Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

App de sucesso: como lançar o seu
Avalie este post

Como em diversos outros mercados, a concorrência na área dos aplicativos é bem grande. Além disso, existem diversos casos de projetos que não deram certo, principalmente por não atenderam a demanda do público consumidor. Então, se você está pensando em lançar algo novo nesse segmento, precisa ficar atento a alguns fatores. Confira a seguir dicas para que você produza um app de sucesso.

Quais as necessidades do mercado e qual é o seu público?

Primeiramente, você deve descobrir se a sua ideia é útil para resolver algum problema na vida das pessoas. Para isso, o ideal é que seja feita uma pesquisa com o seu público alvo. Assim, você conhecerá o perfil dos usuários, bem como as suas necessidades.

Inicie o seu projeto com o mínimo de funcionalidades

É imprescindível que antes de lançar o app, ele seja validado por meio de um Mínimo Produto Viável (MVP). Isto é, você irá desenvolver o aplicativo com o mínimo de funcionalidades, somente as essenciais. Desta forma, você gasta menos recursos e pode investir, posteriormente, em melhorias.

Por exemplo, você tem uma brilhante ideia e resolve investir muito dinheiro para que o seu app fique perfeito. Mas, quando ele é lançado não atinge as expectativas, porque não era uma necessidade do seu público. Ou ainda, as pessoas não tiveram uma boa experiência de uso, e por isso não está sendo vendido.

Agora, se você tivesse investido o mínimo possível, somente para testar as funcionalidades principais, poderia utilizar o restante do investimento para aprimorar o seu aplicativo. Desse modo, o MVP é muito importante para a validação do seu app de sucesso.

Inicie pelo design

Antes de iniciar o desenvolvimento das funcionalidades, projete o design do aplicativo. Nesta etapa será definido como ele funcionará e qual será o fluxo de cada uma de suas telas.

Procure um investidor

Caso você tenha um baixo orçamento, uma ótima opção é procurar um investidor para o seu projeto. Neste momento, é interessante que você apresente o design das telas do app. Assim, o investidor pode ter uma visão mais real da sua ideia.

Desenvolva um app híbrido ou lance em apenas uma plataforma nativa   

Como você irá primeiro lançar um MVP para validar o seu projeto, existem dois caminhos para seguir.

A melhor alternativa é o nativo, desenvolvido nas linguagens nativas do iOS e do Android. Por ser feito em duas plataformas, acaba saindo um pouco mais caro que a primeira opção. Se você tem um orçamento mais enxuto, uma opção mais em conta é o app híbrido, mais recomendado para os casos de orçamento limitado. Ele é desenvolvido em apenas uma plataforma (web), e encapsulado para iOS ou Android. 

Invista também em relacionamento com o usuário

Para que você lance um app de sucesso, não basta desenvolve-lo. É preciso proporcionar um ótimo atendimento aos usuários, e ainda, aprimora-lo de acordo com a experiência dos clientes.

Tenha um planejamento para o seu app de sucesso

Quando surgir uma ideia, por mais extraordinária que ela pareça ser, planeje tudo com muita cautela, invista o necessário e dê ouvidos aos seus usuários. Assim, você estará pronto para lançar um aplicativo com sucesso no mercado!