/ 5 passos para contratar um desenvolvedor de aplicativos
Mercado Mobile

5 passos para contratar um desenvolvedor de aplicativos

O mercado de aplicativos mobile está se expandindo cada vez mais e com essa expansão surge a necessidade de um profissional: o desenvolvedor de aplicativos. Segundo a empresa de pesquisas Gartner, em 2013 as receitas geradas com aplicativos mobile ao redor do mundo produziram um montante aproximado de cerca US$26 bilhões, sendo que atualmente esse valor está previsto para mais que dobrar, atingindo US$58 bilhões até dezembro.

Embora exista a crescente e expressiva vontade empresarial de desenvolver e adquirir um aplicativo mobile visando à expansão dos seus negócios, ainda são muitas as dúvidas sobre o que é preciso para contratar um desenvolvedor de aplicativos. Abaixo, destacamos alguns pontos relevantes para lhe auxiliar na hora da escolha por um profissional.

Antes de tudo é importante frisar que o desenvolvimento de aplicativos exige muito planejamento e controle do projeto durante sua construção e evolução, visto que a manutenção e atualização do app são necessárias para acompanhar o desenvolvimento constante do mercado.

Qual seu objetivo com o aplicativo?

Para não errar na sua escolha, é necessário que você saiba exatamente o tipo de aplicativo que sua empresa pretende criar. Faça um levantamento principalmente do público-alvo, funcionalidades, aplicativos concorrentes e objetivos comerciais de seu negócio.

Assim ficará mais fácil procurar por portfólios de profissionais que possuam uma experiência técnica necessária para desenvolver aplicativos adequados e funcionais ao seu objetivo e escolher o melhor desenvolvedor de aplicativos para seu projeto.

Quais plataformas ele irá rodar?

Cada sistema operacional do smartphone ou tablet possui uma plataforma específica para desenvolvimento, por isso é importante deixar claro ao profissional quais serão as plataformas que seu aplicativo irá rodar desde que as negociações de iniciam.

É valido também nesse momento realizar um orçamento prévio do custo para evoluir o seu aplicativo para outras plataformas, como por exemplo, o web-app. Com essa opção seu aplicativo também pode ter a capacidade para rodar no “navegador” do smartphone.

Manutenção e suporte técnico

Como dito anteriormente, o acompanhamento e manutenção pós-criação e implementação de um aplicativo é tão, ou mais, importante que o seu projeto inicial. Para isso a manutenção precisa ser negociada juntamente com o projeto na hora de fechar um contrato.

Para se manter atualizado, o seu aplicativo precisa evoluir e assim gerar os resultados esperados.

Design como diferencial

Usar o design do seu aplicativo como diferencial é uma ótima maneira de chamar a atenção do usuário para o seu negócio.

Prazos

Faça um planejamento de prazos e datas para que assim exista uma melhor organização tanto da empresa como do desenvolvedor durante a implantação de seu projeto. Escolha desenvolvedores que possam trabalhar com grande antecedência, assim, caso ocorra algum um imprevisto durante o processo será mais fácil resolver.

Hoje, empresas com aplicativos próprios aumentam sua credibilidade e demonstram que estão atualizadas e inseridas nas novidades que facilitam o relacionamento com o cliente, por isso, não tenha medo, inove, seja criativo e ousado, assim você terá uma visibilidade e vantagem estratégica cada vez maior. 

 Aqui na Megaleios você encontra o desenvolvimento de aplicativos para qualquer que seja a plataforma escolhida e ainda possui o acompanhamento de nossa equipe que trabalhará junto com você, desde o projeto inicial da ideia, passando pelo escopo, desenvolvimento e testes até o treinamento e implantação do aplicativo.

Posts Relacionados

Fique por dentro das últimas da Mega

Conte com a Mega

Solicite um orçamento com a nossa equipe e desenvolva o melhor para o seu negócio.