Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Por mais desligado do mundo da tecnologia que você seja, com toda certeza já ouviu algo sobre as plataformas Android e IOS, não é? Pois bem, temos ai dois exemplos de sistemas operacionais (SO). No mercado existe uma infinidade de SO para você trabalhar. Alguns mais conhecidos como os citados acima e outros menos conhecidos pelos usuários finais.

Toda máquina, seja celular ou computador, possui peças que possibilitarão o funcionamento dos programas, como processador, memória etc. São os SO  que irão direcionar qual programa irá utilizar cada peça. É esse direcionamento que irá permitir que diversos apps sejam usados ao mesmo tempo.

Sistemas Operacionais: você acompanha as mudanças?

É importante lembrar que sem o sistema operacional um dispositivo não repassa as ações requeridas pelo usuário para a plataforma, pois é ele que irá assumir o controle dos componentes e os prepara para rodar os programas e receber as ordens do usuário. Os sistemas operacionais também são os responsáveis pela comunicação entre o computador, tablet ou celular com outros dispositivos, como webcam, usb, e impressora.

As grandes marcas de smartphones apostam em câmeras melhores e com mais resolução, memória com o dobro de espaço e processador mais veloz para aumentar cada vez mais as vendas dos produtos, porém as modificações no sistema operacional são muito importantes também, pois será ele o responsável em oferecer as novas funções e adaptar o aparelho aos novos gadgets

Sendo assim, acompanhar a mudança dos novos Sistemas operacionais é um fato importante para os desenvolvedores estarem mais preparados para o mercado e consequentemente ganharem destaque entre os seus clientes. Confira abaixo alguns dos os novos sistemas móveis disponíveis para os smartphones para você ficar de olho!

Sistemas Operacionais: você acompanha as mudanças?

Tizen 3.0

Quando o assunto é sistemas operacionais, o Android e o IOS são líderes absolutos no mercado, por isso não é a toa que muitos sistemas mobile alternativos  não duram muito, como foi o caso do Firefox. Toda via o Tizen, da Samsung continua firme, forte e com nova versão!

Após algum tempo estagnado, o sistema volta com muitos upgrades de sistema que irá  tornar a plataforma compatível aos  mais novos smartphones e tablets.  Além disso, outra novidade é a possibilidade de sistemas operacionais serem instalados em wearables, sistemas de entretenimentos de carros, drones, TVs, e headsets de realidade virtual.

iOS 9

O mais novo sistema operacional da Apple traz aplicativos inéditos  para iPhones e iPads, além de melhoras aos softwares nativos já existentes. 

No iPad, umas das novidades mais comentadas é a função de “Multitarefa”, onde o usuário consegue trabalhar com duas janelas abertas ao mesmo tempo, já os tablets ganharam um novo telcado, o QuickType,  que possui novos comandos para facilitar a navegação.

Outra aposta da empresa está na melhora do desempenho na vida útil da bateria, com o modo “Pouca Energia”, que servirá para  economizar a bateria levando a uma duração de até uma horas a mais. Além disso o novo SO está mais veloz, sendo capaz de suportar e rodar mais apps.

Windows 10

Após muitos clientes reclamarem do Windows 8, o Windows 10 é última tacada da Microsoft para continuar com a posição de  sistema operacional mais popular do planeta. Entre as novidade do sistema está a possibilidade de publicação de apps para telefones, computadores, tablets e para o Xbox. Com o Continuum, a facilidade fica ainda mais visível, segundo a empresa será possível carregar um computador inteiro dentro do bolso. E agora vem a melhor parte, o SO está sendo disponibilizado gratuitamente, a migração para a nova versão é a mais rápida já registrada.

Android 6.0 marshmallow

Feito para ser uma das versões do Android mais segura, devido ao suporte nativo a leitores biométricos, e prática. O Android 6.0 vem com diversas atualizações no sistema, uma das mais comentadas é o Now on Tap, onde é possível ter mais informações sobre qualquer conteúdo exibido na tela com apenas alguns cliques. Esse SO já está em distribuição para os aparelhos mobile mais modernos por meio de updates OTA e vem com tudo para mudar completamente a maneira como desenvolvemos as soluções de software.