Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

4 dicas para faturar com um aplicativo de transporte
Avalie este post

Quem é que nunca precisou utilizar algum aplicativo de transporte para não se atrasar à uma reunião importante ou ao voltar de uma festa com os amigos? Identificou-se? Hoje em dia é raro encontrar alguém que não tenha instalado pelo menos um app de transporte, como o UBER, 99 Táxi ou Cabify. Estes são os mais famosos do mercado, tanto em mídia como em número de downloads, mas engana-se quem pensa que este é um mercado fechado.

Apostar em um aplicativo de transporte é investir em um mercado que já modificou completamente os meios de transporte e a relação entre público e prestadores de serviços. Aquele antigo modelo de ligar para um taxista, verificar disponibilidade de atendimento e horário e (principalmente) não ter qualquer outra opção no mercado, não existe mais. Agora, graças aos aplicativos de transporte, você pode escolher entre várias empresas, formas de pagamento, comparar preços e muito mais.

 

+ Como fazer um aplicativo de sucesso?

 

Que tal fazer parte deste mercado? Na sequência do post você confere em detalhes 4 dicas para faturar com um aplicativo de transporte. Veja a seguir!

 

1 – Tenha um ÓTIMO aplicativo de transporte

O primeiro passo para ter um aplicativo de transporte de sucesso é não abrir mão daquilo que é o mais importante: o próprio app. Seu aplicativo precisa ser de alto nível, ter um layout moderno e funcionalidades que conquistem o público.

Seu aplicativo de transporte não pode ser inferior ao que o mercado já oferece. É essencial apostar em funcionalidades de primeira linha, em um layout criativo e por aí vai.

 

Como ocorre em qualquer outro serviço, você não pode abrir mão da qualidade. Para um aplicativo de transporte ter sucesso no mercado, isto é uma regra! E tudo começa com uma boa ideia… você tem uma? É fundamental partir de um conceito criativo e inovador. Proporcionar algo de diferente para o público, mesmo que seja uma pequena mudança, pode ser o pulo de gato. Analise o mercado!

Seu aplicativo de transporte também precisa contar com ótimas funcionalidades. Imagine só o seu cliente precisar urgentemente de um motorista e no exato momento em quer for utilizar o app, o mesmo não responde adequadamente. Um app de transporte que trava, que não exibe o mapa da localização, não aponta o perfil do motorista ou não permite pagamento online… assim não há app que sobreviva. Não entre no mercado com um aplicativo repleto de falhas e que possa gerar insatisfação. A bola de neve negativa pode arruinar seu negócio.

 

+ O que você precisa para fazer o seu próprio aplicativo?

 

Dentro do desenvolvimento de aplicativo, o layout do app também merece atenção mais que especial. É o visual do seu app que irá chamar a atenção do consumidor em um primeiro momento. Um aplicativo com layout moderno pode ser o elemento-chave para uma pessoa escolher o seu app. Uma boa dica neste momento é observar os cases de sucesso das empresas que podem desenvolver seu app. Veja como é a linha criativa e a versatilidade de quem irá trabalhar no projeto.

 

2 – Gerencie 100% do negócio

Para faturar com um aplicativo de transporte é preciso gerenciar 100% do negócio. É neste ponto que ter um sistema web faz a diferença para  acompanhar as ações dentro desta plataforma online. Um grande diferencial do sistema web é a possibilidade de conferir em tempo real todas as ações realizadas naquele exato momento.

Por exemplo: se 10 corridas forem solicitadas ao mesmo tempo, pelo sistema web, você poderá conferir os trajetos, quais são os motoristas, quais os valores envolvidos, quando serão encerradas as corridas, etc. Desta maneira é possível ter uma noção mais clara a de tudo o que acontece dentro do aplicativo de transporte. Também é possível extrair relatórios personalizados que indicam como está o desempenho do app.

 

3 – Fique de olho na legislação

Quem é que se lembra das “brigas” judiciais entre motoristas de táxi e motoristas de UBER e a Prefeitura de São Paulo? O que acontece é que podem existir diferenças entre as legislações municipais para o funcionamento de um aplicativo de transporte. O que funciona como regra  na capital paulista, por exemplo, pode ser totalmente diferente do que ocorre no Rio de Janeiro.

A dica é pesquisar com muita atenção sobre a legislação vigente. Por exemplo, se o seu aplicativo de transporte estará disponível somente em Porto Alegre, consulte os órgãos municipais competentes. Verifique se há necessidade de documentos específicos ou se é preciso alguma licença especial para viabilizar o serviço . São muitos detalhes que podem estar envolvidos e uma boa dica é contratar o serviço de advogados especializados. Lembre-se: é fundamental se resguardar juridicamente.

 

4 – Não pare de inovar

A última dica para faturar com um aplicativo de transporte é não deixar JAMAIS de inovar. É fundamental ficar atento ao mercado de tecnologia para conferir o que os concorrentes estão fazendo. Novas funcionalidades, mesmo de aplicativos não relacionados ao seu mercado, podem indicar um caminho novo a seguir. O interessante é observar que as mudanças no mundo mobile e online, invariavelmente, podem retratar uma nova onda de consumo do público. Adaptar-se a novos rumos, no momento certo, pode fazer seu app de transporte se destacar da concorrência.

 

+ O futuro do mobile marketing.

 

Aplicativo de transporte? Fale com a Megaleios!

Aqui na Mega você encontra tudo o que precisa para desenvolver um aplicativo de transporte à altura da sua ideia. A equipe da Megaleios é especializada no desenvolvimento de aplicativos iOS, Android e Windows, sistema web 100% gerenciável e muito mais. Quer saber como é este processo do começo ao fim?

 

Entre em contato com a Mega!

Acesse também as redes sociais:

Facebook Instagram Twitter Linkedin YouTube