Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Como publicar um aplicativo: guia completo
Avalie este post

Os aplicativos se tornaram essenciais em nossas vidas. Para constatar isso, basta analisar quantas vezes ao dia fazemos uso de aplicativos para realizar alguma tarefa. Talvez você tenha a curiosidade de saber: Como publicar um aplicativo?

Apps de notícias, de previsão e tempo, de mensagens, de entrega são usados diariamente para facilitar nossa vida. E a evolução no mundo dos aplicativos não para. A cada dia surgem novos apps para suprir novas necessidades ou para melhorar e incrementar apps que já existiam. A grande expansão do mercado de aplicativos fez com que esse ramo se tornasse atrativo.

Assim, o número de aplicativos desenvolvidos e lançados cresceu e com isso houve também um aumento na concorrência. Com a maior concorrência entre os apps tornou-se essencial desenvolver estratégias que garantam que o aplicativo desenvolvido conseguirá se destacar e alcançar sucesso.

Essa estratégia deve ser pensada para todas as etapas do processo de desenvolvimento de um app. Desde a concepção da ideia até o momento de publicar devem ser desenvolvidas estratégias para garantir um melhor rankeamento do app e consequentemente seu sucesso.

É comum que as pessoas pensem que depois de um longo processo de desenvolvimento o app esteja pronto. O que muitos não sabem é que publicar um app pode ser ainda mais difícil do que desenvolvê-lo. Saber como publicar um aplicativo é essencial para que ele não seja rejeitado pelas app stores.

Por esse motivo, foi desenvolvido para você um guia completo para te auxiliar no momento da publicação. Serão dadas algumas dicas de como publicar seu aplicativo tanto na App Store quanto no Google Play e conseguir sucesso.

Como publicar um aplicativo na App Store?

App Store é um serviço de distribuição de aplicativos desenvolvido pela Apple para distribuir os aplicativos do sistema operacional iOS. Assim como em outras stores, é preciso saber como publicar um aplicativo nessa plataforma.

Isso porque podem ocorrer do app não ser aceito por não estar em conformidade com as exigências. No caso da Apple Store, estatísticas apontam que a não conformidade com as diretrizes são o principal motivo de rejeição.

Saber como publicar um aplicativo para evitar essa rejeição é uma parte importantíssima do processo de desenvolvimento do app. O processo de publicação de um aplicativo na App Store pode representar um grande desafio para alguns.

Ainda que muitos tenham a noção de como publicar um aplicativo, existem detalhes específicos que devem ser levados em conta. Mesmo que existam instruções no site da Apple, elas não são completas, tornando o processo de publicação um grande desafio. Mas calma, vamos apresentar os passos principais que você deve seguir para entender como publicar um aplicativo na App Store.

1- Faça seu registro no Apple Developer Program (ADP)

A primeira etapa de como publicar um aplicativo na App Store é o registro na ADP. Esse registro deverá ser feito como desenvolvedor para ter acesso a ferramentas adicionais da Apple e realizar testes. O registro na ADP é obrigatório para quem quer publicar um aplicativo na App Store. Esse registro não é gratuito e seu valor pode variar de acordo com o tamanho da empresa.

2- Realize testes em seu aplicativo

Sabe como publicar um aplicativo garantindo que ele não será rejeitado? Teste o aplicativo! Mesmo que seu app tenha sido desenvolvido com um bom processo de codificação ele pode apresentar erros. Por isso, realize um teste completo para analisar a estabilidade e as especificidades do app.

Não basta realizar o teste apenas em um dispositivo iOS. O ideal é que o teste seja realizado no maior número de dispositivos possível. Assim, ficará testado se o app se adequa bem nos diversos modelos. Os testes devem ser feitos para agradas tanto a equipe de revisão da Apple quanto os futuros usuários. Então esteja atento e capriche nos testes!

3- Esteja atento as regras da App Store

Na Apple Store e em outras app stores existem regras que devem ser seguidas para publicar o app. Normalmente, essas regras de como publicar um aplicativo são passadas aos desenvolvedores. Essas regras devem ser seguidas para que o app não seja rejeitado.

Para facilitar e tornar mais fácil entender como publicar um aplicativo, sintetizamos as principais regras que devem ser seguidas. Vamos conhecê-las.

– Realize um teste de falha no seu aplicativo;

– Não use APIs privadas;

– Garanta que o aplicativo não é um clone de outros apps pré-instalados na App Store;

– Garanta que o app conta com recurso de compra In-app;

– Garanta que o app não use a câmera o microfone do dispositivo sem permissão do usuário;

– Use uma arte própria para o design do app, e caso seja de terceiros conte com a permissão para seu uso.

Seguindo essas regras básicas de como publicar um aplicativo na App Store, suas chances de rejeição diminuem bastante. Por sigo, entenda cada uma delas e as siga corretamente.

4- Escolha o ID do aplicativo corretamente

Para publicar um aplicativo na App Store você vai precisar de um ID. Na App Store você pode escolher entre dois tipos de ID, o explícito e o curinga. Caso você faça uso de recursos do iOS  você deve obrigatoriamente fazer uso de um ID explicito.

Essas funcionalidades são as notificações push ou iCloud.  Por outro lado, o ID curinga permite que sejam criados e instalados vários apps sem usar as funcionalidades descritas. Assim, escolher o ID que seja compatível com seu app é essencial para garantir que sua publicação não seja rejeitada.

5- Garanta seu certificado de distribuição e seu perfil de aprovisionamento

O próximo passo de como publicar um aplicativo na App Store diz respeito ao certificado exigido. O que é acontece é que para publicar um app para versão iOS é obrigatório possuir um certificado de distribuição. E para conseguir é necessário fazer uma solicitação de assinatura do certificado. Depois de fazer o pedido, é preciso aguardar sua aprovação.

Após conseguir o certificado de distribuição, a próxima etapa de como publicar um aplicativo é criar um perfil de aprovisionamento. Esse perfil tem a finalidade de comprovar a identidade do desenvolvedor a fim de que seja possível realizar testes do app no iPhone e iPad.

6- Faça a assinatura de código

A assinatura de código é a próxima etapa do nosso guia de como publicar um aplicativo. Mas o que isso quer dizer? Bom, assinar um código significa que definir as configurações de compilação no Xcode e passar uma assinatura de código. Esse processo serve como uma segurança, já que certifica que o app foi criado por você. Com a assinatura do código, qualquer alteração feita no aplicativo será diretamente notificada ao desenvolvedor. Além disso, essa assinatura protege contra malware.

7- Determine sua meta de implantação

O objetivo de implantação do seu aplicativo é outro ponto importante sobre como publicar um aplicativo. A metade implantação indica a versão mínima do sistema operacional em que seu aplicativo pode ser executado.  Uma vez definida a meta de implantação, ela pode ser alterada com uma nova atualização do app.

8- Atente-se às diretrizes da App Store

Depois de realizar essas etapas que indicam a maneira correta de como publicar um aplicativo, existem mais um detalhe importante. Não adianta realizar todas as etapas anteriores e nãos e atentar as diretrizes da App Store. A primeira delas diz respeito ao ícone do aplicativo. O ícone deve ter o tamanho e formato exigidos pela Apple.

Outra preocupação deve ser em relação às capturas de tela apresentadas no aplicativo. Poderão ser adicionadas 5 capturas de tela e pelo menos uma prévia.  Mais um detalhe a ser pensado é a descrição do aplicativo. Essa descrição deve conter o nome do app, o número da sua versão, a categoria a qual pertence, sua descrição detalhada e suas palavras-chave.

A classificação do aplicativo também deve ser definhada com cuidado já que deve atender ao conteúdo real do aplicativo. Caso contrário, o app corre o risco de ser rejeitado. Por fim, basta determinar o preço do aplicativo e escolher em quais lojas ele ficará disponível.

Depois de entender como publicar um aplicativo na App Store, vamos conhecer as etapas de publicação exigidas no Google Play.

Como publicar um aplicativo Android no Google Play

Outra app store bastante popular para publicar seu aplicativo é a Google Play. Nessa store o desenvolvedor poderá publicar os aplicativos desenvolvidos em sistemas operacionais Android. Para realizar corretamente essa publicação, é necessário seguir alguns passos, essas etapas serão apresentadas para você agora.

1- Faça uma conta de desenvolvedor

A primeira etapa de como publicar um aplicativo na Google Play é criar sua conta de desenvolvedor. Para abrir essa conta o custo é de aproximadamente US$25 e permite que sejam publicados quantos aplicativos você desejar. É nessa conta que você realizará todas as próximas etapas de como publicar um aplicativo.

2- Adicione o título e a descrição do app

O ideal nessa etapa de como publicar um aplicativo, é que o nome do app já tenha sido definido. O nome que será escolhido deve ser previamente pesquisado, assim como as palavras-chave usadas na descrição do app. Esses detalhes são essenciais para garantir um bom rankeamento do app na Google Play.

3- Adicione as capturas de tela do seu app

Nessa etapa você deve garantir que serão publicadas capturas de tela com boa qualidade de imagem. Além disso, é essencial que essas capturas demonstrem bem os recursos e funcionalidades do seu aplicativo.

4- Classifique o conteúdo do seu aplicativo

Mais uma exigência de como publicar seu aplicativo no Google Play é indicar a classificação do seu conteúdo. Para essa classificação será necessário responder algumas perguntas que irão determinar a faixa etária permitida. É importante responder de forma verdadeira essas perguntas, pois uma classificação errada pode atrapalhar no processo de publicação do app.

5- Defina a categoria do aplicativo

Escolher corretamente a categoria do aplicativo é uma ótima dica de como publicar um aplicativo no Google Store. O que acontece é que, ao escolher a categoria errada para o app, a procura dos usuários será dificultada.  Com isso, os usuários não terão acesso ao aplicativo e não poderão baixa-lo.

6- Adicione a política de privacidade

Essa etapa de como publicar um aplicativo é destinada aos aplicativos que fazem uso de dados do usuário. Para garantir que os dados serão coletados corretamente e usados sem vantagens, é necessário que essa política de privacidade seja adiciona ao aplicativo. Nessa politica de privacidade devem ser especificados aos usuários os dados que serão coletados e como serão usados. Alertas referentes a uma coleta de dados não especificados fazem com que o app seja retirado do ar.

7- Envie seu arquivo APK

Mais uma etapa para entender tudo sobre como publicar um aplicativo no Google Play é o envio do arquivo APK.  Nos dispositivos Android, só poderão ser baixados e instalados arquivos APK assinados. Para gerar sua chave acesse o Android Studio a fim de que seja possível enviar o arquivo APK.

8- Informe o preço do aplicativo

Mais uma etapa bastante importante de como publicar um aplicativo é adicionar o seu valor. No Google Play será necessário que no momento da publicação seja informado o valor monetário do aplicativo.

9- Faça o controle pós-publicação

Essa dica de como publicar um aplicativo é válida tanto para apps iOS quanto Android. Depois de realizar sua publicação com sucesso, é preciso estar atento aos bugs e as atualizações necessárias. Assim, é possível que o app seja mantido ativo na app store e possa ser baixado.

Depois de aprender tudo sobre como publicar um aplicativo, que tal desenvolver o seu agora mesmo?

Com certeza depois de aprender como publicar um aplicativo na App Store ou no Google Play essa missão se tornou mais fácil. Mas para que você chegue até a etapa de publicação de um aplicativo, é necessário desenvolve-lo, certo? Para desenvolver seu aplicativo você pode contar com a Megaleios, uma empresa especializada em tecnologia que irá te acompanhar em todas as etapas do desenvolvimento do seu aplicativo. Isso mesmo, a MEGA te acompanha desde a criação da ideia do seu app até o momento de sua publicação! Entre em contato com a gente e conheça a empresa que será sua parceira rumo ao sucesso do seu aplicativo!