Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Com o constante crescimento dos dispositivos móveis, os desktops estão ficando cada vez mais obsoletos. No Brasil, mais de 80% da população possui algum dispositivo móvel, e 43 milhões de brasileiros se utilizam dos aplicativos móveis diariamente.  O celular é hoje o companheiro inseparável das pessoas e o meio mais prático e eficiente para fazer pesquisas, compras ou para o entretenimento.

Não é segredo para nenhuma empresa, independentemente do seu tamanho, que as compras por dispositivos mobile se consolidaram como uma forte tendência mundial de consumo, sendo também o futuro do comércio virtual. Neste ano completará  20 anos da chegada do mercado mobile no Brasil, e o contexto não poderia ser mais favorável.

Conforme aponta a Associação Brasileira de E-commerce (ABComm) “cerca de 19% dos acessos a lojas virtuais em 2015 foram feitos via dispositivos móveis”. Até o fim do ano de 2016, a previsão é de que esse número aumente para perto de 30% e, até 2018, para 50% do total de comercializações nacionais.

Se analisarmos a esfera do mobile marketing, é certo dizer que hoje o celular é a nova ferramenta para a divulgação de promoções, ações, além de promover o diálogo direto entre fornecedor e consumidor. Quando se opta por uma comunicação mobile é a oportunidade de falar com o maior número possível de clientes, de forma rápida e barata. Conforme pesquisa da Google estima-se que no Brasil existam 40 milhões de consumidores multitelas, ou seja, que possuem TV, computador e smartphone. Além da agilidade, a possibilidade multimídia do telefone móvel é um benefício para as empresas conquistarem o seu cliente.

Desde o lançamento dos  smartphones, os aplicativos móveis  dominam o mercado, e atualmente garantem boa parte desse tempo gasto em dispositivos mobile, principalmente as redes sociais e jogos. Porém, é válido destacar que as empresas que buscam conquistar espaço nessa oportunidade de mercado, devem aproveitar este nicho através de diferentes focos, como engajar, auxiliar ou mesmo vender.

O marketing mobile oferece oportunidades exclusivas e únicas. Os negócios que souberam utilizar como uma maneira estratégica estas plataformas, com toda certeza obterão  um relacionamento mais próximo, personalizado e intenso com seu público.

Com o surgimento da possibilidade de desenvolvimento de um aplicativo personalizado para cada negócio, relevou outra faceta interessante para o  marketing digital. Com o uso desses aplicativos mobile, o próprio usuário acaba gerando um engajamento inédito, onde as empresas colocam-se como fontes de informações, entretenimento e serviço ao consumidor, e em troca conseguem  informações sobre o perfil do usuário que poderão servir como fontes para ações e oportunidades futuras.

Os aplicativos móveis podem ser a diferença que está faltando para você se relacionar com o seu público alvo de forma criativa, ágil, intima e significativa. O mobile marketing não é mais uma alternativa para o futuro, e sim, uma necessidade no presente, afinal quando é possível gerar uma experiência gratificante dentro de alguma plataforma da empresa, o cliente se sente mais confortável e valorizado e consequentemente atribuirá um valor agregado a sua marca, e por fim, ao seu produto.