Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Todo ano o número de aplicativos mobile vem crescendo devido ao uso cada vez maior dos celulares no dia a dia.  Entre a gama já existente de aplicativos comerciais, muitas empresas notaram nesse recurso um ótimo investimento para seus negócios. Mas o que é necessário para criar um aplicativo?

Criar um aplicativo: entenda a complexidade e quais os profissionais envolvidos

Não importa o tamanho da sua empresa, pequena, média, ou grande, sempre é possível criar um aplicativo que produza uma maior interação com o seu cliente, somem mais vendas, entre outros benéficos. Todavia, o desenvolvimento de app não é tão simples quanto muitos imaginam, para compreender melhor o preço final de um aplicativo mobile, é essencial ter uma noção do seu desenvolvimento. Para termos uma ideia, a criação de um aplicativo exige conhecimento nas áreas de design e desenvolvimento de software, sem contar que, dependendo da finalidade do aplicativo, ele utiliza tecnologias diferentes das usadas para a criação de sites, deixando o trabalho ainda mais exclusivo e trabalhoso.

Equipe necessária  para criar um app

Para se fazer um aplicativo é necessário no mínimo uma equipe formada por: Designer, para criar a parte visual e todo o conteúdo que seu aplicativo terá, programador, que irá codificar o aplicativo, gerente de projeto, será responsável pela qualidade geral do aplicativo, e uma pessoa para o atendimento com o objetivo de entender as necessidades e expectativas e passar para a equipe

Porém quanto mais complexo o seu projeto mais profissionais serão necessários para programar ou para produzir conteúdo. Em muitas empresas o time de profissionais responsáveis por criar um aplicativo é o seguinte:

Designer e Webdesigner

O designer elaborará todo o desenho das interfaces do aplicativo, considerando principalmente a usabilidade do layout, elemento fundamental para que o app tenha um bom resultado final.  Após isso o webdesigner irá aplicar layout feito anteriormente na plataforma do mobile.

Analista de sistemas

Esse profissional terá a tarefa de compreender quais são as necessidades e objetivos que o cliente busca e então, especificar por escrito o que precisa ser feito.  Além de entender sobre desenvolvimento de software e, em alguns casos, também ajuda na programação.

Criar um aplicativo: entenda a complexidade e quais os profissionais envolvidos

Arquiteto de Software

Analisará quais são as necessidades específicas do projeto e determina qual será a estrutura técnica que mais se adéqua ao mobile proposto.  Este profissional também participa da programação do aplicativo, e muitas vezes é responsável pelas partes mais complicadas do projeto.

Desenvolvedor / Programador

O desenvolvedor transformará, a partir dos apontamentos do arquiteto e do analista, aplicativo em código. Este código é responsável pela conexão com o banco de dados além de estar diretamente ligado a camada visual, onde acontecerá a  leitura, gravação e exposição das informações. O programador é responsável por praticamente 50% do desenvolvimento total de um projeto.

Analista de Testes

Analisará se a codificação está de acordo com o que foi solicitado na especificação do Analista de Sistemas, além de verificar se não há erros no sistema do app. Em empresas menores o próprio analista de sistemas fica responsável pela validação.

Gerente de Projetos ou Coordenador

É o profissional responsável por criar e acompanhar as datas e prazos do projeto, além de designar as tarefas para os profissionais.

Existem muitas ferramentas e portais online que produzem aplicativos  de forma muito rapidamente a um custo á baixo do mercado. Porém é necessário ter consciência que valor que se paga está diretamente ligado à qualidade do produto final. Geralmente tais apps aceitam poucas especificações, gerando muitos projetos semelhantes, ou idênticos. Como consequência disso ganhará pouquíssimo destaque nas lojas e nos dispositivos dos usuários.  Aqui na Megaleios trabalhamos com uma equipe completa e muito capacitada para atender a todos os tipos de projetos e orçamentos.