Você sabia que uma lean startup pode ser a solução para começar um negócio de sucesso?
Na forma tradicional para a criação de uma empresa existe um caminho bem longo e detalhado até que o produto, que será comercializado, chegue ao consumidor final. Nesse plano tem-se a ideia de que o mercado é algo imutável e que o produto será um sucesso com toda certeza.
O que acontece muitas vezes é que o produto final oferecido, desenvolvido após meses e muitas fases, não corresponde à necessidade dos clientes. Para maioria das empresas é tarde de mais para ajustar o seu produto a essa situação, pois o plano de negócios feito de maneira tradicional previa que nessa fase o produto seria um sucesso e já começaria a aparecer o lucro.
Segundo pesquisas, esta é uma das principais razões pelas quais as 9 de casa 10 empresas falham. Pensando em um método alternativo a este modelo de gestão, Eric Ries desenvolveu o lean starup.
O que é uma Lean Startup?
Na realidade o conceito “lean” já é conhecido há algum tempo, neste conceito usa-se a estratégia de atuar localmente em cada item de desperdício de tempo, custo ou recursos, para chegar a uma qualidade maior e um time-to-market mais rápido. Porém o termo veio à tona e se popularizou mundialmente quando Eric Ries lançou o livro “The Lean Startup” combinando ideias de marketing, tecnologia e gestão. A partir disso podemos dizer que esse conceito vem revolucionando a maneira como os empreendedores estão criando novos negócios inovadores.
O conceito de Lean Startup ou “Startup Enxuta”, “Startup Magra”, em português, analisa algumas diretrizes básicas para que as ideias iniciais de um negócios sejam executadas com o objetivo de aproximar o empresário a um modelo de negócios mais sustentável e que efetivamente seja bem-sucedido no futuro. As principais diretrizes são:
Desenvolvimento da estrutura física, contábil, financeira e administrativa levando em conta um bom planejamento inicial e de testes de mercado relacionados com a sua ideia.
Ciclos CMA , que significa Construir, Medir e Aprender, através do meios que o empreendedor desenvolve protótipos dos produtos ou serviços que pretende comercializar, mensura os resultados e feedback entre seus consumidores em potencial e aprende com essas experiências para aperfeiçoar ainda mais seu produto.
A Interação constante com usuários, independentemente da época em que eles se tornaram seus clientes. O feedback é um dos aspectos mais importantes nesse modelo pois, é uma forma constante de visualizar oportunidades de melhorar os aspectos essenciais de seu produto, de acordo com as preferências do público-alvo.
Outro ponto importante é a validação das hipóteses iniciais feitas no plano de negócios, como por exemplo o valor de seu produto no mercado e possibilidades de crescimento e expansão. Essa confirmação e validação devem ser feitas de forma real, com uma pesquisa com consumidores pertencentes ao seu público-alvo.
Por que buscar esse modelo ?
O modelo Lean Startup buscar ser um modelo sustentável e mais rendável de negócio, que é aquele desejado por todo empreendedor: rendimentos crescentes; renda maior do que as despesas; produto com apelo de mercado; marketing com resultados efetivos etc. Quando esses aspectos vão bem, atraem mais investimentos, o negócio pode assumir compromissos de longo prazo, expandir sua rede de atuação, contratar mais funcionários, etc.
No período de validação das hipóteses, é preciso manter uma estrutura mais enxuta, que aja por etapas e use racionalmente seus investimentos.
Este modelo está ganhando cada vez mais espaço entre as organizações e empresas, e é um dos segredos para se alcançar o crescimento exponencial da receita no desenvolvimento dos negócios, validando rapidamente os modelos de negócios e seus produtos utilizando os conceitos de MVP (Minimum Viable Product):
Minimum: o menor tamanho possível, que possa ser entregue no menor tempo possível.
Viable: uma proposição de valor importante o suficiente para que seu principal cliente adote esse produto, se possível gerando receita.
Product: funcionalidades encaixadas em uma entrega que se assemelhe a um produto coeso e útil.
Por que adotar esse modelo em meu negócio?
Antes de tudo é valido lembrar o conceito lean pode ser aplicado com sucesso a qualquer tipo de negócio.
Mas, se você ainda não se convenceu a adotar ou implementar ao seu negócio as metodologias lean, veja abaixo alguns motivos do porque você deve mudar de ideia:
- Tornam mais ágeis todos os processos internos e externos da organização;
- Tornam a organização mais flexível e mais eficiente em função dos constantes ajustes necessários e para se atingir o(s) objetivo(s) de médio a longo prazo;
- Trazem a adoção de novas estratégias, ou seja, permitem descobrir o que está e o que não está dando efetivamente certo na empresa;
- Permitem descobrir e eliminar as fontes de desperdício (materiais, financeiros, humanos) mais rapidamente, otimizando assim os investimentos;
- Contribuem para novos insights obtidos a partir dos feedbacks dos clientes/usuários.