Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

User Experience: Princípios de UX para apps segundo o Google
Avalie este post

Muito falado no mercado mobile e de tecnologia, o termo User Experience (ou simplesmente UX) é um conceito que foca principalmente na experiência do usuário. Isso, desde o princípio durante todo o desenvolvimento de um projeto. Já falamos um pouco sobre esse conceito aqui e aqui, mas é importante aprofundarmos. Assim, fica mais fácil entender de fato a importância de uma boa experiência do usuário.

Segundo o Google, em sua plataforma Think With Google, as estatísticas de esquecimento dos apps instalados dentro do smartphone (que eles chamam de app-nésia) é altíssima. Esse índice chega a de 1 em cada 5 apps esquecidos pelos usuários no Reino Unido. Por isso, a plataforma indica alguns princípios que devem ser levados em conta ao se desenvolver um app, de forma a otimizar a user experience. E ainda, o próprio Google disponibiliza um relatório completo com todos os princípios. Ele pode ser baixado clicando aqui. Para facilitar a sua vida, trazemos aqui um resumo curto dos highlights desse relatório.

Princípios de user experience para aplicar em apps

User Experience: Princípios de UX para apps segundo o Google

Fonte: Relatório “Os Princípios de UX para Aplicativos em Dispositivos Móveis” – Google.

 

Como é possível ver na imagem disponibilizada logo no início do relatório do Google, é necessário Adotar técnicas, Utilizar facilitadores, Facilitar transações e Retornar serviços.

Adote

Elimine obstáculos de utilização, para facilitar a adesão e utilização do seu app. Para isso, aposte em telas de apertura que contem com dicas e técnicas de uso. Mas tome cuidado para incluir apenas o conteúdo necessário. Afinal, o usuário não quer ficar esperando.

A navegação no app deve ser clara, lógica e focada. O Google indica que somente o conteúdo primário fique visível. Assim, deixando o conteúdo secundário disponível por meio de cliques e deslizes de tela.

Ao realizar cadastros, login e fornecer permissões, também é importante pensar na experiência do usuário. Permita que o usuário se mantenha logado por mais tempo, eliminando assim a necessidade de fazer login manualmente todas as vezes que for utilizar o app. Além disso, ao realizar cadastro, não solicite dados que não sejam estritamente necessários.

Use

É importante permitir que a tomada de decisão seja simplificada. Para isso, melhore a user experience facilitando busca, pesquisa e destacando produtos e serviços.

Para facilitar buscas, deixe o campo de busca no topo da tela e ofereça sugestão automática, além de sugerir respostas alternativas, caso o objeto de busca não seja encontrado. Ofereça também filtros de busca.

Quando seu app trata de produtos e serviços, facilite a conversão utilizando o famoso “call to action”, ou seja, insira botões de decisões como “compre agora”, “ligue agora”, “adicionar ao carrinho”, etc.

Facilite a Transação

Para melhorar a user experience e levar o usuário a realizar a ação esperada por você (conversão), proporcione conveniência. Ou seja, ajude o usuário a avançar à próxima etapa. Empregue métodos práticos para captação de dados, ative preenchimento automático e exiba conteúdos que agreguem valor.

Retorne

Na etapa final, foque em ser útil para o usuário. Isso irá gerar engajamento, encantamento e satisfação. Essa etapa é importantíssima para incentivar a fidelidade, retenção e especialmente para evitar o esquecimento do app pelo usuário.

Nas palavras do próprio Google: “Otimize a experiência do usuário com conteúdo adequado, tom de voz, design visual, utilização de motion design sutil, e ofereça melhores formas de descobrir conteúdos e itens – e garanta que os usuários nunca se deparem com becos sem saída”. Para finalizar… Não se esqueça de incluir Widgets e Notificações Push para tornar-se relevante no dia a dia do usuário!

E aí, animou de desenvolver seu app? Conte com a MEGA para colocar seus planos em prática, com a melhor experiência para o usuário e retorno para você!