Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Waze: 5 lições que podemos aprender com a gigante de mobilidade urbana
Avalie este post

 

Que os aplicativos transformaram nossa maneira de realizar tarefas não é novidade, certo? Um exemplo dessa inovação trazida pelos apps é a melhoria na mobilidade urbana proporcionada pelo Waze, por exemplo. Com a tecnologia desses apps nossa rotina se tornou facilitada e menos complicada. Até mesmo questões estruturais como a mobilidade podem apresentar melhora em virtude do surgimento de apps.

A importância dos aplicativos é tão grande, que o mercado mobile está cada vez mais se expandindo no mundo. E no Brasil o cenário também é bastante atrativo. Estima-se que os brasileiros gastam em média 200 minutos por dia em aplicativos.  Ou seja, gastamos mais de 3 horas do nosso dia fazendo uso das funcionalidades dos apps.

Por ser um mercado atrativo e com diversas situações problema a serem resolvidas cada vez mais funcionalidades são disponibilizadas para o país. E não é sem motivo que aplicativos decidem investir no Brasil. A vinda do Waze para o país está diretamente relacionado aos problemas de trânsito enfrentados pela sociedade.

Apostando em solucionar esse problema estrutural, o Waze foi se desenvolvendo até se tornar a ferramenta colaborativa que conhecemos hoje. Agora vamos entender um pouco mais sobre esse aplicativo e como ele se tornou uma referência na mobilidade urbana mundial.

O que é e como surgiu o Waze?

O Waze é um aplicativo desenvolvido com um propósito bastante direto: melhorar a mobilidade urbana. De forma simplificada podemos descrever o Waze como um app de navegação por satélite (GPS). Mas as funções desse aplicativo vão muito além disso. Com a característica colaborativa do aplicativo é possível utilizar informações passadas por outros usuários para saber as velocidades médias em cada trecho e com isso definir as melhores rotas a se seguir.

Em países em que a população é obrigada a enfrentar horas no trânsito, conhecer a melhor rota através de informações atualizadas dos próprios usuários transformou sua experiência. Além de contar com a função colaborativa, o app permite que os usuários indiquem lugares de e interesse e preços de combustível.

Como é colaborativo passou a ser conhecido como um aplicativo-comunidade, funcionando como um complemento aos demais serviços de GPS. Permite que os usuários relatem acidentes, congestionamentos, blitz. O aplicativo pode ser usado em qualquer lugar, mas depende de um massa de usuários para sua funcionalidade colaborativa.

O Waze conta com versões para Andorid, iPhone, Windows Phone e demais sistemas operacionais. Desde quando o aplicativo começou a ser desenvolvido, a ideia era colocá-lo com foco no Brasil. Esse interesse pelo território brasileiro é explicado pelo grande número de carros e pelos problemas de trânsito crônicos do país. Por esse motivo, milhões de usuários recorrem ao app para suavizar os problemas de mobilidade.

Mas afinal, como surgiu o aplicativo Waze?

A ideia original para a criação do Waze surgiu de Ehud Shabtai. Sua ideia era criar um aplicativo que fosse atualizando a situação do transito conforme o motorista fosse avançando. Através dessas contextualização simultânea da situação das vias os idealizadores pretendiam melhorar a mobilidade urbana dos países.

Mas esse aplicativo não foi ideia de um único desenvolvedor. Uril colaborou com a concepção da ideia nos moldes que conhecemos hoje. Foi ele quem propôs aplicativo fosse desenvolvido para smartphones e não para computadores de bordo. Desta forma se tornaria mais acessível e fácil de ser utilizado. Também foi de Uril a ideia de que as informações fossem atualizadas em tempo real. Com isso, foi desenvolvido um app superior aos concorrentes e que garantia aos usuários uma interação benéfica a todos.

Em função do grande sucesso do aplicativo, o Waze foi vendido para o Google em 2013 por 1,1 bilhões de dólares. O alto valor da transação apenas prova como o app é valioso e único. Mas as ações do Waze vão além da melhoria do trânsito. Com o decorrer dos anos o aplicativo se aprimorou e incorporou novas funções que o tornaram ainda mais especial. Vamos conhece agora os motivos que fazem o Waze um sucesso entre os aplicativos de mobilidade urbana.

Que lições podemos aprender com o Waze?

O Waze inovou a forma como os aplicativos oferecem soluções de mobilidade urbana para a população. A combinação de tecnologia e mobilidade foi o fator chave para todo o sucesso alcançado pelo app. Algumas marcas já aproveitam o espaço gerado pelo Waze e buscam combinar a mobilidade e tecnologia para proporcionar mais praticidade a vida de seus usuários.

Por exemplo, existem fábricas de automóveis que fabricam os carros com conexão à internet, permitindo que seja usado o Waze e todas as suas funcionalidades. Essa preocupação com a mobilidade além de contribuir para um trânsito mais seguro e conectado, trouxe uma oportunidade de publicidade.

Através dos inúmeros acessos, o Waze passou a oferecer às marcas a oportunidade de falar com o consumidor mais próximos. Além disso, é possível o próprio aplicativo indique ao cliente como chegar até o ponto de venda. Mas não é só isso, o Waze permite inúmeras possibilidades, e são essas lições que podemos aprender.

  • Waze Mobility Stories

O Waze acompanha a rotina de milhões de brasileiros que usam o app para melhorar sua experiência no trânsito. Com isso, ao longo dos anos, foi possível conhecer sobre o comportamento das pessoas.

Neste tempo junto aos motoristas o Waze coletou dados e informações que indicam os hábitos e rotinas dos consumidores. Essas informações coletadas pelo app são essenciais para gerar oportunidades para marcas que querem se conectar com esse consumidor mobile.

Assim, o Waze passou a oferecer pacotes de mídia personalizados para ajudar as marcas a montarem estratégias completas de Mobility Marketing. Essas estratégias podem ser focadas em datas especiais e que exigem bom planejamento e execução. O natal por exemplo, é uma data em que as marcas disputam a atenção dos consumidores. Por esse motivo foi desenvolvido o Mobility Stories. Com o Mobility Stories as marcas podem se antecipar e perceber o que atrai a atenção dos seus clientes. Essa vantagem estratégica garantir melhores resultados em relação aos concorrentes.

A conexão estabelecida com o usuário é extremamente relevante e ajuda na contextualização das marcas. Através do Mobility Stories, as marcas poderão aproveitar momentos estratégicos e se aproximar ainda mais dos seus clientes.

  • Segmentação e métricas:

A inovação do uso da localização dos usuários para aumentar a efetividade dos anúncios não é a única lição. O app passou a disponibilizar para os anunciantes foras de medir o desempenho dos anúncios. A partir de 2018 o aplicativo passou a permitir que as marcas pudessem acompanhar as métricas através de aplicativos terceirizados.

As métricas disponibilizadas pelo Waze permitem também que o anunciante possa comparar os resultados com os de outras plataformas. Um exemplo de app que pode ser usado para essas métricas é o Doubleclick. Através das suas ferramentas, os anunciantes poderão fazer uma gestão eficiente do seus investimentos de forma programática.

Outro benefício disponibilizado pelo Waze para os seus anunciantes é a possibilidade de segmentar os anúncios. Através desse feature existe a segmentar anúncios por idade e gênero, uma facilidade importante especialmente para categorias de CPG.

A segmentação dos anúncios é mais uma vantagem obtida em função das informações sobre os hábitos dos usuários do aplicativo.  Conhecendo a rotina dos usuário é possível traçar os seus perfis e contribuir para uma segmentação de sucesso.

  • First Look

A união do sucesso do Waze com o acesso a dados e informações sobre os usuários só poderia resultar em boas estratégias. Outra novidade para os anunciantes é uma perspectiva bastante interessante sobre o horário ideal para que os anúncios sejam apresentados.

Segundo dados analisados pelo Waze os anúncios podem ser 50% mais efetivos quando vistos logo no começo do dia. Isto acontece porque no trajeto matinal a caminho do trabalho ou estudos das pessoas é muitas vezes o momento que elas têm para planejar o dia.  Seria nesse momento que os usuários teriam tempo para repensar suas atividades do dia e seus planos.

O final do dia também pode ser considerado uma oportunidade única para as marcas. Este momento coincide com a volta para casa, tempo em que os consumidores podem pesquisar sobre os seus interesses. Por entender essas características, o Waze passou a disponibilizar o First Look.  Através desta funcionalidade o app garante que o anúncio seja visto no primeiro takeover da jornada do consumidor.

  • Roadside Assistance

Além de oferecer formas inéditas de anunciar e garantir bons resultados o Waze prioriza a experiência do usuário. Para isso também inova garantindo aos seus usuários uma experiência cada vez melhor. O Waze oferece inúmeros recursos bastante úteis para se usar no trânsito. O Roadside Assistance é um deles.

Através de sua rede de usuários conhecidos como “Wazers”, o aplicativo permite ajudar uns aos outros com assistência na estrada. Para ter acesso a essa funcionalidade os usuários podem simplesmente tocar no botão “Roadside Assistance”.

A opção, Roadside Assistance vai fazer com que um alerta seja enviado para outros usuários do app próximos a você. Esse pedido pode ser para algum tipo de apoio, seja por conta de um pneu furado ou falta de combustível.

Essa funcionalidade é uma grande oportunidade para se aproximar dos usuários e elevar sua experiência a um novo nível. Por esse motivo, o Roadside Assistance é uma das lições que devemos aprender com o Waze.

  • Waze + OOH ou W/OOH

Até aqui vimos as formas inovadoras que o Waze tem de garantir o sucesso dos anúncios feitos no aplicativo. Além de permitir a métrica e segmentação dos anúncios, indicar os melhores horários para exibir os anúncios o aplicativo busca sempre novas formas de aumentar sua interação com o usuário.

Mais uma das ações do Waze é investir em parcerias que elevam a qualidade de seus anúncios. A novidade é apostar em aplicativos que miram no mesmo target, mas de maneira independente. Esse produto inédito vai integrar o planejamento, execução e métricas dos anúncios Waze com mídias OOH, ou Midia Out-of-Home.

Essa nova ferramenta, chamada de W/OOH vai apostar na mídia que chega aos consumidores quando eles estão fora de casa. Isso vai permitir um planejamento mais apurado das localizações e mensagens de outdoors. A funcionalidade vai ser otimizada através da parceria com o Hot Zones Mapping.

Tal metodologia já foi testada em outros mercados e apresentou bons resultados. Estima-se que a combinação desses dois tipos de mídia tenha um alcance 2x maior do que a utilização de uma. Além disso, essa novidade tem como meta aumentar em 3x as navegações para os locais indicados.

Waze e sua importância no mundo dos aplicativos

Sabemos que o trânsito das grandes cidades brasileiras é um desafio que a população enfrenta diariamente. Mas além de um grande desafio, o tempo gasto pelos motoristas no trânsito pode se tornar também uma oportunidade. Se os brasileiros gastam cerca de uma hora e meia por dia no trânsito e essa é parte importante da sua rotina, porque não aproveitar esse tempo?

No momento em que estão no trânsito, os usuários dedicam toda a sua atenção para o app.  Se milhões de motoristas usam o Waze por mês no Brasil, já imaginou o alcance de um anúncio? Além disso, já pensou em como podemos aprender sobre a rotina dos usuários que usam o app? É exatamente isso que torna o Waze uma grande lição para os outros aplicativos.

A importância do Waze são as novas possibilidades de explorar a mobilidade para aproximar sua marca de seus clientes. Mas não basta garantir sucesso nos anúncios sem se empenhar na experiência do usuário. Por isso o Waze busca melhorar a experiência dos usuários, combinando as necessidades deles com os objetivos do anunciante.

A mobilidade e as funcionalidades do Waze abre muitas possibilidades para o modo de se anunciar. Por isso as marcas que querem se aproximar das pessoas de forma inovadora, criativa e contextualizada apostam no Waze. Mas a evolução trazida pelo Waze não para por ai!  Ainda existem muitos caminhos a serem explorados e oportunidades para esse aplicativo que transformou a mobilidade urbana no país.