Embora a maioria das pessoas ainda não saiba o que é a gamificação (ou gamification, no termo original) essa estratégia tem marcado presença em tudo o que fazemos em nos últimos anos.
O termo foi utilizado pela primeira vez no ano de 2002 pelo britânico Nick Pelling. O programador propôs a aplicação de conceitos, design e mecânicas da tecnologia gamer para motivar e cativar as pessoas a resolverem situações do mundo real. Porém, foi só em 2010 que a ideia ganharia o mercado. Empresários começaram a investir na criação de sistemas de conquistas e recompensas para gerar maior engajamento entre seus clientes e até motivar seus funcionários.
Sendo assim, gamificação nada mais é do que a utilização de mecânicas e pensamentos de jogos em aplicações que não são os de games.
Atualmente um dos maiores desafios é manter as pessoas focadas e, ao mesmo tempo, entretidas, por isso o marketing digital e mobile, apropria-se muito da estratégia de gamification através de pontos, premiações, badges, missões, avatares, placares e desafios para estimular a participação e engajar os clientes. Tornar uma atividade maçante em algo estimulante e prazeroso, além de aumentar o engajamento é um dos melhores meios para se aumentar a fidelidade do consumidor.
Segundo especialistas, o sucesso dessa estratégia está ligado diretamente a memória do consumidor: 20% das pessoas lembram mais do que ouvem, 30% do que vêem e ouvem, e 60% do que jogam ou interagem.
Se você ainda não tem ideia de como aumentar o engajamento do seu app através da gamification, confira algumas dicas:
1. Defina metas e alcance da estratégia
Primeiramente é necessário definir quais serão os objetivos a serem alcançados e o que a sua empresa busca gamificar e quais problemas gostaria de resolver.
2. Analise e determine quem será o público alvo da gamificação
Existem diversos tipos de consumidores no mercado, para a estratégia de gamification os principais são:
Dominantes: Jogam especificamente para competir e vencer.
Egocêntricos: Jogam para ganhar reconhecimento.
Sociais: Jogam para conhecer pessoas.
Exploradores: Jogam para descobrir possibilidades e segredos.
3. Descobrir a motivação intrínseca do consumidor
O que fará ele se interessar pela sua estratégia? Entretenimento, socialização, reconhecimento ou colaboração? Desafio é algo que motiva as pessoas para atingir seus objetivos.
4. Reconheça os hábitos e tendências do seu usuário
Uma pesquisa de público alvo mais ampla trará bons resultados não só para a estratégia de gamification, como para futuras ações de marketing on e off . O que os motiva? Crie uma boa experiência, sempre!
5. Capriche na história
A história é a base de todo desafio, ela vai definir a experiência que a sua empresa quer que os nossos usuários vivenciem. Pense no visual, contexto e narrativa para os usuários.
6. Feedback do usuário
Sempre fique de olho no feedback do cliente, encontre o equilíbrio para que a experiência seja boa, sem cair em um nível de dificuldade que não permite avançar ou que seja muito simples, que não apresenta qualquer desafio. Manter o equilíbrio é importante.
Diversas empresas já perceberam a necessidade de adaptar seus processos e incorporar a gamificação como parte indispensável dos seus negócios. As ações de marketing e publicidade estão aí para levar o consumidor até a sua marca, por isso a gamificação surgiu, para reter ainda mais este público e fazer com que ele se identifique de maneira espontânea e divertida.
Tem alguma dúvida sobre como ajustar o seu aplicativo ao sistema gamification? Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e faça um orçamento. A Megaleios tem um time completo de profissionais capacitados para desenvolver a melhor plataforma mobile para você.