/ TENDÊNCIAS MOBILE 2022: a vida após 2 anos de pandemia
TENDÊNCIAS MOBILE 2022: a vida após 2 anos de pandemia
Mercado Mobile
Mobile
Tecnologia

TENDÊNCIAS MOBILE 2022: a vida após 2 anos de pandemia

Nós já sabemos que a transformação digital é constante. Esta realidade veio para ficar, e não para de se reinventar. Por isso, nós já estamos de olho nas tendências mobile 2022.

Sabemos que as pessoas nunca estiveram tão conectadas. O atual mundo globalizado necessita, dia após dia, de aprimoramentos.

As mudanças experimentadas desde o início da pandemia impulsionaram o mundo digital. Hoje, para uma marca, não estar presente na internet é um grande prejuízo.

Desse modo, que tal pensarmos em como inovar?

As tendências mobile em 2022

De acordo com o relatório Future Focus, da iProspect – empresa famosa em adotar a assinatura “Brands Accelerated” (numa tradução livre, “Marcas Aceleradas”), para inovar a identidade das marcas e de presença digital – em 2022, US$1,97 trilhão deve ser gasto com transformação digital ao redor do mundo.

O objetivo é conseguir fazer com que o uso da tecnologia melhore o seu desempenho, aumente o alcance e garanta resultados maiores.

Assim, entendemos que novas tendências surgirão. E, para quem deseja estar sempre antenado, é necessário desde já compreender o avanço.

A pergunta que não quer calar: quais são as tendências mobile 2022?

Tratando-se de um mundo inovador e, muitas vezes, surpreendente, é difícil pontuar cada uma das tendências, até porque o meio se adapta à reação dos consumidores. Contudo, trouxemos algumas tendências que, sem dúvidas, estarão presentes.

Os aplicativos móveis

Com a evolução dos celulares, temos em um pequeno objeto tudo – ou quase tudo – que precisamos. Os aplicativos (de redes sociais, delivery, lojas, etc) não fogem dessa realidade.

Pode parecer que já vimos muitos avanços. Mas, acredite, o universo dos aplicativos está apenas começando.

Segundo o SEBRAE, 7 em cada 10 empresas atuam nas redes sociais, aplicativos ou internet para alavancar suas vendas. Em maio, no início da pandemia, esse percentual era de 59%. 

Por isso, os principais canais de venda são as redes sociais e sites próprios, em especial os aplicativos, que oferecem maior facilidade de uso.

Segundo dados da App Annie, houve 64 bilhões de downloads de aplicativos e games somando Google Play e App Store durante o primeiro semestre de 2020, no início da pandemia. Nesse período, a receita das lojas de aplicativos ultrapassou US$ 50 bilhões.

Além disso, some a isso o fato de que, na época, muitas pessoas ainda não tinham o hábito de comprar online. A confiança das pessoas no mercado digital cresceu imensamente. Desde a compra de produtos, contratação e oferta de serviços, cursos e livros, tudo, absolutamente tudo, é ofertado na internet por meio de aplicativos.

Assim, entendemos que os aplicativos devem se desenvolver cada vez mais, a fim de oferecer uma experiência móvel agradável e mais fácil aos usuários.

Para isso, muitos negócios seguirão investindo e inovando, enquanto outros aproveitarão o momento para começar.

A realidade aumentada

Segundo Ming-Chi Kuo, analista da TF International Securities, 2022 será um ano marcado pelo ano de lançamento de três headsets de realidade virtual e realidade aumentada, o Oculus Quest 3 (Facebook), PSVR 2 (Sony) e o Apple VR.

Àqueles que estão na área de e-commerce, design, turismo, moda ou beleza, optar pela realidade aumentada pode ser uma ótima estratégia.

É a superposição da realidade sobre os elementos (imagens, vídeos, sons, etc.), ou seja, aumenta o tamanho, as dimensões e as formas dos objetos. Como consequência, oferece uma experiência excepcional aos usuários móveis.

Ela pode, por exemplo, propiciar que a (ou o) cliente teste um batom, uma base, um penteado ou um acessório à distância. Incrível, né?

As tendências SEO

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, o que, traduzindo para o nosso português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas.

Este mecanismo possui a intenção de realizar um conjunto de técnicas que têm por objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos motores de pesquisa.

Em outras palavras, ele pode ser utilizado para organizar o tráfego orgânico no Google a fim de que a sua empresa tenha mais clientes – e, o melhor: a um custo baixo.

O SEO gera 1.000 vezes a quantidade de tráfego como mídia social, ou seja, proporciona ao setor corporativo mais de 60% de leads. Por isso, é importante conhecer as tendências e se aprofundar em conteúdo e imagens de qualidade, em conformidade com os princípios do EAT.

O princípio EAT é a base do que o Google considera um “bom conteúdo” para ser ranqueado. É necessário demonstrar ao Google que, de fato, você é um especialista no assunto.

A utilização de Bots

Um ‘bot’ – abreviatura de robô – é um programa de software que executa tarefas automatizadas, repetitivas e pré-definidas. 

A maioria dos bancos apostam em “chatbot” para ampliar o nível de resolução de atendimentos, buscando, assim, aumentar a retenção dos clientes.

O bot atua na resolução de dúvidas e efetivação de transações bancárias pelo aplicativo, solucionando dúvidas mais recorrentes com respostas mais rápidas. Com isso, evita que os clientes precisem ficar ouvindo aquelas famosas musiquinhas enquanto aguardam na linha.

Mas essa evolução não se limita ao cenário bancário.

Diversas lojas aprimoram o seu atendimento ao adotar os “bots” e revolucionar – ainda mais – o atendimento.

Do pequeno ao grande negócio no ambiente digital

De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nas micro e pequenas empresas (MPE)” realizada pelo Sebrae, a quantidade de empresas com presença no meio digital mais do que dobrou entre 2015 e 2018.

72% dos pequenos negócios utilizam o aplicativo WhatsApp para se comunicar com os clientes.

40% possui perfil no Facebook como forma de divulgar seus produtos e serviços.

51% dos entrevistados acreditam que as vendas pelas redes sociais têm maior potencial de expansão do que as vendas tradicionais, até o ano de 2023.

De acordo com o Diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli, a transformação digital é uma realidade no país, e os empresários precisam estar atentos às novidades para pensar de maneira estratégica no desenvolvimento dos seus negócios.

Assim, ele pontua que uma sociedade cada vez mais conectada exige dos empreendedores uma presença digital que pode ser responsável pelo aumento da competitividade das suas empresas. Para isso, o uso das plataformas tecnológicas deve ser feito de maneira estratégica para beneficiar os negócios e contribuir para seu o desenvolvimento.

Não é à toa que atualmente são 11.959.354 empresários individuais ativos em nosso país – incluindo os microempreendedores individuais (MEI).

Quanto aos grandes negócios, nem se fala, não é mesmo? Grandes marcas investem pesado em sua presença digital. Elas, inclusive, acabam muitas vezes lançando tendências mobile.

O fato é que todos os bons gestores já compreenderam que estar na internet é uma necessidade. Acompanhar as tendências mobile é uma obrigação!

O momento propício para entrar nesta evolução

A pandemia acelerou as transformações. A vida dois anos após a pandemia será marcada por inúmeros avanços. E tudo isso está passando sob os nossos olhos. Você já imaginou que há dois anos atrás estaríamos fazendo tudo o que fazemos hoje pela internet?

Ou melhor, você se imagina, hoje, sem utilizar a internet dessa forma?

É fato que todos nós tivemos que nos adaptar à nova situação. Para isso, foi necessário o invento (e o aprimoramento) de meios que nos auxiliassem em como continuar – ou, ao menos, facilitar – as nossas obrigações rotineiras.

Não só rotineiras, mas as necessárias.

As vendas online tiveram um aumento exorbitante. Os aplicativos de delivery nunca tiveram tantos pedidos realizados diariamente. O modelo de home office fez com que a comunicação à distância fosse testada ao extremo, tornando possível a continuidade de aulas, shows (famosas lives no youtube), reuniões e diversas outras atividades. 

E é aí que entendemos como a transformação digital nos ajudou neste período tão difícil.

Mais do que isso: seguirá ajudando! Apenas a superfície do mercado foi explorada até agora.

A MEGALEIOS te acompanha

E você… ainda tem dúvidas de que o momento de inovar é agora?

Está esperando o que para se atualizar às tendências mobile que vêm por aí?

O primeiro e mais importante passo é, sem dúvidas, começar pelo seu aplicativo!

Por fim, em meio a tanta informação e transformação, você pode contar com a Megaleios.

Podemos te ajudar com todo o suporte necessário e com uma equipe extremamente qualificada. Conte conosco e dê uma olhada em nosso portfólio.

Para saber mais, entre em contato, temos uma equipe pronta para atender você!

Posts Relacionados

Fique por dentro das últimas da Mega

Conte com a Mega

Solicite um orçamento com a nossa equipe e desenvolva o melhor para o seu negócio.