Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

site-responsivo

Site responsivo, site mobile ou aplicativo? Qual escolher?

Site responsivo, site mobile ou aplicativo? Qual escolher?
Avalie este post

Com o crescimento cada vez maior do acesso à Internet, torna-se essencial para marcas, empresas e empreendedores se fazer presente também nos canais mobile. Especialmente depois que o Google passou a priorizar o ranqueamento de quem está presente nos smartphones e tablets. O problema, depois de entender que você precisa estar dentro do celular do seu público-alvo, é a tomada da grande decisão: site responsivo, site mobile ou aplicativo? Qual escolher? Para ajudar nessa decisão, apresentamos abaixo uma breve descrição de cada formato e, se você continuar na dúvida, pode consultar uma outra matéria já publicada aqui sobre o assunto.

Site responsivo, site mobile ou aplicativo? Qual escolher?

 

Site mobile

Esse formato é aquele em que uma verão do site foi desenvolvida especificamente para funcionar no telefone. O endereço da página geralmente inicia com “m.” e por isso a versão mobile é conhecida como “m ponto”. Os sites mobiles são programados para funcionar como uma versão mais leve do site desktop (aquele que vemos nos computadores), ou seja, apresentam características que tornam a navegação mais fácil, simples e rápida, muitas vezes omitindo informações menos importantes que teria a versão desktop do mesmo site. Nesse tipo de site, tudo é pensado para atender as principais demandas de quem está acessando por meio de uma tela pequena.

Site responsivo

Ganhando cada vez mais popularidade, o site responsivo é uma versão planejada para se adaptar automaticamente aos mais diversos formatos de tela, ou seja, o mesmo site que é visto no computador, também é exibido em um tablet ou celular, mas sempre adaptado para que a experiência do usuário seja otimizada. Dessa forma, o conteúdo da página se alinha, reorganiza e redimensiona da acordo com cada dispositivo para melhorar a usabilidade seja no ambiente desktop ou mobile.

Site responsivo, site mobile ou aplicativo? Qual escolher?

Aplicativo

Como sempre explicamos por aqui, os aplicativos (ou apps) são muito mais abrangentes e, por isso, você não precisa escolher entre ele e uma versão mobile friendly para o seu site: você pode ter ambos. O desenvolvimento de aplicativos para sua marca ou empresa torna mais abrangente a experiência do usuário e até mesmo na coleta dos dados desse usuário para transformar essa experiência. Os aplicativos mobile são ideais para fazer-se presente no dia a dia do seu público-alvo, fidelizando a audiência e oferecendo o seu produto ou serviço de forma muito mais eficaz, muitas vezes dispensando até mesmo o acesso à Internet,