Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Testes de software: por que testar seu app é tão importante
Avalie este post

Quando se desenvolve um app, nem sempre as pessoas lembram-se de realizar testes antes do lançamento. Pode parecer surpreendente, mas m muitos casos, os testes de software são dispensados ou até mesmo esquecidos. Porém, são extremamente importantes para a etapa de desenvolvimento. Eles podem garantir que o sistema esteja funcionando da maneira correta e identificar possíveis erros. Já imaginou se você lança um software e acontece alguma falha com um usuário? Essa situação pode ser evitada com os testes. Por isso, separamos algumas informações e dicas sobre esse processo.

Principais tipos de testes de software

Os testes são divididos em diversas categorias. Dentre todas, as principais são os unitários, de integração e de ponta a ponta. Confira a seguir cada um deles:

Testes unitários

Essa categoria é aplicada em partes isoladas do código, isto é, pequenas unidades do software. Dessa forma, são testados cada um dos componentes para descobrir se todas as partes estão funcionando da maneira adequada.

Testes de integração

Nesta categoria os testes são realizados em mais de uma parte do código. Ocorre a união de múltiplos componentes para avaliar a comunicação entre eles. Assim, há a garantia do funcionamento da ligação entre as partes. Pode-se dizer que este tipo é composto por diversos testes unitários.

Testes de ponta a ponta

Na aplicação desse teste ocorre a validação de todos os tipos possíveis de comportamento dentro do software. Há uma simulação da atividade do usuário, garantindo que tudo esteja funcionando corretamente.

Qual é o mais indicado?

Pela descrição, podemos dizer que o de ponta a ponta parece ser o suficiente. Entretanto, nesse tipo de teste pode ser muito demorado o processo de localização de falhas/bugs. Além disso, ele pode esconder bugs maiores e mais complicados de serem solucionados.

Já o teste unitário, avalia isoladamente as partes do código e consegue ser muito preciso. Por isso fica mais fácil encontrar os possíveis bugs. Uma desvantagem é que ele não simula a experiência real do usuário. Então, o ideal é que haja uma divisão entre os tipos de teste, tornando o processo mais eficiente.

Conte com a MEGALEIOS

Para garantir o funcionamento perfeito do seu aplicativo, a MEGA conta com profissionais dedicados exclusivamente para a realização de testes. Esses profissionais trabalham do início ao fim no processo de desenvolvimento, realizando diversos tipos de testes para oferecer a melhor experiência para os usuários.