Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Você já ouviu falar em marketing digital? Esse tipo de marketing teve seu surgimento em função da grande expansão do uso da internet nos anos 2000. Juntamente com uma população mais conectada surgiram as modalidades de compras online (e-commerce) e com isso a necessidade de uma nova forma de marketing direcionada a esse novo mercado. De olho nas novas tendências as empresas passaram a desenvolver estratégias voltadas exclusivamente para o mercado digital, elaborando o plano de marketing digital mais adequado para se conectar com seu público alvo.

De acordo com a definição, marketing digital são ações de comunicação que as empresas fazem por meio de internet, telefonia e outros meios digitais a fim de alcançar resultados online e offline, não sendo consideradas apenas as estratégias de comunicação via internet e sim todos os meios de comunicação.

Ainda que os outros canais representem importantes meios de marketing digital, a internet é definitivamente o mais difundido atualmente. Isso acontece porque nos últimos temos nos tornando uma sociedade cada vez mais conectada e tecnológica.

Como sabemos, o mundo digital está em constante mudança e evolução, por esse motivo o plano de marketing digital desenvolvido pela empresa deve ser dinâmico para se adaptar a possíveis mudanças. Seja em relação as estratégias, ao público ou aos canais mais adequados para realizar a campanha, um plano de marketing digital bem-sucedido depende também da sua capacidade de seguir a tendências.

Depois de entendermos o que é o Marketing digital, é essencial que saibamos responder algumas perguntas. O que é um plano de marketing digital? Como elaborar um? Quais as vantagens um plano de marketing digital bem feito pode trazer? Pois bem, vamos entender tudo sobre isso agora!

O que exatamente é um plano de marketing digital?

O plano de marketing digital é o planejamento das ações de marketing que serão executadas pela empresa e um ambiente digital. Nesse planejamento é feita a construção da estratégia, que deve se apoiar nos objetivos que a empresa quer alcançar.

Um exemplo da função de um plano de marketing digital é a seguinte: uma empresa especializada em tecnologia, antes de fazer sua campanha de marketing digital deve levar em consideração as peculiaridades do seu ramo de serviço, encontrando um público alvo que se interesse por esse assunto. Além disso, deve se preocupar com a segmentação geográfica que melhor se adapta a sua divulgação, os tipos de canais que deverão ser usados para gerar melhores resultados e vários outras estratégias que tem que ser adotadas através de um estudo do contexto em que a empresa está inserida.

Pode parecer muito complicado elaborar um plano de marketing digital de sucesso, entretanto, existem algumas dicas que podem ser seguidas para garantir o sucesso do mesmo. Veja as dicas!

Como fazer um plano de marketing digital?

Como já dissemos acima, cada empresa possui suas peculiaridades, que devem ser levadas em conta em todos os momentos da elaboração do plano de marketing digital, por isso é necessário estabelecer os objetivos da empresa de forma clara. Além das características da empresa, devem ser levadas em conta as características do público e do mercado que irá entrar. Confira abaixo algumas dicas para elaboração de um bom plano de marketing digital.

  • Defina com clareza seus objetivos e suas metas

O sucesso do plano de marketing digital possui grande relação com a clareza dos objetivos traçados. Mas que tipo de objetivo pode ser traçado?

– Aumentar as vendas

O objetivo mais básico que as empresas buscam é aumentar suas vendas. Em especial são adotadas estratégias para conseguir atrair e captar novos clientes.

– Fidelização dos clientes

Além de atrair novos clientes é essencial para a empresa tornar os clientes já captados cada vez mais fiéis. Par alcançar esse objetivo podem ser traçadas ações para engajamento no pós-compra tal como programas de fidelidade e cross-sell.

– Aumentar a visibilidade da marca ou de produtos

É muito importante fazer a marca ou produto se tornarem conhecidos e ganharem popularidade. Afinal, é dessa forma que a empresa passa a ser conhecida por novos possíveis clientes. O mesmo é válido para novos produtos que podem ter sido recém lançados e não são do conhecimento do público.

– Fazer o gerenciamento da marca

Esse objetivo também pode ser definido como branding. A sua principal razão de ser é tornar a marca mais forte e consolidada e com boa aceitação dos consumidores.

Como podemos ver, para qualquer um desses objetivos é essencial um planejamento de marketing totalmente focado. Os resultados positivos só serão visíveis se a empresa conhecer bem seus objetivos.

  • Faça uma pesquisa sobre seu público-alvo

Como tudo na vida, é necessário bastante informação e conhecimento sobre algum assunto para executar alguma ação, certo? No marketing digital a lógica é a mesma. É necessário o máximo de informação sobre o público que a empresa busca atingir e captar.

Nesse tipo de estudo, por exemplo, serão conhecidos detalhes sobre os hábitos que os clientes têm online. As pesquisas realizadas indicam os produtos que os clientes compram mais, quais meios de compra preferem e quais assuntos chamam a sua atenção.

Com base na pesquisa feita podemos traçar o perfil do público para conseguir adaptar o conteúdo de marketing produzido. Depois de definido o público-alvo é possível criar uma persona, um cliente imaginário em potencial. A persona possui todas as características do grupo que a empresa pretende alcançar, e é através dessa personificação que se torna mais fácil entender o comportamento do grupo alvo como um todo.

Além disso, também podem ser pesquisadas informações sobre os concorrentes. Isso é feito para entender as estratégias usadas e se diferençar. Por sua vez, as pesquisas sobre o mercado servem para entender como se posicionar.

  • Selecione os canais ideais para realizar a divulgação

Como vimos até aqui, devemos traçar os objetivos e conhecer o público-alvo que queremos atingir, certo? Essas dicas só surtirão efeito se o plano de marketing digital determinar em que canais devem ser lançados os conteúdos.

O mundo da internet possui muitos canais que podem ser usados. Assim, a empresa deve decidir quais os canais mais apropriados para atingir o público-alvo e para alcançar os objetivos traçados.

  • Decida o tipo de conteúdo que será publicado

Outra dica importante é saber escolher o conteúdo que se adequa aos interesses da empresa e público que quer alcançar. Além da qualidade do conteúdo, ele deve agregar ao cliente informações necessárias para uma experiência satisfatória.

  • Saiba monitorar os resultados alcançados

Não basta traçar um plano de marketing digital de qualidade e não acompanhar os resultados que ele alcançar, certo? É exatamente por isso que o uso de ferramentas como o Google Analytics pode ajudar. O programa gera relatórios que devem ser analisados para mensurar o impacto de cada ação nos resultados obtidos.

Quais os benefícios de fazer um plano de marketing digital?

Depois de entender o que é um plano de marketing digital e como elaborar, vamos entender que benefícios ele traz? Bom, não é novidade para ninguém o modo com a internet modificou a vida dos consumidores e das empresas, certo? Pois bem, a adoção de estratégias de marketing digital permite as empresas uma competição mais disputada pela atenção dos clientes. Isso porque uma das vantagens desse tipo de marketing é o baixo-custo envolvido, mas essa não é a única vantagem.

Vamos conferir quais são os benefícios de desenvolver um plano de marketing digital.

  • Mais competitividade para empresas de médio e pequeno porte

No marketing offline são exigidos investimentos mais robustos nas campanhas de marketing desenvolvidas. Nesse tipo de publicidade estão envolvidos custos com anúncios na televisão, na rádio e em jornais, o que se torna inviável para empresas de pequeno e médio porte.

Um dos grandes benefícios do marketing digital é o custo benefício. No ambiente digital, ou online, os custos são mais baixos, e mesmo com menores investimentos é possível alcançar bons resultados. O uso das redes sociais é um exemplo disso, publicações podem trazer bons resultados se embasadas por um bom plano de marketing digital.

  • Possibilidade de calcular os resultados obtidos

Enquanto o marketing offline tem alguns obstáculos em relação a mensuração dos resultados, no digital existem ferramentas próprias para análise. Por exemplo, pense em um anúncio feito por meio de um outdoor. Não existem meios da empresa saber quantas pessoas exatamente viram esse anúncio, o mesmo acontece com jornais, revistas e rádio.

Já no marketing digital é possível saber com precisão o número de pessoas que acessaram a página, quantas realizaram compra acessando o site através do anúncio, e se de fato, o investimento em publicidade surtiu os efeitos esperados.

A possibilidade de mensurar os resultados torna mais fácil a análise da qualidade do plano de marketing digital. Com isso, é possível direcionar os investimentos para as ações que geram melhores resultados.

  • Transformar a marca em uma referência

A produção de conteúdo que são divulgados através das mídias sociais, blogs, e sites podem ajudar no desenvolvimento da marca. Isso acontece porque ao disponibilizar para os clientes portal pra esclarecimento de dúvidas e conceitos a empresa passa aos consumidores um sinal de autoridade no assunto e no mercado em que atua.

Funciona da seguinte forma: ao perceber que uma empresa entende do assunto, é natural que os clientes confiem mais nela. Quanto mais a marca ganha a confiança do público, mais ganha destaque no mercado, e com o maior destaque são gerados melhores resultados.

  • Resultados mais duradouros

A inclusão do marketing de conteúdo no plano de marketing digital da empresa gera resultados que duram por muito tempo. Isso acontece porque, textos publicados no blog da empresa, por exemplo, estarão sempre disponíveis para os leitores e ao mesmo tempo garantindo a manutenção da reputação conquistada pela marca.

Ao desenvolver a estratégia de marketing de forma correta, serão gerados ativos para e empresa. Esses ativos garantem para a marca ganhos mesmo através de conteúdos que foram postados há algum tempo.

  • Melhorar a presença online e ganhar visibilidade

Em um ambiente repleto de tecnologias, os consumidores buscam empresas que estejam em destaque no ambiente digital. Empresas que tenham muitas informações disponibilizadas na internet e que tenham uma identidade de marca agradam mais os clientes.

Como os consumidores estão sempre na web para buscar informações e realizar pesquisas é essencial que a marca esteja bem posicionada. Redes sociais, blog e sites bem visitados garantam a marca lugar de destaque em relação aos seus concorrentes. Afinal, no mundo da internet o segredo é estar em visibilidade para ser facilmente encontrado.

  • Garantir maior engajamento do público

Além do plano de marketing digital proporcionar maior visibilidade, ele auxilia a marca a tornar seus clientes mais engajados. Não adianta uma empresa atrair novos clientes e não conseguir mantê-los engajados com a marca!

O segredo de grandes marcas é a fidelidade que conseguiram despertar em sua clientela, alcançando o patamar de referência na sua área. Com o aumento na concorrência, o maior desafio é fazer com que os usuários lembrem sempre da empresa quando pensarem em realizar suas compras e contratar serviços.

Os conteúdos digitais permitem maior interação da empresa com seus clientes, isso porque permite que eles respondam e façam perguntas diretamente, criando laços cada vez mais sólidos.

Que tal desenvolver agora mesmo seu plano de marketing digital?

Ficou claro como o plano de marketing digital é importante e como pode trazer benefícios para a sua empresa, não é mesmo? Também ficou evidente que a elaboração desse plano de marketing deve ser realizada por quem entende do assunto e pode ajudar sua empresa a alcançar os resultados esperados, certo?

Se você respondeu sim as perguntas feitas ali em cima, você precisa conhecer nosso portfólio de produtos e serviços para ter a certeza que somos a melhor empresa para realizar seu plano de marketing digital!

Somos uma empresa que desenvolve diversos tipos de tecnologias e que acredita que boas ideias fazem toda a diferença. Basta que você apresente sua ideia que a MEGA pode transforma-la em um plano de marketing digital de sucesso.

Entre em contato com a gente, temos uma equipe pronta para te atender!