Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Público-alvo: como escolher para o meu app?
Avalie este post

Você já pensou em quais clientes a sua empresa quer atrair e conquistar? Ou ainda, quem utiliza os seus produtos ou serviços? Essas informações podem auxiliar na estruturação dos seus objetivos e determinar o seu sucesso. Então, definir o público-alvo é um fator essencial para o planejamento de uma empresa ou app. Agora você deve estar se perguntando: como escolher o meu público-alvo?

Primeiro, temos que entender que a escolha do público-alvo irá interferir principalmente nas estratégias comerciais e de marketing. Tendo em vista que os produtos ou serviços irão se adequar aos desejos e necessidades dos seus consumidores. Além disso, a divulgação da marca será veiculada para o público certo. Sendo que você terá conhecimento de seus hábitos, idade ou classe social, por exemplo. Para te ajudar ainda mais, listamos algumas dicas essenciais:

Como devo olhar para o meu público?

O seu olhar deve ser focado em entender ao máximo as pessoas do nicho de mercado que pretende atingir. Seus clientes são homens ou mulheres? Qual a idade média deles? O que costumam fazer e que lugares frequentam? Com informações como essas você entende como o seu consumidor-alvo se comporta, e assim de que maneira você pode atingi-lo.

Construção de personas

Para tornar mais fácil a definição de suas estratégias, projete um consumidor ideal para a sua empresa, isto é, uma persona. É necessário entender a diferença entre público-alvo e persona. O primeiro é uma parcela da sociedade que se encaixa no perfil que você definiu como cliente. Já o segundo, é um personagem criado com características bem específicas.

Achou meio confuso? Veja nossos exemplos para entender melhor:

O seu público-alvo são mulheres, entre 20 e 25 anos, solteiras. Residentes na região Nordeste do país, com renda mensal de até R$ 3.500,00. Tem como hobbies ir ao cinema, pubs e restaurantes.

Já a sua persona é a Laura, que tem 22 anos e é solteira. Mora em Natal e divide apartamento com duas amigas. Possui a renda de R$ 2.500,00. Sempre que pode, vai ao cinema assistir os lançamentos.

A construção de uma ou mais personas, torna a sua relação com o consumidor muito mais específica, porque você reúne todo o estudo realizado sobre o seu público.

Como facilitar o processo de escolher o meu público-alvo?

Uma ferramenta que pode te auxiliar muito a conhecer os seus consumidores-alvo é o Google Analytics. Com ele você consegue monitorar as características das pessoas que visitaram seu site ou página. Como por exemplo: idade, se é homem ou mulher, região de onde partem os cliques e as datas mais acessadas. Você pode ter acesso ainda a qual link levou o usuário ao seu site e se foi por uma busca no Google ou por um link específico.

Como falamos no começo do post, é imprescindível conhecer as características do seu público-alvo. Assim, facilita a determinação de seus objetivos, a conquista de seus clientes e a atração de novos consumidores para sua marca.