Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

5-dicas-criar-formularios

5 Dicas para criar formulários eficazes

Quando prestamos mais atenção em nosso dia a dia, é possível notar que a todo o momento, deparamo-nos com algum tipo de formulário eletrônico. Embora poucas pessoas pensem nos formulários online como uma estratégia de mercado, eles são de extrema importância para entender os desejos dos consumidores. 

Os formulários são hoje a forma mais usada de interação entre usuário e a plataforma online ( blog, site, app, etc), é o modo  mais eficaz pelo qual o visitante transmite tudo aquilo que ele deseja ver ou fazer, além disso, muitas vezes, é a única forma de interação com o visitante da sua página.

Um formulário planejado de maneira errada pode ser um enorme atraso no sucesso do seu site ou aplicativo. É necessário criar sistemas de cadastros e preenchimento de questionários realmente eficazes e que não façam o usuário desistir. Pensar em uma boa experiência de leitura, informações e perguntas consistentes, guias de ajuda para possíveis dúvidas e um visual agradável são algumas dicas básicas.

Embora muitas pessoas achem o cadastro online inconveniente, ele é o passo inicial do checkout necessário para os novos clientes. Se você ainda tem dúvidas sobre como otimizar seu questionário online, leia abaixo algumas dicas para criar formulários eficazes:

Menos é Mais 

Foque nas informações que são realmente necessárias. Devemos lembrar que formulários muito longos são uma das principais causas de desistência. Por isso, quanto menos informações puder solicitar melhor. Basicamente um cadastro padrão, precisa das seguintes informações : CPF/CNPJ , nome, email, telefone/celular, endereço, senha.

Algumas destas informações ajudarão no marketing para melhor segmentação dos clientes.

Embora poucas pessoas pensem nos formulários online como uma estratégia de mercado, eles são de extrema importância para entender os desejos dos consumidores.

Estimule o Cadastro

Diga quais serão as vantagens para que os clientes efetivem o cadastro. Faça seu cliente perceber que vale a pena gastar um tempinho e fazer o cadastro virtual.

Explique o formulário

Explique para o usuário como ele deverá preencher as informações,  facilite a vida do cliente. Para resolver este problema o ideal é colocar ao lado do campo, um exemplo de como o cliente deverá digitar os dados.

Facilite o CEP

No campo de endereço, quando o cliente digitar o CEP, o ideal é que a plataforma faça uma consulta na base de CEP dos Correios e já preencha automaticamente os campos de rua, bairro, cidade e estado. Assim o cliente precisará digitar apenas o número e, se necessário, o complemento.

É importante também deixar um link “Não sei o CEP”, para que os clientes que não souberem desta informação possam efetuar uma consulta e continuar o seu cadastro. 

Amplie os cadastros do email marketing

Ter um check box com uma frase chamativa e que traga benefícios ao cliente, faz com que seja grande a possibilidade dele querer receber promoções e lançamentos do seu segmento. O simples fato de já deixar marcado ajudará a ampliar consideravelmente a base de email marketing.

Segurança

É importante mostrar ao consumidor que a sua plataforma é segura. Ninguém coloca os dados pessoais em sites suspeitos. Portanto na página de cadastro é interessante que tenha selos de segurança, principalmente quando se trata de pequenas empresas, que não possuem marcas conhecidas.

Outra dica é deixar o seu telefone e se possível, disponibilize um atendimento online. Além de passar mais segurança para o cliente efetuar o cadastro na loja, caso ele tenha alguma dificuldade no processo de cadastro, poderá entrar em contato e resolver seu problema.