Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

6 dicas matadoras para ganhar dinheiro com aplicativos mobile

Avalie este post

Embora o cenário econômico atual esteja com muitas dificuldades, o mercado mobile vem crescendo cada dia mais e muitas pessoas e empresas pensam em ganhar dinheiro com aplicativos. Segundo pesquisas, esse aumento nos investimentos em mobiles é dado principalmente pelas ferramentas que o aplicativo oferece, onde as empresas podem produzir mais, gastando menos e ainda ter a possibilidade lucro.

O lucro do mercado mobile está tão expressivo que, segundo a Gartner, 81% dos apps baixados, mesmo sendo grátis, movimentam anualmente mais de 15 bilhões de dólares.

6 dicas matadoras para ganhar dinheiro com aplicativos mobile

Todavia fica a questão no ar: Como ganhar dinheiro com aplicativos? Para te ajudar nisso separamos 6 dicas de como dar um empurrãozinho nos lucros via mobile. Confira!

1. Divulgação do aplicativo

Quando um usuário compra algum aplicativo através da Apple Store e Google Play, o desenvolvedor do programa obtém um lucro líquido de 60% do valor, sendo assim é importante criar uma estratégia de divulgação do seu aplicativo para que cada vez mais pessoas tenham conhecimento sobre ele.

2. Descubra qual o valor agregado

Para conseguir um bom lucro via mobile você deve descobrir o que faz o usuário agregar valor ao aplicativo, ou seja, qual vantagem seu cliente terá usando-o? A partir disso fica mais fácil identificar quais são as possíveis oportunidades para a monetização.

Uma maneira eficiente para realizar essa análise é criar uma opção de feedbacks e sugestões dentro do aplicativo, assim você recebe insights de melhorias no seu sistema.

3. Deixe espaço para publicidade

Quando você cria um espaço para que outras empresas ou serviços anunciem no aplicativo é possível cobrar um determinado valor por isso. Já que é possível veicular mais de um anúncio ao app, você pode ter várias empresas pagando por esse espaço.

As formas mais comuns de pagamento via anúncio é mensal, onde a empresa paga ao proprietário do aplicativo um valor fechado por mês, ou por clique, a cada clique na propaganda enquanto estiver navegando pela plataforma, você ganha uma porcentagem – geralmente centavos de dólar. O processo é parecido com serviços de afiliação utilizados em sites. Porém vale destacar que nessa última opção você não controla quem irá anunciar no seu aplicativo.

6 dicas matadoras para ganhar dinheiro com aplicativos mobile


4. Venda de produtos no aplicativo

Seguindo a linha de pensamento citada anteriormente, você pode ganhar dinheiro com aplicativos abrindo seu app para a venda online de produtos que interessam ao seu público-alvo, claro, com uma porcentagem das vendas sendo revertidas para você.

5. Investidores anjos e projetos patrocinados

Uma maneira de conseguir um apoio financeiro maior para o seu aplicativo é através de empresas e pessoas externas.

Os “investidores anjos” são pessoas que investem dinheiro em uma empresa em troca de ações, por acreditarem que futuramente tal ideia renderá lucros. Já os projetos patrocinados, embora sejam externos também, advém principalmente de empresas e marcas.

6. Versão premium

Seguindo a lógica da primeira dica, para atrair seu cliente ao app é possível liberar uma versão teste gratuita com algumas limitações e após determinado tempo de uso, permitir a compra de uma versão mais completa, passando assim a ganhar dinheiro com aplicativos premium.