Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Pesquisa de público-alvo: por que fazer uma para o seu app
Avalie este post

Todas as decisões relacionadas a novos projetos são relativamente incertas. Para reduzir as dúvidas, é necessário que seja realizada uma pesquisa de mercado. Ela envolve uma análise de concorrentes e fornecedores disponíveis, assim como, a identificação do perfil dos clientes. Dentre as informações que devem ser coletadas, a pesquisa de público-alvo é uma das mais relevantes. Com ela, você pode obter informações dos clientes de maneira quantitativa (potencial de mercado) e qualitativa (estilo de vida, características, etc.).

Por meio desta pesquisa, você irá compreender melhor o perfil dos seus usuários em potencial. Com isso se tornará mais eficiente a comunicação com o seu cliente. E ainda, você poderá desenvolver um app que atenda às necessidades específicas do público-alvo.

Você mesmo pode realizar a pesquisa de público-alvo para o seu app?

Sim! Não importa o tamanho do seu negócio ou do seu projeto e de que mercado você pretende atuar. A pesquisa sempre pode ajudá-lo a tomar as melhores decisões para a sua empresa.

Pesquisas de mercado online

Atualmente, uma das maneiras mais eficientes para realizar esse tipo de pesquisa são os questionários online. Se compararmos essa ferramenta com alguns outros formatos, podemos perceber diversas vantagens da pesquisa online. Veja alguns dos benefícios:

Alcança um maior número de pessoas em menos tempo

O questionário de pesquisa online pode ser enviado para um grande número de pessoas em um curto intervalo de tempo. Em alguns casos, os resultados começam a chegar em menos de 24 horas. Além disso, não há limites geográficos. Suas respostas podem ser coletadas em qualquer cidade, estado ou país. Para divulga-lo você pode compartilhar em suas redes sociais, por e-mail, entre outros.

O custo é menor

Se compararmos às entrevistas presenciais ou por telefone, há uma redução de custos. Na coleta de dados online você não gasta com o deslocamento dos participantes ou com ligações telefônicas. Assim, seu projeto pode custar muito mais barato.

Aumenta a facilidade de análise

Com a pesquisa online se torna muito mais fácil compilar e computar os dados. Na pesquisa presencial, por exemplo, as respostas precisam ser registradas individualmente, o que leva muito mais tempo.

Com os formulários online, essa compilação de dados é feita automaticamente. Algumas ferramentas fornecem até mesmo um relatório com a análise dos dados.

É mais impessoal

Muitos respondentes sentem receio ou vergonha de responder determinadas questões ao entrevistador. Com o método de coleta online, ele pode se sentir mais confortável para fornecer as informações. Assim, a pesquisa se torna muito mais precisa.

Ferramentas para questionários online

Agora que você já conhece diversas vantagens em utilizar a pesquisa de público-alvo online, que tal colocar em prática?

Existem diversas ferramentas para a construção de questionários online, como Formulários Google, SurveyMonkey, Typeform, entre outras. É só escolher a que mais se encaixa as suas necessidades e criar a sua pesquisa!