Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

A tomada de decisões é um processo muito importante para o sucesso de uma empresa. É através dessas decisões que serão determinados os resultados alcançados e que será possível chegar mais perto do sucesso. Quando falamos em tomada de decisão a análise de dados se torna a principal fonte de informações para que as estratégias de ação sejam bem-feitas.

Ainda que muitos não saibam, a análise de dados também é fator decisivo para o marketing de uma empresa. Contar com esses dados é essencial pois eles te ilustrarão o cenário da forma mais clara possível. Além disso, os dados permitem que seja evitado o “olhar parcial” sobre a empresa e seus resultados.

No marketing, será através da análise de dados que se tornará mais simples compreender o comportamento do cliente e se adequar aos seus anseios. Construir um bom relacionamento com o cliente também pode ser mais fácil através da análise de dados.

A era digital pode facilitar muito os processos de obtenção e análise de dados. Isto porque na internet os consumidores geram diversos dados e sinais que podem nortear as estratégias de uma empresa.

Mas ainda que a obtenção de informações seja mais fácil, a análise de dados pode ser o grande desafio. Quando existe muita informação podem ocorrer ruídos que atrapalham na tomada de decisão. Por esse motivo é importante compreender a fundo essa era da informação e a forma correta de análise de dados.

O que é a Web Analytics?

Podemos definir a Web Analytics como a técnica de medir, coletar, analisar e produzir relatórios de dados de navegação. E também observar interação a fim de entender e otimizar sites. Isto quer dizer que se trata de uma estratégia de acessar as informações geradas pelas ações dos usuários para entender seu comportamento.

A análise de dados da web auxilia os profissionais do marketing a compreenderem o comportamento online do consumidor e tomarem melhores decisões. Segundo pesquisas divulgadas, as empresas que passam a fazer uso da Web Analytics passam a ser mais produtivas e a gerar melhores resultados.

Essa análise dos dados pode ser realizada de diferentes formas. A primeira delas é a análise quantitativa dos dados. Através dela é possível obter um resumo da situação e ter um panorama geral. Essa é considerada a primeira etapa da análise de dados e nos leva diretamente à análise qualitativa dos dados.

Na análise qualitativa a empresa já possui os dados coletados e deve compreender de forma mais ampla os processos que levaram a tais informações. Além de entender o processo, é nessa etapa que serão definidas as melhores estratégias a serem tomadas pela empresa.

Quais as principais ferramentas de análise de dados na web?

  • Google Analytics

A análise de dados é extremamente importante para o sucesso de qualquer negócio. Obter informações relevantes garante um bom direcionamento nas ações. Entendendo a importância da análise de dados o Google desenvolveu uma ferramenta própria para a função. O Google Analytics é considerado uma das ferramentas mais eficiente para análise de dados.

Mas qual tipo de informação é possível conseguir com o Google Analytics. Dados como o número de acessos, o engajamento, a retenção, a taxa de saída e o sucesso de cada conteúdo.

Essas informações ajudam em tarefas bastante relevantes do monitoramento. E conhecer a resposta do público-alvo é essencial para qualquer negócio, principalmente quando se tratam de serviços e produtos online.

Com o Google Analytics é possível identificar o comportamento do público em relação a campanhas de marketing, produtos oferecidos e até melhorias feitas no site. Com esse monitoramento fica mais fácil entender o que está certo e o que está errado, e como melhorar seu negócio.

As campanhas de marketing, que são tão importantes para melhorar seus resultados também se tornam mais eficientes com os dados do Google Analytics. No marketing digital informação vale ouro, isto porque essas informações são a garantia de uma campanha bem ajustada ao público-alvo.

Outra vantagem do Google Analytics é permitir que o desenvolvedor acompanhe de perto as metas traçadas para o negócio. Além disso, é possível conhecer mais sobre a sua persona e garantir que o consumidor tenha a melhor experiência possível no ambiente digital.

  • Adobe Analytics

Semelhante a ferramenta apresentada anteriormente, o Adobe Analytics é mais completo por oferecer soluções até para varejistas e lojistas que desejam integrar seus e-commerces na ferramenta.

Essa ferramenta permite a implementação em tempo real de análises e segmentações detalhadas em todos os canais de marketing. Além disso, facilita a compreensão de qual o público-alvo mais relevante para a sua campanha.

Mas não é só isso, essa ferramenta pode ser bastante útil para sugerir ideias assertivas de como gerar resultados positivos com essa análise de dados. Ou seja, auxilia tanto na coleta dos dados quanto na sua análise.

  • Web Trend Analytics

Outra ferramenta que ajuda no momento de coletar e analisar dados é a Web Trend Analytics. Com ela é possível acompanha a jornada do usuário no site, e acompanhar em tempo real o desempenho das campanhas de marketing.

Um diferencial da Web Trend Analytics é ter acesso a relatórios intuitivos que auxiliam na análise de dados e na definição das melhores estratégias.

Como a análise de dados melhorara a relação com o cliente?

A análise de dados é o caminho mais fácil para entender os clientes e responder as suas necessidades. Neste aspecto, a análise de dados pode gerar diversas vantagens para captar e fidelizar os clientes. Vamos entender um pouco mais como a Web Analytics gera benefícios para a empresa e para os consumidores.

  • Melhor segmentação do público-alvo

Um dos principais objetivos de uma empresa é atrair a atenção de um determinado grupo de consumidores. E a busca pelo público-alvo só alcança sucesso quando a empresa conhece o perfil da sua persona e sabe a forma correta de atrair sua atenção.

Através dos conhecimentos obtidos, a empresa pode direcionar os esforços e evitar desperdícios de recursos, investindo no público certo. E será através da análise de dados que o perfil a ser conquistado será melhor compreendido.

Com base nos dados coletados é possível conhecer detalhes importantes do consumidor bem como seu comportamento. Características como localização, idade, hábito de consumo e conteúdos acessados pode segmentar o público e ajudar a empresa a direcionar suas ações.

  • Melhor compreensão do que os clientes realmente desejam

Por meio da análise de dados é possível fazer um cruzamento de várias informações para conhecer o histórico de compra do consumidor. Possuir dados sobre os itens que ele usualmente escolhe, dúvidas geradas durante o atendimento e seu comportamento nas redes sociais aumenta as chances de entregar a ele a experiência de compra que ele realmente deseja.

Com base nesses dados a empresa pode promover ações que direcionem esse consumidor para produtos que ele realmente quer. E entender os desejos do consumidor é o primeiro passo para conquista-lo e estreitar sua relação com a empresa.

  • Melhor interação no momento do atendimento

Ao ter acesso às informações sobre determinado cliente e a forma como ele interage com os canais de comunicação da empresa, a chance de interagir de forma mais eficaz com ele no momento do atendimento é elevada.

Isso acontece porque, ao saber as características e informações sobre o cliente, são evitadas etapas desgastantes do atendimento. Especialmente a coleta de dados para a sua identificação quando o atendimento é iniciado.

Com isso tudo, os dados relacionados ao cliente ficam acessíveis, o que melhora consideravelmente a experiência do consumidor. E melhores experiências tendem a resultar em maior engajamento com a marca.

  • Maior facilidade para identificar a insatisfação dos clientes

Mais uma forma de gerar melhor relação com os clientes é a possibilidade de identificar mais facilmente sua insatisfação. E através da análise de dados essa identificação também fica facilitada.

Isso é possível através do cruzamento dos dados obtidos por meio dos atendimentos, redes sociais e demais canais de relacionamento. Assim, se torna mais simples entender o real motivo da insatisfação.

E não para por aí. Depois de identificar a razão da insatisfação, fica mais fácil elaborar estratégias para solucionar os problemas através da análise dos dados já coletados.

  • Aumento na eficiência dos canais de atendimento

Uma estratégia multicanal é necessária a fim de proporcionar o melhor atendimento e experiência para o público, independentemente do meio escolhido. Por meio da análise de dados, é mais fácil compreender qual o canal mais adequado, de acordo com as suas necessidades e disponibilidade de cada cliente.

  • Personalização do atendimento

Com a análise de dados é possível conhecer cada cliente individualmente oferecer a ele uma experiência diferenciada. Conhecendo a fundo sua persona, as campanhas padronizadas podem ficar para trás. Através dos dados é possível criar uma identificação com o público e gerar maior engajamento.

Através de uma boa análise de dados a empresa pode encontrar e adotar soluções inovadoras para ultrapassar as expectativas dos clientes. E por meio dessa superação das expectativas, a empresa se destaca cada vez mais no mercado.

  • Personalização das ofertas

Além de possibilitar a personalização do atendimento, a análise de dados permite oferecer aos consumidores ofertas personalizadas. Conhecendo o comportamento do cliente e consequentemente seu perfil de compra, é possível ofertar a ele o que ele deseja.

Isso quer dizer conhecer a assinatura digital do cliente. Ao conhecer essa assinatura, a empresa passa a entender melhor seu comportamento no site, seu uso das redes sociais e sua localização frequente.

  • Identificar e reconquistar clientes inativos

Clientes inativos são aqueles que, por alguma insatisfação deixam de comprar na empresa. Com o uso da análise de dados, é possível entender o comportamento desse cliente. Assim, você pode adotar a estratégia certa para reconquistá-lo.

Algumas das estratégias adotadas podem ser: oferecer ofertas de produtos do seu interesse, cupons de desconto e condições de compra exclusivas. Através destas práticas é mais fácil retomar o relacionamento e reconquistar esse público.

  • Mapear o ciclo de compras

O ciclo de compras de um cliente compreende todas as etapas que ele passa até realizar a compra de um produto. Ou seja, desde o momento em que ele faz o primeiro contato até o fechamento da venda.

E a análise de dados também pode ser bastante útil nesse quesito.  Identificar os fatores determinantes para a decisão de compra ajuda a levantar as melhores abordagens nas interações. Com estratégias mais ajustadas, a tendência é que o clico de venda seja reduzido, gerando melhores resultados em menor tempo.

  • Fidelizar os clientes

Fazendo uso da análise de dados para conhecer melhor os clientes e entender seus anseios a relação da empresa com o consumidor é otimizada. Assim, é mais fácil proporcionar uma experiência mais agradável durante a jornada de compra, oferecendo soluções mais relevantes.

E a experiência do comprador é determinante na fidelização do público.  Afinal, um relacionamento de longo prazo é construído através de boas experiências e confiança na marca.

Por meio da análise de dados se torna possível fazer recomendações mais relevantes, reduzir o tempo de resposta para solução de problemas e acertar no momento de exibir ofertas. Cada um destes aspectos ajuda a tornar o cliente fidelizado podendo ainda gerar marketing espontâneo para a empresa.

O que podemos concluir sobre a análise de dados na web e sua relação com a satisfação dos usuários?

A possibilidade de análise de dados transforma o modo com as empresas gerenciam e planejam suas ações de marketing. Através da Web Analytics é possível entender melhor o cenário em que a empresa está inserida.

Mas não é só isso. Talvez o grande trunfo da análise de dados seja a possibilidade de conhecer mais sobre o comportamento dos seus visitantes e clientes e planejar ações mais assertivas.

Ao conhecer melhor seu público, fica mais fácil acertar nas estratégias de prospecção e estreitar a relação com seus consumidores. Esses fatores geram clientes mais satisfeitos e com experiências cada vez mais satisfatórias no ambiente digital.

Será a partir de experiências positivas, que será elevada a confiança na empresa e a possibilidade de manter o relacionamento em novas compras.