Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Dispositivos móveis mudaram a maneira como todos vivem. Hoje em dia os apps podem ser usados ​​para uma variedade de coisas diferentes.  Mas muito além de serem criados para facilitar a vida de seus usuários, os aplicativos podem ser uma forma de causar um impacto positivo na sociedade. É o caso dos aplicativos para causas sociais que vem vendo desenvolvidos nos últimos tempos.

Alguns desses aplicativos podem ser usados ​​no dia a dia, outros podem ser usados ​​para pesquisa e outros podem ser usados ​​para educar. Não importa o motivo, esses aplicativos móveis permitem que você fique consciente e envolvido socialmente em todas as partes da sua vida.

Através dos aplicativos para causas sociais, os usuários podem se conectar a projetos e estilos de vida que ajudam a desenvolver o próximo e a si mesmo. Trata-se do empreendedorismo social. A ideia de empreendedorismo social não é nova, mas nos tempos modernos assumiu um novo significado

Como o mundo se torna digital, é natural que o mundo do empreendedorismo social também seja influenciado por ele. E foi a revolução mobile levou esta ideia ainda mais longe. Através dos aplicativos para causas sociais foi possível unir a tecnologia e a responsabilidade social em um simples aplicativo.

No passado, a ideia de provocar uma mudança no cenário social era reservada para aqueles com muitos recursos. Entretanto, hoje as coisas mudaram e qualquer pessoa pode contribuir para as coisas de que gosta. Tudo o que se precisa é de um smartphone para fazer sua contribuição e se comprometer com a causa que apoia.

Para entender melhor essa nova forma de empreender socialmente vamos conhecer mais sobre os aplicativos para causas sociais.

Qual a função dos aplicativos para causas sociais?

Os aplicativos para causas sociais estão sendo desenvolvidos de várias funções. Alguns aplicativos se concentram em compartilhar e disseminar conhecimento e informações. Outros se concentram em aumentar a transparência e a responsabilidade, permitindo que os usuários enviem textos que relatam violações de direitos humanos, suborno, crime etc.

Há também aplicativos para monitorar a saúde pública e a qualidade da água, aplicativos para promover comércio e comércio locais. Outros aplicativos para causas sociais foram desenvolvidos para educar meninas, e outros sobre a importância da educação, por exemplo. Vejamos alguns tipos de aplicativos para causas sociais que podem ser desenvolvidos.

  • Aplicativos para transparência e responsabilidade social

Esse tipo de aplicativos para causas sociais que são usados ​​para denunciar crimes, infrações de trânsito e promover a transparência nas ações públicas.

Através desse tipo de app ações ilícitas ou pouco transparentes podem ser evidenciadas e compartilhadas com os demais usuários. Esse tipo de app foi utilizado para relatar o crime na América Latina e a violência no Líbano, por exemplo.

Em Montenegro um aplicativo de transparência permite que a população denuncie depósitos de lixo ilegais, uso indevido de veículos oficiais, estacionamento irregular, bloqueios de estradas e descumprimento das normas fiscais.

Outro ato contra a transparência que pode ser denunciado e monitorado via app é a corrupção. Através desse aplicativo para causas sociais se torna mais fácil a sociedade se manifestar contra atos corruptos.

  • Aplicativos para compartilhar informação e conhecimento

Através desse tipo de aplicativos para causas sociais é possível compartilhar fontes de notícias, vídeos, materiais educativos ou tutoriais, por exemplo.

Um exemplo são os apps de direitos humanos das mulheres. Através deles os textos e conteúdo da ONU e outros acordos internacionais sobre o tema ficam mais facilmente acessíveis.

Outro exemplo é o app IRIN News. Ele funciona como um serviço humanitário diário de notícias e análises oferecido pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, com uma ampla rede de escritores locais na África, Ásia e Oriente Médio.

O aplicativo de finanças do Banco Mundial dá ao público em geral acesso a dados bastante relevantes. O app disponibiliza mapeamentos, contratos e aquisições para projetos, empréstimos e doações do Banco Mundial.

Ou seja, esses aplicativos para causas sociais fornecem aos usuários acesso aos materiais educativos. Esses materiais podem ser de pesquisa, palestras, entrevistas, com isso se torna uma biblioteca online de recursos.

  • Aplicativos para promover ações sociais

Esses aplicativos para causas sociais são usados para constituir ​​parte ou o total de projetos. Nesses apps as organizações colocam as informações obtidas do aplicativo em ação, facilitando que os usuários possam integrar a causa.

Nesse aspecto existem apps que monitoram e mapeia a qualidade da água potável na Tanzânia. Também servem para promover o ensino de disciplinas para áreas carentes. Outra função desses apps é a possibilidade de enviar microempréstimos para os países em desenvolvimento além acompanhar o progresso.

  • Aplicativos de filantropia

Esses aplicativos para causas sociais são usados ​​para caridade e filantropia, criando consciência, apoio e fundos para causas necessitadas. Por exemplo, existem aplicativos que convertem os valores arrecadados com fotos de comida em comida real para crianças carentes.

Existem também os apps em que os usuários podem escolher uma instituição de caridade para a qual uma certa quantia de dinheiro é doada. Outros permite que os usuários acendam uma vela virtual, participem de campanhas internacionais e assinem petições.

  • Aplicativos para conscientização

Estes aplicativos que são voltados para ajudar os outros a entender a perspectiva daqueles em circunstâncias diferentes das suas. Eles permitem que os usuários experimentem ou vejam coisas de pontos de vista alternativos.

Minha vida como refugiado é um jogo que cria conscientização por meio do papel que desempenha as difíceis decisões e eventos que os verdadeiros refugiados enfrentam diariamente.

Pegue água! É um jogo que cria consciência sobre as lutas que as meninas enfrentam quando tentam acessar a educação. O salário de um dia aumenta a conscientização do usuário sobre a pobreza global, permitindo-lhe calcular o salário de um dia em diferentes áreas do mundo.

A App Flood Fighter da UNESCO é um jogo que ensina sobre segurança contra inundações. Com base nesse conceito dos tipos de aplicativos de causas sociais que podem ser desenvolvidos, vamos conhecer alguns apps.

Principais aplicativos de causas sociais

  • eGood

A eGood é um dos aplicativos para causas sociais que conta com inúmeros usuários. Ele conecta comunidades, empresas e causas para trazer lucro, ajudar as empresas a crescer e criar conscientização e financiamento para as causas.

Primeiro permite que você ajude a construir a comunidade eGood, sugerindo seus negócios favoritos.  Através disto, você encontrará listagens de empresas que se inscreveram para dar suporte a várias causas. Sendo que a empresa doa uma porcentagem de sua compra para uma causa social.

  • Feedie

Feedie é um aplicativo móvel criado pelo Fundo Lunchbox que permite compartilhar sua paixão pela comida com os outros. Ao fazê-lo, os restaurantes fazem uma doação ao Fundo Lunchbox.

Quando você estiver em um restaurante participante, basta tirar uma foto de sua comida e postá-la. Para cada foto a instituição fornece refeições para crianças em idade escolar na África do Sul.

  • One Today

One Today é um aplicativo móvel que reúne pessoas e organizações sem fins lucrativos por meio do simples ato de doar US $ 1. One Today é um dos aplicativos para causas sociais desenvolvidos para estimular os usuários a doar pequenas quantias.

Através do app você pode doar para os projetos que o inspiram com apenas um clique. Amplie seu impacto compartilhando suas doações com seus amigos nas mídias sociais e revertendo suas contribuições aos seus projetos favoritos

  • Stand4

O Stand4 é um dos aplicativos para causas sociais de impacto na atualidade. Ele que permite que você veja todo o seu impacto no mundo, em um só lugar. Para causar impacto, você pode fazer login uma vez por dia e se posicionar para sua causa favorita.

Cada posicionamento gera uma doação monetária dos patrocinadores corporativos da Stand4 para a causa que você representa. Além disso, tudo o que vem como resultado do seu posicionamento é mostrado na sua página de perfil. Com isso o usuário pode ver imediatamente todo o impacto que causou no mundo.

  • GoodGuide

O aplicativo GoodGuide revela instantaneamente se os produtos são seguros, saudáveis, verdes e socialmente responsáveis. A leitura do código de barras do aplicativo permite que você acesse rapidamente as avaliações sobre o produto.

Tais informações são baseadas em um acervo do GoodGuide com mais de 170.000 produtos. Este é um dos exemplos de aplicativos para causas socais que ajuda os usuários a manter seus valores ao comprar.

  • Share the Meal

Share The Meal é uma iniciativa do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP). O WFP é a maior agência humanitária do mundo na luta contra a fome.

Essa ação atinge 80 milhões de pessoas com assistência alimentar em cerca de 80 países. A iniciativa é 100% financiada voluntariamente, então cada doação é importante.  O app é um ótimo exemplo de aplicativos para causas sociais que estão construindo um mundo sem fome.

  • Charity Miles

O Charity Miles é um aplicativo que permite doar e aumentar a conscientização para instituições de caridade andando ou correndo. Além disso, é possível utilizar esse app para ajudar uma causa enquanto se anda de bicicleta.

Para ajudar uma causa social basta escolher uma instituição de caridade e ir às ruas. À medida que você anda, corre ou usa bicicleta, o aplicativo medirá sua distância e doa dinheiro para causas.

Os valores são 10 centavos de dólar por milha na bicicleta e 25 centavos de dólar por milha para caminhada. Entre os aplicativos para causas sociais este é um exemplo de app que une a saúde com a ação social.

  • Horyou

Horyou é uma rede social destinada ao Bem Social. Nela membros, organizações e personalidades apoiam e promovem a solidariedade através de ações. O aplicativo fornece funcionalidades engenhosas para promover novas maneiras de interagir entre os usuários afim de promover melhorar no mundo.

Esse app está entre os aplicativos para causas sociais que facilitam o processo de ideias para ações concretas. Além de contribuir para a construção de interações significativas entre os mundos online e offline.

  • We365

E se todos fizessem uma ação positiva, grande ou pequena, todos os dias? O We365 é uma comunidade de pessoas que tornam o mundo mais socialmente justo ao aceitar desafios que impactam.

Independentemente do tipo de causa, o We365 faz com que a ação positiva e o acompanhamento do seu impacto sejam simplificados.  Através do app são lançados desafios inspiradores diariamente. Com esses desafios os usuários ficam cada vez mais engajados em diversas causas.

  • ACLU

Este é um aplicativo que permite aos usuários gravar vídeos de seus telefones para registrar discretamente a atividade policial excessiva. Quando você abre o aplicativo e começa a gravar, ele desaparece da tela, permitindo mais discrição.

Além disso, o vídeo capturado com o aplicativo é enviado automaticamente para a ACLU, caso seu telefone seja apreendido no meio de uma gravação. O aplicativo também fornece informações sobre os direitos dos cidadãos em relação ao registro de policiais. Com isso, o usuário pode se manter informado sobre o que pode ou não fazer legalmente.

O que podemos concluir sobre os aplicativos para causas sociais?

Na era digital, nunca foi tão fácil fazer o bem, não importa qual tipo de causa você apoie. Como a tendência do mundo é se tornar cada vez mais engajado, os aplicativos também podem causar seu impacto.

Há um aplicativo para praticamente qualquer coisa nos dias de hoje, não é mesmo? Muitas vezes esses apps não têm nenhuma razão real para ser. Mas isso não é uma regra geral. Existem diversos aplicativos para causas sociais que foram desenvolvidos para servir a propósitos bastante legítimos.

E o desenvolvimento desses aplicativos para causas sociais é um grande avanço em direção a um mundo mais justo. Com a ajuda da tecnologia e dos aplicativos se tornou mais fácil se conscientizar e promover ações sociais! Com eles é bastante prático doar quantias ou apoiar causas que nos identificamos.

Por esse motivo os aplicativos para causas sociais cumprem um papel bastante importante. São eles que permitem aos usuários meios cada vez mais simplificados de se manterem engajados. No agregado, esse tipo de app gera resultados bastante positivos e que realmente podem impactar o mundo.