segundo meio mais popular para conhecer um app. Por isso é importante que os aplicativos sejam relevantes e otimizados, a satisfação de um usuário garante boas indicações.

As redes sociais e blogs também são ótimos meios do público conhecer um aplicativo. Atualmente é possível inclusive baixar o app diretamente das páginas do Facebook e do Twitter. A busca por apps é feita de forma diferente em relação a SERP. Isso porque o usuário tende a buscar diretamente pelo nome do aplicativo e não por uma descrição do que precisa.

Entretanto, em todos esses meios ocorre um fato em comum, o rankemaento. Assim como nos sites ocorre um rankeamento dos aplicativos mais baixados. O quadro de mais baixados influencia diretamente na escolha de download dos usuários. Esse ranking torna essencial adotar estratégias de otimização eficientes.

Ainda que existam diversos meios para ter acesso a um aplicativo a busca por ele costuma acontecer através da busca. Os potenciais usuários terão acesso aos apps que estão em primeiro lugar nas buscas. De acordo com essa lógica, basta alcançar boas colocações na busca para conseguir mais usuários, certo? Mas conseguir esse topo não é tão simples. Por isso é muito importante que estejamos atentos a estratégias a serem adotadas. Em especial, é indispensável um bom planejamento das técnicas de ASO.  Sem mais delongas, vamos entender agora o que é ASO?

Mas afinal, o que é ASO?

Você já deve ter ouvido falar sobre SEO, a otimização de conteúdo voltada para sites e blog, certo? Com base nesse tipo de técnica fica mais fácil de compreender o que é ASO. A App Sotre Optimization é um método usado para melhorar a visibilidade de um aplicativo nas app stores.

A função da ASO é garantir que um aplicativo conseguirá o melhor rankeamento possível nas lojas especializadas para usuários mobile. O ASO também pode ser considerada uma técnica de marketing digital que tem por objetivo melhoraras chances de um app ser encontrado nas app stores.

Melhorar as taxas de downloads é o principal objetivo das técnicas de ASO. Afinal de contas, obter downloads é a principal fonte de renda dos apps. As técnicas de otimização serão então utilizadas com esse propósito. Mas existem objetivos complementares das técnicas se ASO, sendo eles:

– Conseguir maior exposição da marca
– Elevar o numero de classificações positivas do aplicativo
– Conseguir maior engajamento do público
– Diversificar os canais de marketing da empresa

Além de entender esses aspectos, uma noção sólida sobre o que é ASO e como utilizar essas técnicas para melhores resultados também tem relação com os pilares do ASO.

Quais os pilares do ASO?

Os piares, ou os objetivos e pretensões essenciais do ASO podem ser categorizados em 3 diferentes etapas.

1- Encontrar as palavras-chave perfeitas

Quando pensamos em ASO a primeira coisa que nos vem na cabeça é otimizar o rastreamento da palavra-chave. O primeiro dos objetivos da ASO é definir qual palavra-chave gerará melhores resultados para o app. Aqui a principal preocupação deve ser definir essa palavra-chave de acordo com seu potencial de busca nas apps stores. Por vezes essa considerada a forma mais rápida e prática de melhorar os resultados do app.

É importante estar atento e não selecionar a palavra-chave apenas por possuir mais tráfego. Algumas palavras-chave de alto tráfego possuem milhares de aplicativos na competição. A missão nesse aspecto é encontrar a palavra-chave mais relevante. Isso que dizer encontrar um equilíbrio entre bom tráfego com menor dificuldade de se inserir no mercado.

2- Buscar rankeamentos cada vez melhores

Assim como o SEO foca em melhorar o rankeamento de sites e blogs o ASO busca melhorar o dos aplicativos. No geral não existe muito segredo, app mais bem colocados no rankeamento geralmente ganham mais downloads e assim mais retorno.

3- Focar no aumento das taxas de downloads

Não existe segredo. O sucesso dos aplicativos está diretamente relacionado com sua taxa de downloads. Para conseguir atrair cada vez mais usuários é preciso um bom ASO. Mas não basta apenas atrair os usuários, é necessário que eles sejam convertidos em downloads. Assim com nos sites e blog é essencial garantir uma boa taxa de conversão, nos apps é indispensável uma boa taxa de downloads.

Na verdade, se trata de uma estrada de mão dupla. O que queremos dizer com isso? É simples, quanto mais downloads melhor o rankemaneto do app, e quanto melhor seu rankemaneto maior sua taxa de downloads.

Como é possível otimizar os aplicativos?

Ainda que o ASO não seja composta de técnica simples, é possível conseguir bons resultados quando é feita uma boa estratégia de otimização. Para adotar um bom direcionamento nas ações de ASO algumas ações devem ser priorizadas.

1- Entenda qual o serviço oferecido pelo aplicativo

Em primeiro lugar, é essencial conhecer a fundo o tipo de serviço que o aplicativo deseja oferecer. Depois que essa questão estiver bastante clara é que se torna possível entender o lugar dessa aplicativo na app store.

Sabe qual a importância de definir com precisão que tipo de serviço o app oferece? Os usuários irão realizar a sua busca por aplicativos não pelo seu nome, mas pelo serviço que ele oferece. Por exemplo, uma pessoa quer encontrar um app que informe as condições meteorológicas para os próximos dias. Nesse caso o usuário tende a realizar a seguinte busca: previsão do tempo. Viu como a função exercida pelo app se torna mais importante que seu nome? Por isso é muito importante saber definir o serviço que o app irá desempenhar.

2- Saiba analisar o mercado e sua concorrência

O próximo passo para uma boa otimização é analisar e entender quem são os clientes e os concorrentes do aplicativo. É necessário avaliar qual a linguagem usada e quais palavras-chave são usadas pelos concorrentes para saber exatamente quais caminhos seguir. Esse é o estudo que norteiam as ações que serão tomadas.

3- Invista no visual para seu aplicativo se diferenciar

Bom, definida a função do aplicativo e compreendido o mercado da concorrência vamos entender como conseguir destaque para o app. Vamos voltar ao exemplo dado acima para entender melhor. Ao pesquisar pela função o usuário terá acesso a uma lista dos apps que se encaixam nessa função. Em geral essa pessoa analisará os 10 primeiros apps que forem mostrados, dificilmente um usuário analisa mais que isso. Então qual vai ser o diferencial entre esses apps e qual vai se destacar e ser escolhido pelo usuário? Será escolhido aquele que apresentar a imagem mais chamativa, um título claro e que demostre bem as suas funções. Por isso investir em um título bem formulado e em imagens que se destaquem também é uma boa estratégia de ASO.

4- Ofereça screenshots e vídeos do aplicativo

Mais um detalhe muito observado pelos usuários é a qualidade dos screenshots do aplicativo que são disponibilizados. Quem busca por um aplicativo gosta de ter acesso a essas imagens para conhecer o layout disponibilizado. Isso acontece porque grande arte dos usuários não leem a descrição do app. Com isso, os screenshots são uma peça fundamental para o usuário ver o real funcionamento do app. A aparência do app também é importante na estratégia de otimização adotada.

Para aqueles que buscam formas ainda melhores de apresentar o aplicativo podem ser usados vídeos além dos screenshoots. Com a apresentação de vídeos os usuários podem conhecer ainda melhor as funcionalidades do aplicativo o que serve como diferencial.

Ainda que esses detalhes não sejam técnicas de ASO, são determinantes na hora da escolha do app que será baixado. Por isso é essencial que tenha um bom título, uma boa aparência e uma boa imagem.

O segredo para o sucesso é incorporar todos esses detalhes no memento da otimização do app. Não basta desenvolver um bom app se não estiver em destaque no momento que usuário realizar a busca, certo? Por isso é tão relevante para quem desenvolve aplicativos entender o que é ASO e saber usar essas técnicas corretamente.

Quais as vantagens do ASO?

Muito além de saber o que é ASO e tomar conhecimento de seus pilares principais é importante também conhecer as vantagens que essas técnicas de otimização oferecem.

Com certeza vantagem de compreender o que é ASO e utilizar as técnicas é aumentar a visibilidade do aplicativo. Com o aumento na visibilidade do app surge um outro benefício: o aumento no número de conversões (downloads).

Em um mercado de aplicativos bastante competitivo, as técnicas de ASO são um diferencial para alcançar o app ranking. Em meio a tanta competição existem altos gastos para garantir o sucesso do aplicativo, certo? É nesse ponto que as técnicas de ASO trazem outro benefício. Como o ASO direciona o app para melhores resultados, faz valer os investimentos feitos para garantir seu sucesso.

Depois de entender o que é ASO, que tal desenvolver um aplicativo de sucesso?

No mundo tecnológico os aplicativos ganham cada vez mais destaque. Dessa forma, está mais do que claro que é um ótimo mercado para investir, não é mesmo? Para você que compreende essa oportunidade de sucesso e deseja desenvolver um aplicativo tendo total apoio para aplicar as técnicas de ASO, a Megaleios é a empresa ideal para te ajudar!

Com experiência no mercado de aplicativos e com portfólio variado, a MEGA está preparada para ser sua parceira nessa caminhada. Não basta apenas desenvolver o aplicativo. Aqui nós oferecemos aos nossos clientes um acompanhamento desde a idealização do app até a sua divulgação. Com esse acompanhamento de ponta-a-ponta fica muito mais fácil garantir ótimos resultados, certo?

Entre em contato com a gente, faça um orçamento e conte com a MEGA para tornar seu aplicativo um sucesso!

 

: