Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Na última conferência de desenvolvedores do Google, foi apresentada uma novidade na funcionalidade Android, o Android Instant Apps. Essa extensão funcionará através de links específicos onde os usuários da plataforma poderão utilizar aplicativos sem baixar nada na Play Store.

O novo Android Instant Apps será a solução para apps que são instalados para um propósito único e que em pouco tempo serão inúteis para o usuário, como atendimento local, menu de restaurantes ou pagamento de estacionamentos. Um dos principais propósitos da plataformas é que o usuário economize espaço na memória interna do smartphone, isso auxiliará muito aqueles que ainda utilizam os smartphones de entrada ou não têm cartões microSD , até mesmo no pacote de dados, caso ele não esteja em um ambiente Wi-Fi. 

Conheça o novo Android Instant Apps

Basicamente, quando o usuário clicar no link, o Google Play executará somente uma parte do aplicativo, que será responsável por reproduzir o conteúdo. A partir disso, a aplicação será aberta e você poderá navegar em uma aba separada. A ideia é que você possa clicar no ícone do aplicativo e usá-lo, da mesma forma em que você visita um website. O truque envolve a divisão do código do aplicativo em diversos módulos, o que permite carregar apenas a parte relevante para executar uma função específica.

É importante destacar que a adesão ao Android Instant App pelos usuários não será obrigatória. Ainda conforme o Google essa plataforma não é um aplicativo à parte. Os desenvolvedores continuarão utilizando as mesmas APIs do Android, o mesmo código-fonte e o projeto já existente do Android Studio.

Inicialmente, a empresa vai realizar testes com apenas alguns aplicativos . O Google espera liberar a novidade para todos os desenvolvedores até o fim do ano. E melhor, assim que a novidade estiver pronta funcionará em aparelhos com as versões Jelly Bean do sistema em diante.

Para conferir mais informações sobre o novo o Android Instant Apps, assista o vídeo: