Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Atualmente, cada vez mais empresas buscam desenvolver seus próprios aplicativos. Entretanto, os aplicativos para dispositivos móveis costumam ser caros e demoram muito para serem criados. Esses são fatores que podem limitar a criação de aplicativo para pequenas empresas. No entanto, aplicativo para pequenas empresas oferecem benefícios significativos, se o aplicativo for bem desenvolvido e por razões estratégicas.

Os proprietários de uma pequena empresa podem se perguntar o motivo de desenvolver um app. Embora seja possível investir apenas em sites ou páginas no Facebook, o aplicativo para pequenas empresas pode trazer uma nova experiência para o usuário.

A esse respeito, as páginas do Facebook não são como sites e sites responsivos não são como aplicativos. Cada um deles serve para uma função e oferece diferentes funcionalidades. Por esse motivo o aplicativo para pequenas empresas pode ter um papel muito importante na hora de conquistar clientes.

Para compreender melhor os motivos para criar um aplicativo para pequenas empresas, vejamos as principais vantagens que eles podem oferecer.

Quais as vantagens de se desenvolver um aplicativo para pequenas empresas?

Nem todas as pequenas empresas podem buscar um aplicativo para dispositivos móveis. Uma pesquisa recente descobriu que muitas pequenas empresas atualmente não desenvolveram aplicativos.  Por isso o desenvolver um aplicativo para pequenas empresas pode trazer diversos benefícios. Vamos conhecê-los.

  • Fidelização e notificações de ofertas

Seja qual for o tamanho da empresa, ela precisa conquistar e fidelizar seus clientes. Naturalmente, o fiel esquema de fidelidade é uma grande parte do que continua trazendo as pessoas de volta.

Os cartões físicos de fidelidade são porque é muito fácil para os clientes deixarem seus cartões acidentalmente em casa. Já o esquema de fidelidade no aplicativo resolve efetivamente todos esses problemas.

Enquanto os clientes tiverem o smartphone à mão, eles podem reivindicar seus selos ou qualquer recompensa devida. Alguns aplicativos funcionam através do uso de códigos de barras de recibos que ficam salvos no app e podem ser usados a qualquer hora.

Além disso, os aplicativos oferecem ainda mais poder quando as notificações são ativadas. Se a empresa possui uma oferta, poderá enviar uma notificação sobre isso. Outra vantagem é a possibilidade de divulgar para clientes que estejam dentro de uma certa distância de um local físico.

  • Tráfego de smartphone

O celular é quase uma unanimidade entre as pessoas. E as estatísticas apontam que o acesso a internet está sendo feito cada vez mais através de dispositivos móveis em vez de laptops e desktops. E isso também serve para as compras. Nos últimos anos, estima-se que mais de 50% das compras online estavam sendo feitas em smartphones e tablets.

Como as pessoas passam cada vez mais tempo trabalhando em frente aos computadores, o smartphone passou a ser mais atrativo. O resultado é que alguns consumidores estão usando os smartphones para as mais diversas funcionalidades. É possível até mesmo dizer que os aplicativos estão provando ser a única maneira de capturar sua atenção.

Isso gera uma tendência a usuários que fazem acesse a rede apenas através dos celulares e tablets. Por esse motivo a criação de aplicativo para pequenas empresas é a possiblidade de se diferenciar no mercado.

  • Funcionalidades e experiências não oferecidas nos sites

Como foi dito, existem algumas vantagens oferecidas pelo aplicativo para pequenas empresas que os sites responsivos não podem oferecer. Por exemplo, os apps são muito mais rápidos do comprados ao carregamento de um site em um plano de dados.

Além disso, os aplicativos são criados especificamente para dispositivos móveis desde o início. A menos que os sites responsivos sejam projetados adequadamente eles se tornam lentos e pouco atrativos.

Além disso, há todos os recursos exclusivos oferecidos pelos aplicativos. É o caso das notificações push, soluções de pagamento integradas, sistemas de reservas, suporte ao cliente e muito mais.

Ainda que os sites ofereçam esse tipo de funcionalidade, muitas vezes são incompatíveis com smartphones e tablets. Eles podem, por exemplo, ser alimentados por Flash ou plugins de terceiros que não se encaixam com dispositivos móveis.

  • Mais barato e mais fácil que nunca

As soluções de desenvolvimento de aplicativos móveis estão ganhando cada vez mais espaço.  Por isso, dependendo da complexidade do projeto o desenvolvimento se torna mais fácil.

Isso não quer dizer que os desenvolvedores de aplicativos não possam ser um benefício para alguns projetos de desenvolvimento. Isso porque esse tipo de serviço pode agregar muito ao aplicativo para pequenas empresas. Atualmente existem ferramentas, entretanto, elas podem não gerar os melhores resultados.

Mas de fato, o desenvolvimento de um aplicativo para pequenas empresas é uma escolha acertada.  Estudos apontam que desenvolver um app pode aumentar as vendas em até 112% em um único ano! Por esse motivo, vamos conhecer algumas dicas de como fazer um aplicativo para pequenas empresas.

Quais as dicas para desenvolver um aplicativo para pequenas empresas?

Assim como desenvolver um aplicativo para grades organizações, desenvolver um aplicativo para pequenas empresas pode exigir algumas questões. Por esse motivo, é essencial que as dicas abaixo sejam seguidas.

  • Defina seus objetivos

Desenvolver um aplicativo móvel para pequenas empresas apenas porque todos os outros estão fazendo isso não produzirá resultados positivos. Por outro lado, a criação de um aplicativo bem projetado com o objetivo de expandir seus negócios exige muito planejamento. Então, seu primeiro passo é definir claramente o propósito e a missão do seu aplicativo para pequenas empresas.

Para objetivos bem definidos, algumas perguntas devem ser respondidas. Quais benefícios seu aplicativo trará para sua empresa? Quais recursos devem ser incluídos no aplicativo para trazer esses benefícios? Em quais sistemas operacionais o aplicativo será disponibilizado?

Definir seus objetivos dessa maneira ajudará a concluir o projeto de desenvolvimento de aplicativo para pequenas empresas mais facilmente. No entanto, é preciso manter essa etapa a mais concisa e funcional possível. Embora seja aceitável ter mais de um objetivo, tente mantê-lo no máximo três ou quatro. Afinal de contas, será possível incluir recursos adicionais mais tarde.

  • Esboce seu aplicativo

Esboçar significa criar um desenho aproximado de como o aplicativo para pequenas empresas realmente será. Mas qual a forma correta de fazer esse esboço?

Comece com a interface do usuário. Em seguida, esboce a tela de abertura, mostrando o que deve estar nela para os usuários entenderem seu aplicativo. Depois esboce as várias telas que serão exibidas depois que o usuário tocar em determinados botões.

Depois de esboçar as várias telas, processe todo o processo em um fluxograma mostrando qual tela leva à qual, após cada instrução pelo usuário. É esse fluxograma que indicará possíveis falhas no aplicativo para pequenas empresas.

Além disso, é preciso certificar que todos os componentes combinam perfeitamente com outros em termos gráficos. Por fim, apresente os esboços e o fluxograma para o maior número de pessoas possível. Isso ajudará a eliminar erros, também dará espaço para sugestões melhores.

  • Conte com uma empresa especialista em desenvolvimento de aplicativos

Enquanto a Internet está repleta de programas de desenvolvimento de aplicativos, é altamente recomendável que você contrate uma empresa especialista. É importante investir em um aplicativo para pequenas empresas que tenha qualidade e se destaque dos demais. Afinal, existem milhões de aplicativos e, para que seu aplicativo realmente se destaque e seja levado a sério, ele deve atender alguns critérios.

Em primeiro lugar o aplicativo para pequenas empresas deve ter uma interface amigável. Também é preciso que o app seja perfeitamente compatível com a plataforma móvel para a qual foi desenvolvido.

Mas não é só isso. O aplicativo para pequenas empresas também deve ser rápido e espontâneo e perfeitamente adaptado ao seu mercado alvo. Por fim, o app deve ser atrativo, único e deve refletir a marca.

Essas características apenas um desenvolvedor de aplicativos experiente pode incluir no aplicativo para pequenas empresas. Ainda que a contratação exija um investimento, os resultados alcançados pelo app farão o gasto valer a pena.

No memento de contratar uma empresa especializada para desenvolver um aplicativo para pequenas empresas alguns pontos são importantes. Forneça todos os detalhes sobre o seu projeto, para que o desenvolvedor entenda o que você quer e seja capaz de entregar exatamente isso.

Lembre-se também de entrar em contato com o desenvolvedor sempre que o app tiver uma atualização. Essas atualizações são necessárias, alterando as necessidades do usuário, as melhorias, a expansão dos negócios e assim por diante.

  • Realize muitos testes em seu aplicativo

Depois que o desenvolvedor terminar a primeira versão de teste do seu aplicativo, teste-o para garantir que não haja falhas. Comece com o layout. Ele parece atraente o suficiente? A interface do usuário parece exatamente como você quer? O aplicativo responde rapidamente a solicitações? Ele incorpora todos os componentes do fluxograma que você desenhou anteriormente? O aplicativo fornecerá aos usuários todos os benefícios pretendidos? Há algum defeito? Os gráficos e cores combinam com a sua marca?

Não esqueça de testar tudo sobre o aplicativo para pequenas empresas. Pergunte ao maior número possível de pessoas, incluindo alguns de seus clientes existentes, para testar o aplicativo também. Relate as falhas para o desenvolvedor, para que elas possam ser corrigidas. Em seguida, teste e teste novamente até chegar ao aplicativo para pequenas empresas perfeito.

  • Publique seu aplicativo para pequenas empresas

Quando seu aplicativo para pequenas empresas estiver pronto, é preciso divulgá-lo ao público. Mas como fazer essa publicação? Publicar implica submetê-lo aos mercados de aplicativos necessários. Por exemplo, se seu aplicativo estiver disponível nas versões Android e iOS será preciso enviá-lo para a Google Play Store e à App Store.

Quando se trata de aplicativo para pequenas empresas desenvolvido para Android, o app pode ser disponibilizado para download após envio. Por outro lado, o iOS precisará revisá-lo e aprová-lo antes de permitir a ativação. E o processo de revisão pode demorar alguns dias.

  • Divulgue seu aplicativo

Ninguém usará o aplicativo para pequenas empresas se eles não souberem que ele existe. Para que os clientes atuais e potenciais façam o download e usem o app é preciso investir na divulgação. Quando seu aplicativo para dispositivos móveis estiver listado nas lojas de aplicativos de sua escolha, comece a divulga-lo ao máximo.

Uma boa forma de divulgar seu aplicativo para pequenas empresas é incentivar seus clientes atuais a fazer o download. Você pode até mesmo oferecer incentivos, como descontos para os primeiros cinquenta ou cem clientes, para fazer pedidos através do aplicativo ou para dar seus comentários sobre ele.

Através dessas ações, os clientes atuais se sentirão incentivados e passarão a usar o app. Caso o aplicativo para pequenas empresas sejam bem desenvolvidos esses clientes irão recomendá-los a outras pessoas. Com isso ocorrerá uma propaganda espontânea que pode ajudar seu aplicativo para pequenas empresas a alcançar sucesso.

O que podemos concluir sobre a criação de aplicativo para pequenas empresas?

Afinal de contas, é viável desenvolver um aplicativo para pequenas empresas? Embora alguns pontos devam ser observados, desenvolver um app pode ser o caminho mais curto para o sucesso.

Mas não basta apenas desenvolver um aplicativo para pequenas empresas e não estar atento as demais etapas do processo. Para aproveitar ao máximo a existência do seu aplicativo, você precisará direcionar clientes em potencial para fazer o download.  Com isso, surgem novos canais de marketing, otimização da App Store, promoções e melhor rankeamento do aplicativo.

É um fato que o mercado de aplicativos pode ser bastante competitivo. Por isso é preciso escolher a empresa certa para te ajudar no desenvolvimento do app e se dedicar na divulgação.

Mas ainda que possam existir algumas desvantagens, assim como para qualquer ferramenta ou solução. Mas como um todo, certamente as vantagens são bastantes superiores aos pontos negativos. Afinal de contas, é preciso que as empresas avancem em direção a nova era da tecnologia e dos aplicativos!  Aquelas que não enxergarem essa oportunidade facilmente ficarão obsoletas e serão ultrapassadas pela concorrência.

Por esses motivos, se você deseja melhorar a fidelidade do cliente, capturar mais tráfego ou impulsionar as vendas, a criação de um aplicativo para pequenas empresas pode ser o caminho certo. Basta seguir as dicas apresentadas aqui e garantir que o aplicativo seja bem desenvolvido e gere uma boa experiência aos usuários.