Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Transformação Digital – Parte 2: mitos e desafios
Avalie este post

Já falamos aqui sobre a transformação digital e como ela afeta o se negócio, mas esse assunto é tão rico, que decidimos fazer uma continuação do post anterior para falarmos mais sobre esse tema que ganha cada vez mais espaço dentro das empresas. Além disso, vem se tornando uma grande aliada na melhoria do desempenho dos negócios. Porém, existem ideias que precisam ser desmistificadas sobre esse assunto e alguns desafios a serem compreendidos. Confira a seguir.

Mitos sobre a transformação digital

Muitas empresas sentem dificuldade para iniciarem um programa de transformação digital, principalmente devido aos mitos sobre esse assunto. Veja quais são os principais:

A transformação vale apenas para negócios de tecnologia

O assunto não se restringe a e-commerces, SaaS e outros negócios “nativos digitais”. As empresas de qualquer segmento podem se beneficiar ao desenvolverem uma cultura digital. Para isso, existem diversas ferramentas disponíveis para auxiliar em iniciativas digitais.

Tudo se resume na experiência do cliente

A experiência do cliente realmente é importante na transformação digital, mas só isso não basta. Esse processo precisa abranger toda a empresa.

Surge de iniciativas pequenas

Em teoria, pequenas iniciativas dos colaboradores podem ajudar a criar uma organização digital. Mas a transformação precisa vir do topo. Uma mudança tão grande deve partir dos líderes, a fim de desenvolver programas claros de mudança.

A transformação é feita pelo setor de TI

O setor de TI é apenas um dos envolvidos no processo de transformação digital dos negócios. Mas é necessário que os gestores garantam que esse setor esteja preparado para atender a demanda do dia a dia.

Vale a pena esperar para ver, dependendo da indústria

A demanda por inovação é urgente em todos os mercados. Então para quem decidir esperar para ver o que acontece, tem chance de não gostar do cenário que encontrará. Portanto, não importa o segmento, arriscado é adiar esse processo.

Basta desenvolver diversas iniciativas digitais

É ótimo desenvolver várias estratégias de transformação digital, mas não se iluda de que elas são a transformação em si. O conceito é muito mais abrangente e envolve uma mudança completa na empresa.

Desafios no caminho da transformação digital

Como todo projeto grandioso, existem diversos desafios em todas as etapas do processo de transformação digital.

A falta de iniciativa é o primeiro problema que as empresas enfrentam nesse processo. As indústrias em geral não são digitalizadas, apesar do uso amplo da tecnologia.

Além disso, os negócios enfrentam a falta de pessoal qualificado, por isso é necessário buscar treinamento e qualificação constantes. Outro sério problema é o medo que os gestores têm com relação à reputação das empresas e as possíveis brechas de segurança com a adoção de estratégias digitais.

Problemas no setor de TI também representam empecilhos para o bom funcionamento desse processo. Assim, o ideal é que haja uma capacitação desses profissionais, para que consigam lidar com os desafios que surgirão.

Implante e lidere a transformação digital no seu negócio

É preciso que você tome a iniciativa para estabelecer um plano de transformação. Pense em todos os mitos e desafios que citamos, assim você pode dribla-los com mais facilidade. Imagine o seu negócio com as modificações e questione alguns pressupostos básicos e pontos que você ainda não havia enxergado. E não se esqueça do mais importante: a transformação digital se refere principalmente à estratégia!