/ Dicas de Growth Hacking: 9 formas de fazer seu app crescer
Dicas de Growth Hacking: 9 formas de fazer seu app crescer
Marketing Digital

Dicas de Growth Hacking: 9 formas de fazer seu app crescer

Quando falamos do desenvolvimento de um aplicativo, vários fatores podem ser decisivos para seu sucesso, Com certeza o design do app é um fator de bastante preocupação. E com razão, a UX do é bem importante para o sucesso do seu aplicativo. Mas o marketing é tão importante para o sucesso de um aplicativo móvel quanto o UX. E não podemos falar de marketing mobile sem abordar algumas dicas de growth hacking.

Um dos fatores em comum dos profissionais de mobile marketing é almejar o crescimento do app, certo? Neste aspecto as estratégias e dicas de dicas de growth hacking podem significar um diferencial em relação aos outros aplicativos. Para entender esse universo de marketing mobile e obter algumas dicas de growth hacking, acompanhe o artigo que será apresentado aqui.

Afinal, o que é growth hacking?

Growth hacking é um termo abrangente para estratégias voltadas exclusivamente para o crescimento. Geralmente é usado para startups em estágio inicial que precisam de crescimento massivo em pouco tempo com orçamento apertado. Ao traduzir o termo podemos entender um pouco melhor a ideia desse tido de estratégia.

A palavra “growth” significa “crescimento”, significa também “aumento” e “expansão. Por sua vez, a palavra “hack” tradicionalmente significa “atalho” ou “cortar caminho”.

O objetivo das estratégias de hackeamento do crescimento é geralmente adquirir o maior número possível de usuários ou clientes. Mas para que seja enquadrado nesse tipo de crescimento é necessário que a estratégia gaste o mínimo possível.

Em outras palavras, trata-se de encontrar oportunidades, ou hacks, para o sucesso através de estratégias específicas para resultados e crescimento rápidos ou growth.

Mas a definição de estratégias para o growth hacking pode não ser tão simples. Para que a estratégia tenha sucesso é preciso ter uma visão holística do negócio. Também é preciso estimular a criatividade para encontrar as melhores oportunidades e, ao mesmo tempo, explorar o lado analítico e o racional.

O termo growth hacker foi inicialmente cunhado por Sean Ellis, fundador da Startups-Marketing. O grande ponto positivo do growth hacking é que ele pode não envolver nenhuma estratégia de marketing digital já existente. Um growth hacker, ou seja, quem trabalha para o growth poderia inventar uma ideia ou transformar uma já existente.

Então, como funciona o growth hacking? Para cada empresa, trata-se de descobrir por que você cresce e procurar maneiras de fazer isso acontecer com mais facilidade. Para tornar o processo de crescimento mais rápido vamos apresentar agora algumas dicas de growth hacking para colocar em ação no marketing do app.

9 Dicas de growth hacking para aumentar os downloads do app

Como vimos, o growth hacking é uma forma de aumentar conversões sem gastar tanto quando as estratégias de marketing tradicionais. Mas como todas estratégias, ela precisa ser bem executada. Especialmente porque quando falamos de growth hacking estamos lidando com muita dinâmica, por isso é preciso se adaptar rapidamente às mudanças de estratégias que possam ser necessárias.

Sem mais delongas, vamos conhecer agora 9 dicas de growth hacking para que seu aplicativo tenha sucesso sem que seja necessário gastar muito.

  • Crie uma boa estrutura de growth hacking

A primeira das dicas de growth Hacking pode parecer básica mais é fundamental para o sucesso da estratégia. Para isso, é preciso contar com uma estrutura concreta e bem pensada. Para isso, é preciso estar atento a esses passos:

– Definir os objetivos e resultados que deseja alcançar

Antes de começar qualquer estratégia é preciso saber o que se espera conseguir com ela. Para isso, precisam ser definidos objetivos que serão almejados na realização das atividades. O ideal é que sejam definidos de 3 a 5 objetivos para alcançar com a estratégia de growth hacking.

Outra dica de growth hacking importante é contar com objetivos específicos. Mas o que exatamente seriam objetivos específicos? Bom, é preciso que eles ofereçam uma maneira clara de mensurar se a estratégia de growth hacking alcançou o resultado esperado.

– Aposte no brainstorming

O brainstorming é uma técnica em grupo pautada na contribuição espontânea através de ideias. Nesse tipo de técnica os participantes têm a liberdade de expor suas ideias e objetivos com determinada estratégia.

No caso do growth hacking, o brainstorming pode ser feito dando liberdade para escrever sobre tudo que se espera dessa estratégia. Quanto mais ideias melhor, por isso não reprima seus pensamentos.

– Saiba identificar as melhores ideias

Através do processo de brainstorming é possível chegar a diversas ideias com os mais diversos resultados. Por isso, uma das dicas de growth hacking é escolher e priorizar as melhores ideias.

A forma ideal de identificar e priorizar as melhores ideias é rankeá-las. Para isso, será necessário se fazer algumas perguntas. Quais são mais prováveis de ter sucesso? Quais ideias parecem mais factíveis? Qual dessas ideias são mais fáceis de colocar em prática?

Respondendo essas perguntas a identificação das ideias que devem ser priorizadas fica mais fácil. E ao priorizar boas ideias, a chance de a estratégia obter sucesso aumenta significativamente.

– Realize quantos testes forem necessários

Uma das dicas de growth hacking mais importantes é: realize testes. Mas não basta que seja realizado um único teste, é preciso que sejam feitos testes constantes.

Para a realização desses testes, é possível escolher diferentes facetas da campanha e realizar testes separados. Com testes feitos separadamente, fica mais fácil identificar qual parte da estratégia obteve melhores resultados. Com isso, basta focar na estratégia que realmente trará retornos positivos.

– Analise com cuidado os resultados dos testes realizados

Depois de testar as estratégias é preciso analisar os resultados obtidos. Por isso, mais uma dica de growth hacking é entender a melhor forma de analisar.

Através dos dados obtidos podem ser feitos diversos tipos de testes. Tanto para definir a melhor estratégia quanto para entender como torna-la ainda melhor.

– Saiba a hora certa de implementar a estratégia

Depois de testar suas estratégias uma dica importante de grwoth hacking é saber a hora certa de implementar. O ideal é contar com um prazo de 30 a 90 dias para testar a performance da estratégia. Para isso é preciso medir os resultados com frequência.

Depois de garantir que se trata de uma boa estratégia, é necessário implementar.

–  Sistematize sua estratégia

Depois de desenvolver as estratégias de acordo com os passos acima, é preciso criar um sistema que garanta que as próximas estratégias terão o mesmo sucesso. Por isso, faça um sistema com os passos desenvolvidos acima. É preciso ser capaz de repetir isso, para que não seja preciso começar do início.

Essa é umas das dicas de growth hacking que pode garantir o seu sucesso. Muitas táticas de growth hacking falham porque não há nenhum sistema que as conduza.

  • Saiba antecipar suas ações de marketing

Uma das dicas de growth hacking que podem ser um diferencial para seu aplicativo é saber antecipar suas ações. Mas o que queremos dizer com isso? Bom, a essência do growth hacking é trazer resultados mais facilmente e com mais rapidez, certo?

Então, para que isso seja possível, é preciso reduzir o tempo de ação. Ou seja, é preciso agir antes mesmo de que a necessidade surja. É preciso de antecipar. Na prática, podemos dizer que se trata de já iniciar o próximo processo antes mesmo de terminar o anterior.

Por exemplo, se o processo de desenvolvimento do app acabou e o marketing não começou, já está ocorrendo um atraso. Isso porque é chamar a atenção dos usuários do aplicativo antes mesmo dos eu lançamento! Com isso, todo o marketing feito para o app ainda não lançado irá contar com uma dose de curiosidade.

Mas esse processo de antecipação deve ser iniciado juntamente ou até antes do início do desenvolvimento do app. Leva algum tempo para conseguir a atenção dos usuários e transformá-los em seguidores. Por isso, o quanto antes começar, melhor.

  • Desapegue dos detalhes e foque em agir rapidamente

Mais uma das dicas de growth hacking é desapegar dos detalhes. Como vimos, o growth hacking é sobre agir rapidamente com foco nos resultados contando com poucos recursos. E para que isso funcione, é preciso abrir mão dos detalhes e ser rápido na hora de agir.

Menor atenção aos detalhes e mais foco na rapidez da execução de uma estratégia pode ser sinônimo de sucesso. Por exemplo, ao invés de ficarem preso à teorias e debates, é mais indicado testar as teorias e analisar na prática as que são mais condizentes com o app. É preciso partir para a ação e testar com os usuários para verificar e chegar a melhor resposta para as teorias.

  • Saiba escutar as demandas dos seus usuários

Não é correto tentar prever e supor que se sabe o que os usuários almejam. Por isso uma das dicas de growth hacking é saber escutar as reais demandas dos usuários. Saber escutar o que eles querem e o que precisam do app pode ser determinante nas taxas de conversão.

Mas como entender a demanda dos usuários? Para isso é preciso estar atento a pesquisas e sinais que eles mesmos podem enviar. Geralmente antes de adquirir um produto ou baixar um app os usuários pesquisam. E é por meio desses dados que você deve entender o que eles estão realmente esperando do aplicativo.

Outra forma de obter esse feedback é através das redes sociais. Realizar o acompanhamento das mesmas pode ajudar, e muito, na hora de desenvolver o aplicativo. Avaliações de comentários nas apps stores também são muito valiosos. É através das críticas e avaliações que os usuários estão mostrando o que realmente querem e esperam.

  • Faça gowth hack usando o SEO

Em termos práticos essa é uma das dicas de growth hacking que diz: otimize seu tráfego de buscas. Como sabemos, os usuários tedem a pesquisar tudo o que consomem. E com os aplicativos não é diferente.

Assim, quando estamos falando de aplicativo, é preciso contar estratégia de SEO afinada. Estar cada vez mais visível pode ser o caminho mais fácil para ser encontrado e consequentemente para ser baixado.

  • Abuse dos funis

Os funis não poderiam ficar de fora das dicas de growth hacking. Afinal de contas, são eles que ajudam a transformar visitantes em leads. O funil de vendas utilizado no Growth Marketing é o funil em Y.

Ele parte da ideia de que a integração entre marketing deve acontecer de forma natural e constante. É preciso buscar sempre novas forma de gerar leads e melhorar as taxas de conversão do seu app.

  • Use o Analytics para analisar seu growth hacking

Uma das dicas de growth hacking é: não foque apenas nos números de download do seu aplicativo! O número de downloads, na verdade pode ser o dado menos importante sobre a saúde do seu app.

Os números de abandono e a taxa de utilização o app podem indicar mais facilmente problemas e gerar meios de solucioná-los. Por isso, use ferramentas como o Analytics para te ajudar nessa análise.

  • Não se esqueça do atendimento ao cliente

Essa é umas das dicas de growth hacking mais esquecidas pelos profissionais do marketing. O que acontece é que todos tendem a se preocupar com os usuários apenas até o momento em que eles baixam o app.

Mas esse é um erro muito grave. Por isso, estratégias de growth hacking que forneçam um bom atendimento ao cliente, pode ser diferencial. Além de prestar um bom atendimento é preciso saber ouvir os usuários.

Quanto mais eles te falam sobre o que você está fazendo certo e errado, mais clientes você consegue reter e maior é o seu retorno sobre investimento.

  • Procure sempre gerar indicação entre os usuários

Depois de tantas dicas de growth hacking você com certeza estará pronto para gerar boas indicações. Esse tipo de marketing espontâneo é por vezes esquecido nas estratégias adotadas.

E não para por aí. O aplicativo também pode promover essas indicações através de campanhas. Se cada usuário indica um novo a baixar o app, já teremos o dobro de conversão. Por isso pense em meios de gerar essas indicações entre os usuários.

Qual a conclusão as dicas de growth hacking apresentadas?

Quando falamos de dicas de growth hacking para aplicativos não estamos falando apenas de tecnologias. Nesse tipo de estratégia é preciso unir a capacidade de entender os usuários e agir rapidamente.

Por isso, é preciso de antecipar e se colocar no lugar dos usuários. Saber identificar a melhor forma de desenvolver e anunciar um aplicativo, por exemplo, pode ser o melhor atalho a ser tomado rumo ao sucesso.

 

Posts Relacionados

Fique por dentro das últimas da Mega

Conte com a Mega

Solicite um orçamento com a nossa equipe e desenvolva o melhor para o seu negócio.