Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Um dos segredos do sucesso de qualquer aplicativo é acertar na escolha do público-alvo. Quem irá baixar o aplicativo? O que este consumidor realmente precisa? Como o aplicativo terá importância em seu dia a dia? Saber para quem irá criar o app e, posteriormente, com quem irá se comunicar faz grande diferença. É nessa linha que um conceito já consagrado de marketing e comunicação entra em ação: a Brand Persona para aplicativo.

Conceitualmente definida com a personificação dos valores de uma marca / empresa, a Brand Persona estabelece uma identidade a este público, um Target que será a meta de desenvolvimento e comunicação do aplicativo. O raciocínio é simples: é mais fácil pensar em funcionalidades tecnológicas / estratégias de marketing quando o termo genérico “público-alvo” possui a representação de uma pessoa com foto, profissão, hábitos e até mesmo hobbies.

Parece complicado? Confira na sequência sete passos para definir a Brand Persona para aplicativo.

 

1 –  Conheça a fundo o aplicativo

Não dá nem para começar a pensar em criar uma Brand Persona para aplicativo sem conhecer a fundo o app que você tem em mãos. É essencial conhecer todas as vantagens e desvantagens daquilo que irá vender / promover / divulgar. Desta maneira, conhecendo bem todos os detalhes, cada funcionalidade, fica mais fácil enxergar o público que irá receber ao baixar o app.

 

Confira: 6 dicas para divulgar seu aplicativo sem gastar muito.

 

2 – Pesquise dados do mercado

Cada vez mais as pesquisas auxiliam na criação de uma Brand Persona para aplicativo assertiva. São milhares de dados disponíveis na internet que revelam perfis de consumo de acordo com região, idade, gênero e interesses. Além da quantidade de informações, as pesquisas de hoje focam em questões específicas e em nichos cada vez mais particulares, ou seja, é possível conhecer melhor o consumidor e de acordo com diversos parâmetros.

 

3 – Coloque-se no lugar do consumidor

Brand Persona é o processo de definir o público do seu aplicativo.

Definir a Brand Persona para aplicativo faz grande diferença para acertar nas ações.

Quem está por trás do desenvolvimento de aplicativos deve também se colocar na mesma posição de quem irá baixar e utilizar o aplicativo. O que você, como usuário, gostaria de encontrar em um aplicativo? O que não pode faltar? O que não é tão necessário assim? Respondendo a estas perguntas você irá avançar e muito na criação da Brand Persona para aplicativo.

 

4 –  Como seu aplicativo fará a diferença no dia a dia?

Um dos diferenciais da Brand Persona é que essa estratégia apresenta informações como hábitos pessoais e profissionais, hobbies e costumes do consumidor. Portanto, imaginar na prática como seu aplicativo fará a diferença para o seu público, em seu dia a dia, é meio caminho percorrido para chegar a uma persona sob medida para toda a comunicação do app.

 

5 –  Converse pessoalmente com seu cliente

Este importante passo é mais direcionado a desenvolvedoras, agências de marketing e comunicação. Converse com seu cliente. Quanto mais, melhor. Faz toda a diferença se encontrar pessoalmente com seu cliente para entender o que motivou à ideia do aplicativo, quem ele enxerga como cliente e quais experiências já teve. Criar uma Brand Persona é um trabalho que deve ser feito em conjunto.

 

Confira: Aplicativo para Startup – 5 razões para seu negócio ter um aplicativo

 

6 –  Tenha uma estrutura definida

Após levantar dados, pesquisar o mercado e conversar com o seu cliente, defina uma estrutura. Sua Brand Persona precisa ser apresentada com clareza e objetividade, portanto pense em uma estrutura em tópicos, sem enrolação ou textos grandes. Uma boa apresentação visual, bem chamativa e ao mesmo tempo clean, também terá grande impacto durante uma reunião e posteriormente para aprovar o seu planejamento.

 

7 – Não tenha medo de apresentar ideias

O conceito de Brand Persona é muito bem difundido no marketing e na comunicação, porém ainda há segmentos com pouco conhecimento da estratégia. Se quem teve a ideia do app não conhece muito bem (ou nem um pouco) o que é uma Brand Persona, não tenha vergonha de apresentar o que planejou ou pensou. Quando mais você entender o seu público, mais assertivo será o projeto.

 

A Mega cria a Brand Persona para aplicativo

O know-how em desenvolvimento faz da Megaleios uma empresa também especializada em marketing de aplicativos. Aqui você conta com profissionais especializados na criação de Brand Persona e em diversas estratégias de marketing e comunicação para fazer do seu app um grande sucesso no mercado.

 

Quer saber como? Entre em contato com a Mega.

Acesse também as redes sociais:

Facebook Instagram Twitter Linkedin YouTube