Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Instituição de Ensino: que tipo de conteúdo posso gerar?
Avalie este post

A sua Instituição de Ensino possui uma estratégia de conteúdo? Se ainda não, é importante você pensar que isso será o canal de comunicação com os seus potenciais alunos. Eles terão acesso a informações e dados sobre a sua Instituição, e assim, você poderá construir um relacionamento e conquistar credibilidade.

Como funciona?

O principal objetivo da estratégia de Marketing de Conteúdo é atrair pessoas. Com isso, você pode aumentar as chances de conversão de visitantes dos seus canais em alunos.

Na prática o processo se inicia com a dúvida de uma pessoa. Então, ela faz uma pesquisa no Google e encontra uma resposta relevante gerada pela sua Instituição.

Depois disso, você deve continuar gerando valor para esse potencial aluno. Isto é, produza conteúdos relevantes até que ele se torne um lead, uma oportunidade de matrícula para a sua IE.

Nesse momento, você já possui as informações para entrar em contato ou esperar que ele venha falar com você, e assim, direciona-lo para a conversão final, que é a matrícula.

Benefícios para a Instituição de Ensino

É importante que você conheça e entenda os benefícios do Marketing de Conteúdo para a sua IE. Confira alguns deles:

Conhecer melhor o seu aluno e potencial aluno

Para começar a desenvolver conteúdos é necessário que você entenda qual é o seu público. É relevante responder suas dúvidas, falar na mesma linguagem e estar presente nos canais que eles estão.

No Marketing de Conteúdo utiliza-se o conceito de personas, que são perfis semi fictícios que representam o seu aluno ideal ou os pais e responsáveis.

É possível formar essa persona coletando dados dos seus alunos atuais logo na implementação da estratégia.

Geração de autoridade para a Instituição

Após definir a sua persona, é necessário gerar conteúdos que a atraia. Reflita, e caso haja necessidade, converse com os colaboradores, pais e alunos. O seu diferencial pode estar em valores humanistas, ensino religioso, aprovação em vestibulares, ensino bilíngue, entre outros.

Assim, você pode construir uma autoridade e conquista novas formas de se tornar uma referência no seu mercado.

Melhorar a retenção de alunos

Além de atrair novos alunos, há a difícil tarefa de retê-los, afinal, manter um aluno é sempre mais barato do que conquistar novos.

Os conteúdos gerados auxiliam a manter os alunos e responsáveis engajados, gerando valor e solucionando problemas. E ainda, orientando a tomada de decisão, fortalecendo a autoridade da IE e aumentando a credibilidade.

Ajudar na tomada de decisão do aluno pela Instituição

O mercado oferece diversas opções de IE com metodologias distintas, além de diferenças no preço, localização, infraestrutura, etc. Isso aumenta a dúvida na hora de escolher a Instituição.

Para contornar essa situação, você pode gerar bons conteúdos, aumentando a chance de o aluno optar pela sua IE e não por uma concorrente.

Definição de canais

Outra questão importante é a definição dos melhores canais para que você se comunique com sua persona.

O blog é uma boa opção, pois você pode usar o espaço como quiser, e ainda consegue otimizar os conteúdos com técnicas de SEO. Assim, conquistará boas posições nos mecanismos de busca.

Além dessa, o e-mail é outra ferramenta bastante eficaz. Vale a pena começar com uma estratégia de newsletters e lançamentos de conteúdo por e-mail.

As redes sociais são canais muito utilizados atualmente. Mas é necessário que você faça uma pesquisa em relação ao comportamento e preferências da sua persona. Assim, pode entender quais ela mais utiliza e criar uma estratégia que surta efeito.

Você pode também optar por mídias pagas, publicidade nativa, entre outros. É só avaliar o seu budget e quais as opções que atingiriam a sua persona.

Escolha do melhor formato

Lembre-se que a necessidade do seu potencial aluno mudará muito e ficará cada vez mais específica. Por isso, é essencial pensar em formatos que atendam as necessidades e gerem valor. Conheça os principais formatos:

Blos posts são conteúdos que agregam outros formatos como vídeos e imagens, enriquecendo assim, sua argumentação. Além disso, a sua IE pode aumentar o posicionamento nos mecanismos de busca.

Ebooks e whiteppapers são textos mais completos, disponibilizados normalmente para download em PDF. Ideais para explicar temas mais complexos e gerar leads.

Já os guest posts são trocas de posts entre blogs. Esse formato pode gerar bons links externos e dialogar com outro público.

Os vídeos podem ajudar a sua persona a compreender temas mais complexos de maneira mais interativa. São ideias para redes sociais.

As ferramentas ajudam a gerar valor e autoridade. A ideia é criar uma ferramenta que ajude no dia a dia da persona.

Montagem de um calendário

Diante de tantas possibilidades, é necessário que você se organize dentro de um calendário. Com ele você manterá a constância e consistência das postagens, além de evitar postagens repetidas.

Como gerar conteúdo para a IE?

Para iniciar a geração de conteúdo você pode, por exemplo, usar o seu corpo docente, criando uma escala de produção. É possível também contratar ou utilizar a sua equipe de marketing para produzi-los. Ainda existe a possibilidade de terceirizar totalmente ou parte da geração de conteúdo.

De qualquer maneira, é importante colocar uma pessoa para administrar a estratégia, avaliar os resultados e recolher dados.

Com essas dicas você pode começar a planejar o Marketing de Conteúdo para a sua Instituição, e posteriormente, colher conversões em matrícula.