Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

descubra-gamificacao-2

Gamificação: o que é e como pode aumentar o engajamento no seu app

Embora a maioria das pessoas ainda não saiba o que é a gamificação (ou gamification, no termo original) essa estratégia tem marcado presença em tudo o que fazemos em nos últimos anos.

O termo foi utilizado pela primeira vez no ano de 2002 pelo britânico Nick Pelling. O programador propôs a aplicação de conceitos, design e mecânicas da tecnologia gamer para motivar e cativar as pessoas a resolverem situações do mundo real. Porém, foi só em 2010 que a ideia ganharia o mercado. Empresários começaram a investir na criação de sistemas de conquistas e recompensas para gerar maior engajamento entre seus clientes e até motivar seus funcionários.

Sendo assim, gamificação nada mais é do que a utilização de mecânicas e pensamentos de jogos em aplicações que não são os de games.

Atualmente um dos maiores desafios é manter as pessoas focadas e, ao mesmo tempo, entretidas, por isso o marketing digital e mobile, apropria-se muito da estratégia de gamification através de pontos, premiações, badges, missões, avatares, placares e desafios para estimular a participação e engajar os clientes. Tornar uma atividade maçante em algo estimulante e prazeroso, além de aumentar o engajamento é um dos melhores meios para se aumentar a fidelidade do consumidor.

Descubra o que é Gamificação (ou Gamification) e entenda como ela pode colaborar - e muito! - para aumentar o engajamento no seu aplicativo

Segundo especialistas, o sucesso dessa estratégia está ligado diretamente a memória do consumidor: 20%  das pessoas lembram mais do que ouvem, 30% do que vêem e ouvem, e 60% do que jogam ou interagem.

Se você ainda não tem ideia de como aumentar o engajamento do seu app através da gamification, confira algumas dicas:

1. Defina metas e alcance da estratégia

Primeiramente é necessário definir quais serão os objetivos a serem alcançados e o que a sua empresa busca gamificar e quais problemas gostaria de resolver. 

2.  Analise e determine quem será o público alvo da gamificação

Existem diversos tipos de consumidores no mercado, para a estratégia de gamification os principais são:

Dominantes: Jogam especificamente para competir e vencer.

Egocêntricos: Jogam para ganhar reconhecimento.

Sociais: Jogam para conhecer pessoas.

Exploradores: Jogam para descobrir possibilidades e segredos.

3.  Descobrir a motivação intrínseca do consumidor

O que fará ele se interessar pela sua estratégia? Entretenimento, socialização, reconhecimento ou colaboração? Desafio é algo que motiva as pessoas para atingir seus objetivos.

4.  Reconheça os hábitos e tendências do seu usuário

Uma pesquisa de público alvo mais ampla trará bons resultados não só para a estratégia de gamification, como para futuras ações de marketing on e off . O que os motiva? Crie uma boa experiência, sempre!

5.  Capriche na história

A história é a base de todo desafio, ela vai definir a experiência que a sua empresa quer que os nossos usuários vivenciem. Pense no visual, contexto e narrativa para os usuários.

6.  Feedback do  usuário

Sempre fique de olho no feedback do cliente, encontre o equilíbrio para que a experiência seja boa, sem cair em um nível de dificuldade que não permite avançar ou que seja muito simples, que não apresenta qualquer desafio. Manter o equilíbrio é importante.

Diversas empresas já perceberam a necessidade de adaptar seus processos e incorporar a gamificação como parte indispensável dos seus negócios. As ações de marketing e publicidade estão aí para levar o consumidor até a sua marca, por isso a gamificação surgiu, para reter ainda mais este público e fazer com que ele se identifique de maneira espontânea e divertida.

Tem alguma dúvida sobre como ajustar o seu aplicativo ao sistema gamification? Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e faça um orçamento. A Megaleios tem um time completo de profissionais capacitados para desenvolver a melhor plataforma mobile para você.