/ Usabilidade do aplicativo: o que não pode faltar
Usabilidade de aplicativo: o que não pode faltar
Aplicativos Megaleios
Tecnologia

Usabilidade do aplicativo: o que não pode faltar

Sabemos que o número de usuários de aplicativos cresce a cada dia. Por isso, a usabilidade do aplicativo é tão importante.

Bem, não é novidade que os usuários buscam facilitar as suas atividades cotidianas por meio dos apps. Os desenvolvedores, por sua vez, têm que buscar melhorias constantes. Só assim eles podem suprir as expectativas dos usuários e alcançar o resultado pretendido com o app.

Para isso, eles realizam diversos tipos de avaliações. Tudo a fim de garantir que os apps sejam mais fáceis e intuitivos de se utilizar. Que sejam também adaptáveis a qualquer tipo de usuário e ofereçam uma boa experiência de uso para os usuários finais. Além de contar com um bom design.

Portanto, quanto mais o aplicativo estiver alinhado com as necessidades dos usuários, mais será possível aproveitá-lo bem. 

O que é a usabilidade?

Nós já tratamos, aqui no blog da MEGA, sobre a Experiência do Usuário (UX). Assim como a UX, a usabilidade é um fator crítico na qualidade do software. Ambos os conceitos se relacionam.

Não basta apenas ter um aplicativo para alavancar as suas vendas e fidelizar os clientes. Isso porque muitos aplicativos são deixados de lado, inutilizados. Por isso, a usabilidade é tão importante.

A norma ISO/IEC 25010 define a usabilidade como a “capacidade do produto de software de ser compreendido, aprendido, operado e atraente ao usuário, quando usado sob condições específicas”

Muitos especialistas no assunto definem a usabilidade como a facilidade no uso de um aplicativo ou sistema. Desse modo, quanto mais fácil for o uso, maior é a usabilidade.

A importância da usabilidade de um aplicativo

Como já vimos, a usabilidade é indispensável para um bom aplicativo. Isso porque a usabilidade contribui para a eficácia, eficiência e satisfação dos usuários. Garantindo, dessa forma, uma boa experiência aos usuários.

Sem usabilidade, o aplicativo se torna praticamente inútil, pois os usuários tendem a deixá-lo de lado. Em um mercado com tantas opções, o usuário poderá encontrar outro app que satisfaça mais as suas necessidades. 

Por isso, quando se pensa em um aplicativo, é indispensável ter em conta a sua usabilidade. 

É preciso pensar no usuário e em sua experiência

Tudo isso só faz sentido e só pode se realizar se houver, antes de mais nada, preocupação com o usuário. E nada mais justo, já que o usuário é o seu cliente ou cliente em potencial. 

É preciso compreender quem é o seu usuário e o que ele busca. Isso porque deve-se elaborar tudo pensando em atraí-lo e satisfazê-lo. Por isso, é preciso pensar em tudo, desde a linguagem ao design.

Para entender o que o usuário busca, é preciso conhecê-lo. Além disso, é importante ter em mente que todos os perfis de usuários devem se identificar com o seu app.

Não adiantaria, por exemplo, utilizar uma linguagem muito técnica ou um sistema muito complexo para um público leigo. Isso afastaria o usuário e tornaria a experiência desagradável.

Assim como o seu produto ou serviço facilita e melhora a vida do seu cliente, o seu aplicativo tem a mesma missão!

Mas como garantir uma boa usabilidade ao aplicativo?

Bem, antes de mais nada, é importante identificar alguns erros muito comuns que podem atrapalhar a usabilidade. É preciso evitá-los para garantir uma boa experiência ao usuário.

Erros mais comuns:

  • Design ruim: para um aplicativo, o design importa. Os usuários buscam experiências agradáveis e o aspecto visual é muito importante. Se ele se deparar com um layout confuso, desorganizado ou mal elaborado, provavelmente acabará frustrado. Um bom aplicativo deve ser apresentável.
  • Muita lentidão: ao visitar um site, se ele demora muito para carregar, já ficamos impacientes. Com o aplicativo, é a mesma coisa. O usuário busca agilidade, e a lentidão é um grande problema. A lentidão é uma característica de aplicativos pesados, que demoram muito para carregar suas funções. Por conta disso, por melhor que ele seja, muitos usuários acabarão desistindo de utilizá-lo.
  • Falta de adaptação para diferentes plataformas: é importante ter em mente que os sistemas Android e iOS diferem quanto à usabilidade. O aplicativo, portanto, deve se adaptar a ampas as plataformas. Caso se pense apenas em uma, ao utilizar o aplicativo por outra, a experiência não será ideal. Assim, você pode perder um grande número de usuários de outra plataforma.
  • Falta de adaptação quanto à posição do dispositivo: a depender da finalidade do aplicativo, é importante poder utilizá-lo tanto na vertical quanto na horizontal. É comum usuários que queiram “virar” a tela. Se o aplicativo não estiver configurado para isso, não será possível, o que pode desagradar o usuário.
  • Dificuldade para realizar ações: este erro está totalmente relacionado à usabilidade. O usuário não quer ter dificuldade ao realizar as ações no aplicativo. Tornar o caminho difícil para as operações é um grande erro. É importante lembrar que quanto mais fácil for para utilizar o aplicativo, maior será a sua usabilidade. Por isso, é necessário facilitar ao máximo o acesso. Outro ponto importante é transmitir o máximo de clareza nas informações.

Critérios da usabilidade

Além disso, a User Experience Professionals Association (UXPA) destacou 5 critérios de usabilidade. É importante observá-los:

  1. Eficácia
  2. Eficiência
  3. Engajamento
  4. Tolerância ao erro
  5. Facilidade para aprender

Eficácia

A eficácia diz respeito à precisão com que os usuários podem cumprir os seus objetivos no aplicativo. Trata-se de atender às suas expectativas e necessidades de forma eficaz.

Eficiência

A eficiência está relacionada à velocidade. É preciso fazer uma tarefa específica no menor tempo possível. Assim, a eficiência é um antídoto para a lentidão.

Engajamento

Um usuário engajado é um usuário que realmente gosta do aplicativo e de utilizá-lo. Ele experimentou e aprovou o app, fazendo questão de seguir utilizando-o.

Tolerância ao erro

Erros sempre aparecerão no percurso. Por isso, é preciso saber lidar com os erros. É preciso evitá-los ou minimizá-los, tanto os erros do próprio aplicativo quanto erros que o usuário pode cometer ao utilizá-lo. Um bom começo é pelos erros que listamos anteriormente.

Facilidade para aprender

O usuário deve compreender facilmente as funcionalidades e recursos do aplicativo. Dessa forma, ele aprenderá com mais facilidade. Um aplicativo que gere muita dificuldade para aprender pode fazer com que o usuário desista. Por outro lado, se ele aprender facilmente, poderá continuar usando.

Dicas de como conquistar uma boa usabilidade do aplicativo

Depois de identificar os principais erros e de entender os critérios, você pode estar se perguntando o que fazer. Por isso, trouxemos algumas dicas:

  • Realizar testes: nada como prevenir, né? O ideal seria, antes de lançar o aplicativo, testá-lo. Além disso, as novas funcionalidades, quando houver atualizações, também podem ser testadas. Assim, é possível verificar se há erros e corrigi-los, garantindo a melhor usabilidade.
  • Coleta de feedbacks: para garantir uma boa experiência ao usuário, nada melhor do que consultá-lo. Receber feedbacks é ouvir o cliente. Por isso, é preciso oportunizar a coleta de feedbacks. Com base neles, você pode aprimorar ainda mais o aplicativo.
  • Contratar especialistas: para evitar todos os principais erros e criar o aplicativo ideal para o seu objetivo, é preciso contar com especialistas. Isso porque já entendemos que não basta ter um aplicativo, ele deve atender às expectativas. Por isso, conte sempre com profissionais capacitados.

Conte com a MEGA!

A Megaleios é referência no desenvolvimento de aplicativos. Garanta um aplicativo com alta usabilidade com quem entende do assunto! Entre em contato e saiba mais.

Posts Relacionados

Fique por dentro das últimas da Mega

Conte com a Mega

Solicite um orçamento com a nossa equipe e desenvolva o melhor para o seu negócio.