Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Chatbot que realmente funciona: como apostar nessa ferramenta

Chatbot que realmente funciona: como apostar nessa ferramenta

Chatbot que realmente funciona: como apostar nessa ferramenta
5 (100%) 1 vote

As tecnologias não param de evoluir e apresentar novas funcionalidades que nos tornam cada vez mais conectados, não é mesmo? Desde a criação da internet até hoje muitas inovações foram criadas torando nosso mundo um lugar cada vez mais online. Já parou pra pensar como a internet e suas funcionalidades estão presentes em nosso dia-a-dia? Desde pesquisar notícias até conversar com amigos e familiares, a internet é fundamental. Pois é, seja em tarefas simples até as mais complexas nos tornamos dependentes dessa ferramenta. Uma das vertentes nas quais a internet tem se expandido em grande escala é na Inteligência artificial. Com o uso da inteligência artificial somos sempre surpreendidos com novas ferramentas altamente tecnológicas que transformam nossa rotina. Uma das ferramentas que vem ganhando destaque é o robô de chat, ou como é conhecido o chatbot.

Com certeza você já deve ter se deparado com um chatbot em algum site que acessa. Sabe aquela janela de diálogo que é aberta em algumas páginas? Então, é exatamente disso que estamos falando! Vamos conhecer um pouco mais sobre esse recurso que pode ajudar no sucesso do seu site ou aplicativo?

O que é chatbot?

Estão enganados aqueles que pensam que os chatbots são apenas robôs de mensagens. Na verdade, essa ferramenta é fruto do desenvolvimento da inteligência artificial e representa bem mais do que isso.

Um chatbot é um robô desenvolvido por um software de comunicação automatizada. Além de responder as mensagens que lhes são destinadas, esses robôs aprendem com cada interação feita. Através desse conhecimento, o chatbot é capaz de aprimorar as conversas futuras. Mas nem todo chatbot possui essa função de aprendizado! Existem também aqueles que têm como base regras e que apresentam possibilidades mais resumidas. O chatbot baseado nessas regras segue um conjunto de fluxogramas e reage de acordo com a ação dos usuários.

Por sua vez, um chatbot com inteligência artificial consegue aprender com as perguntas feitas para saber respondê-las no futuro. Essa capacidade é tão avançada, que o chatbot consegue responder a pergunta mesmo que ela seja feita com outras palavras. A tecnologia é tão surpreendente que se estima que esse tipo de chatbot consiga responder até 80% das perguntas sozinho.

De forma simples podemos classificá-los da seguinte forma. O chatbot mais simples é baseado em regras e diálogos estruturados. Essas regras são padrões pré-estabelecidos que visem apenas atender a solicitação do usuário.  Por sua vez, o chatbot com domínio amplo conta com recursos mais complexos. Eles são capazes de compreender o que os usuários demandam conseguindo se relacionar com qualquer área de conhecimento.

Outro ponto interessante sobre os chatbot é a sua possibilidade de uso. Ele pode ser instalado em sites e nos mais diversos aplicativos. Vamos entender melhor sobre os tipos de chatbot existentes.

Tipos de chatbot

1- Chatbots otimizadores

Esse tipo de chatbot visa aperfeiçoar a experiência do usuário. Sua função é garantir que comprar ou obter atendimento seja mais simples do que seria por outros meios de contato. Algumas empresas já desenvolveram chatbots que permitem ao usuário realizar pedidos, facilitando a vida de seus clientes.

2- Chatbots proativos

Esse tipo de chatbot é especialista em fornecer ao usuário a informação certa da forma mais apropriada possível. Esse tipo de chatbot é um dos mais fáceis de serem desenvolvido. Porém, seu grande desafio é trabalhar de forma silenciosa sem incomodar seus usuários.

3- Chatbots sociais

Esse tipo de chatbot é projetado para realizar uma atividade específica. Eles fazem uso das características das plataformas de mensagens para executem suas funções.  Possuem grande potencia de engajamento e podem ser importantes aliados no sucesso.

4- Chatbots escudo

Esse tipo de chatbot auxilia os usuários a evitar experiências desagradáveis e que seriam de mais difícil solução através de call-center. Algumas de suas tarefas são o suporte ao cliente e servir como ambiente de reclamações. Essa ferramenta ganha destaque por conseguir prestar suporte sem ajuda de um humano, o que torna a resolução mais simples.

5- Chatbots conversacionais

Esses chatbots são bastante usados e servem para conversar com os usuários, exatamente o que seu nome sugere. Foi um dos primeiros tipos de chatbot a ser lançado e até hoje são ótima forma de engajar os usuários.

Chatbot e a otimização da relação com o cliente, quais os tipos de utilização?

Com o avanço da inteligência artificial os meios de utilização do chatbot foram expandidos. É através dessa ferramenta que as empresas buscam melhorar seu relacionamento com os clientes. Veja algumas possibilidades de utilização.

1- Atendimento ao cliente

Essa é uma das aplicações mais comuns do chatbot. Podem ser feitos através de pedidos de informações, acompanhamentos, agendamento de visitas, alterações cadastrais, pedidos e tantos outros. Com a sua utilização é possível reduzir o tempo de espera pelo atendimento e agilizar o processo.

2- Geração de leads

Utilizando o chatbot para geração de leads é possível tornar a relação do cliente com o site ou aplicativo mais duradoura. O que isso que dizer? Com o uso dessa funcionalidade fica mais fácil reter o visitante através do diálogo, sendo gerados mais leads.

3- Compartilhamento de informações

Através dessa funcionalidade é possível que os chatbots sejam usados para compartilhar informações entre uma equipe. Mas como? Com o desenvolvimento de um chatbot restrito que se integre a softwares especializados em troca de mensagens. Assim, uma mesma mensagem pode ser compartilhada para todo o grupo. Além disso, é possível que respostas automáticas sejam dadas, facilitando o processo.

4- Pesquisas

Com o uso dessa tecnologia, as pesquisas de opinião podem ser elevadas a um novo patamar. Ao invés de fazer uso da forma tradicional de pesquisa, é possível desenvolver um chatbot pra isso. Assim, aquelas extensas pesquisas podem ser transformadas em diálogos agradáveis, diminuindo a dispersão e o cansaço.

5- E-commerce

Hoje em dia várias lojas virtuais já fazem uso de chatbots Normalmente são desenvolvidos personagens convidativos ao diálogo para estabelecer contato com os usuários. Com esse uso é possível tanto sanar as dúvidas do cliente quanto concretizar vendas.

6- Marketing e vendas

Mais uma funcionalidade dos chatbots é auxiliar nas campanhas de marketing e ações de venda. Isso acontece quando o chatbot é usado para envolver e engajar o cliente com determinado produto.

7- Entretenimento

Vários usos dos chatbots também os tornam boas fontes de entretenimento. Muitos dos personagens desenvolvidos para entrar em contato com os clientes podem causar curiosidade e garantir diversão. Alguns dos chatbots são desenvolvidos podem imitar a voz humana e fazer brincadeiras, aumentando a interação com a marca.

8- Ensino e aprendizagem

Os chatbots também podem ser utilizados no cenário de ensino. Sua implantação permite que os alunos e o ambiente de aprendizado possuam maior interação. Além disso, eles podem proporcionar um diálogo sobre os mais diversos temas do curso. O seu uso na educação tende a facilitar o processo de aprendizagem e garantir melhores desempenhos.

Quais as vantagens da utilização do chatbot?

A utilização de chatbot pode trazer inúmeras vantagens para os sites ou aplicativos. Muito além da melhora da relação com os clientes, a utilização desse tipo de ferramenta traz outros benefícios, confira abaixo:

1- Redução dos custos

Com o chatbot é possível atender a demanda dos clientes sem necessidade de que sejam contratados atendentes para essa função. Com os recursos oferecidos por esse tipo de mecanismo a quantidade de ligações nos call centers são reduzidas. Assim, é reduzida a necessidade de funcionários nesse setor, e consequentemente ocorre uma redução nos custos com SAC.

2- Personalização

Com o cahtbot é possível personalizar o atendimento para se encaixar no perfil da empresa. Isso faz com que ocorra uma melhora a identificação do cliente com a empresa. Por exemplo, para uma empresa mais descontraída, o chatbot pode ser formatado para oferecer uma abordagem mais informal e divertida.

3- Engajamento

A qualidade do atendimento prestado pelo chatbot pode ser uma ótima fonte de engajamento dos clientes. Os usuários que se sentem bem atendidos e tem sua solicitação atendida tendem a se engajar com a empresa. Mais uma vantagem é a redução na taxa de abandono do site, pois o mecanismo está sempre disponível para interagir.

4- Qualidade e facilidade na comunicação com os clientes

O grande trunfo do chatbot é a facilidade de comunicação que oferece aos seus usuários. A utilização de aplicativos e sites para manter contato torna esse processo mais fluido, pois são canais que o público já domina. Com uma comunicação mais facilitada e de qualidade, a satisfação dos usuários tende a aumentar.

5- Motivação

Diferente de quanto se conta com funcionários humanos que necessitam ser sempre motivados, o chatbot não precisa de estímulos. Além disso, com o uso dessa ferramenta a empresa não precisa se preocupar com ausência de funcionários e falhas humanas.

Com tantas vantagens, nos resta saber um pouco mais sobre o processo de implementação dessa ferramenta nos sites e aplicativos. Vamos entender um pouco mais sobre os pontos a seguir pra realizar a implantação do chatbot?

Como implantar um chatbot?

A implementação do chatbot deve ser encarada com um projeto, que pode ser mais simples ou mais complexo Em geral, é preciso atender. 5 pontos na hora de implantar o chatbot, são eles:

1- Escopo

Antes de tudo, é preciso pensar no projeto como um todo e desenvolve-lo por partes. O ideal é ter em mente um escopo com todas as funções que se espera. Além disso, é preciso levar em conta o cenário da empresa. Assim o planejamento e o escopo serão desenvolvidos de acordo com as possibilidades da empresa.

2- Foco na necessidade do usuário

O motivo da existência do chatbot é prestar atendimento de qualidade aos clientes, certo? Por esse motivo, é preciso estar sempre atento as reais necessidades do seu público. Todo o projeto e as definições das funções a serem executas devem ser pautadas nas necessidades dos usuários. Afinal, através de demandas solucionadas será possível conseguir uma melhor experiência para os clientes.

3- Indicação de responsáveis pelo projeto

Dentro da empresa é preciso que seja direcionada uma equipe especialmente para o projeto de desenvolvimento e implantação do chatbot. Esses responsáveis devem conduzir inteiramente o planejamento e a implantação do chatbot.

4 – Contratação de especialistas

Mais um ponto importante para que o chatbot seja implantado com sucesso é a contratação de especialistas no assunto. Esses especialistas serão reesposáveis por auxiliar a empresa durante todo o processo. É por meio deles que serão feitas consultorias, estabelecimento de metas, integrações técnicas, e acompanhamento do desempenho do chatbot. Ter o suporte de especialistas com certeza é um dos principais passos para a implantação dessa ferramenta.

5 – Escolha da plataforma

Outro ponto que pode ser considerado fundamental no processo de implantação do chatbot é a plataforma. Como o chatbot é totalmente baseado em uma plataforma de software a escolha deve ser bem feita. O ideal é que seja escolhida uma plataforma funcional, eficiente e ágil. Além disso, é preciso que a plataforma possua alta disponibilidade e possua um plano de melhoria contínuo.

O mundo da tecnologia conta com cada vez mais recursos, e se torna cada vez mais dinâmico, certo? E é utilização de ferramentas como o chatbot que diferencia e oferece destaque para os sites e aplicativos! Por esse motivo essa ferramenta está se tornando essencial. Incorporar as inovações é uma parte importante para que o site o aplicativo consiga se tornar um sucesso.

Que tal desenvolver um site ou aplicativo para fazer uso dessa ferramenta?

Depois de entender mais sobre essa ferramenta não da pra negar como ela é importante e representa uma revolução. Além disso, é inegável seu impacto na forma como os clientes são atendidos, não é mesmo?

Como no mundo da internet, temos que nos adaptar as novas tendências e inovações como chatbot, está na hora de utilizar essa ferramenta em seu site ou aplicativo. E se você quer desenvolver um site ou um a Megaleios é a empresa certa para te ajudar!

Com experiência no desenvolvimento de sites e aplicativos somos uma empresa que é apaixonada por tecnologia e que acompanha seus clientes no caminho até o sucesso.  Se você quer um site ou aplicativo desenvolvidos por uma especialista no assunto, entre em contato com a MEGA!