Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Aqui no blog da MEGA, você já viu falar um pouco sobre o que é transformação digital. Nesse artigo, pretendemos te explicar um pouco mais sobre esse processo de melhoria das empresas por meio da tecnologia.

O termo ‘transformação digital’ tem estado muito em voga ultimamente, e há quem pense que é um processo que acontecerá no futuro. Mas a partir do momento que você entender o que é transformação de digital, vai perceber que esse conceito envolve algo pelo que já estamos passando agora. As empresas têm que lidar com isso nesse momento.

Por isso, preparamos esse artigo supercompleto que vai levar você a viajar pelo mundo da transformação digital.

Para começar, a pergunta que não quer calar: O que é transformação digital?

Temos dito sempre em nossos artigos o quanto estamos em constante evolução, especialmente no que diz respeito à tecnologia mobile, não é mesmo? Por isso, não precisamos nem nos alongar muito. Já deu para você entender que, quem não se atualizar, vai ficar para trás no mercado.

É importante que você tenha isso em mente para entender o que é transformação digital e como afeta seu negócio.

O primeiro momento de transformação para as empresas começou lá atrás, com a popularização dos computadores. Depois, o surgimento das redes e da Internet fez com que tudo ficasse mais fácil. Hoje, não dá para pensar em empresas sem computadores conectados à Internet (e de preferência via wifi, né?).

Nesse momento, a nova fase da mudança é a transformação digital. Essa transformação inclui todo um processo de evolução tecnológica dentro das empresas. E, claro, essas mudanças chegam a afetar até mesmo a estrutura das organizações.

Entenda, não pense que esse processo tem a ver simplesmente com criar um site para sua empresa, uma página no Facebook ou uma conta no Instagram. Se você achou isso, não está entendendo ainda o que é transformação digital.

É claro que você precisa ter um site e estar presente nas redes sociais, veja bem: esse é o básico.

Estamos falando de uma mudança real, que vai promover a tecnologia a um lugar estratégico dentro do seu negócio. Aí você pode estar pensando no tempo e nos recursos que sua empresa terá de investir. Certo?

Pois bem, como dissemos, a transformação digital é um processo. Não estamos dizendo que, de um dia para o outro, toda a sua estrutura se tornará obsoleta. Nem muito menos que você precisa ter robôs servindo café em sua empresa amanhã de manhã.

O processo de mudança e todo o curso que envolve o que é transformação digital, pode ser amenizado com planejamento e organização.

Então, se você está começando a entender o que é transformação digital, já deve ter percebido que esse processo não envolve apenas marketing e tecnologia. Envolve principalmente a gestão da sua empresa.

Entenda melhor o que é transformação digital por meio do progresso tecnológico

Ainda está confuso (a)? Vamos explicar como funcionam as etapas do progresso tecnológico para ficar mais claro.

Como explicamos, muito mais do que investir em redes sociais, a transformação digital faz parte de todo um processo de evolução. Esse processo pode ser dividido em três etapas básicas: digitização, digitalização e transformação digital.

O que é transformação digital? Dicas para utilizar a seu favor

Digitização

A digitização envolve a transformação de uma informação que antes era analógica, para o meio digital. Por exemplo, transformando sons, imagens e mesmo objetos em representações binárias. Pode ser meio complexo, mas o que você precisa entender aqui é que os dados são transformados para ser armazenados em dispositivos eletrônicos.

O processo de digitização foi o primeiro a transformar a indústria mundial. Isso porque tornou mais seguro e prático guardar informações importantes.

Digitalização

Esse já é um termo bem mais familiar, não é mesmo? A digitalização engloba uma mudança bem mais profunda e transformadora dentro de uma corporação. Essas são as reais mudanças que podem ocorrer dentro a empresa por meio da tecnologia.

O processo de digitalização é aquele que traz para a empresa os sistemas eletrônicos, os automatizados e mesmo a utilização de tecnologias avançadas como Big Data. As vantagens da digitalização são inúmeras. As principais que podemos citar são os ganhos em eficiência, produtividade e redução de custos.

Transformação digital

O mais avançado desses três processos é a transformação digital. Entendendo o que é a digitização e a digitalização, fica bem fácil entender o que é transformação digital.

Dentro das etapas do progresso tecnológico, a transformação digital é descrita pelo site Marketing de Conteúdo como “o efeito total e geral da digitalização na sociedade”.

Isso significa que ela possibilita, por meio da digitalização completa, grandes saltos de evolução e o surgimento de novas oportunidades.

Sendo assim, ainda segundo o site, pode-se afirmar que a digitização é o início de uma conversão. Essa conversão origina um processo, que é a digitalização. E, sendo assim, o que é a transformação digital então, senão o efeito da digitalização?

A gestão da empresa que está passando pela transformação digital

Já deu para ficar claro que a transformação digital é um processo que envolve o todo da sua empresa, certo? Por isso, os líderes administrativos da organização (por menor que ela seja), devem ser os primeiros a se envolver.

Uma das maiores dificuldades em se implementar de fato uma transformação digital está nas falhas da liderança. É por isso que, na pirâmide corporativa, essa mudança tem de partir do topo.

Abaixo você encontra alguns dos principais desafios que precisará vencer nesse processo:

Gestão da Empresa

Sua empresa deverá considerar que, ao criar um processo mais digital e moderno, estruturas poderão precisar de modificações. Isso quer dizer que novos cargos podem surgir, por exemplo, ao passo que outras funções podem se tornar obsoletas.

A falta de qualificação do pessoal, pode ser um problema sério na implantação de melhorias tecnológicas. A implantação de programas de transformação digital também pode ser prejudicada.

Esteja aberto a mudanças no seu time e na estrutura organizacional.  Se não for assim, possivelmente os primeiros vestígios de progresso demorarão a aparecer. Ou não aparecerão. Isso por que não haverá eficácia no desenvolvimento e execução das soluções planejadas.

O problema pode ser resolvido buscando mais profissionais especializados e capacitados. E, para o seu pessoal atual, investir em treinamentos e qualificação constantes. Se necessário, faça pesquisa, promova cursos e treinamentos internos para manter seu pessoal sempre capacitado e atualizado.

Mudanças na cultura empresarial

Falar sobre o que é transformação digital e o que ela significa, é falar sobre adaptação. Da mesma maneira que a gestão pode sofrer alterações, a cultura da organização também.

Essa mudança na cultura empresarial é essencial para manter os funcionários engajados e trazê-los junto da transformação digital.  Uma abordagem que foque nas pessoas e mostre os novos benefícios é fundamental.

Uma cultura empresarial forte e aberta a transformações é determinante ao definir quais serão os projetos que ‘irão para frente’.

Quando falamos de grandes transformações como a transformação, pode ser desafiador convencer todo o staff a se engajar. Por isso, é essencial que os esforços estejam voltados para colocar os programas de transformação digital em prática.

Relacionamento com o Cliente

Esse tópico é um desafio, mas também uma grande vantagem sobre o que é a transformação digital dentro de uma empresa. Já é sabido que um dos efeitos da digitalização foi a mudança completa de como nos relacionamos com nossos clientes.

Utilizar a interatividade de mão dupla fornecida pela tecnologia é criar oportunidades e gerar valor. Esse relacionamento digital é em muitas vezes mais valioso que um anúncio ou propaganda.

Cuidar bem dos seus canais digitais é fundamental e uma das primeiras providências a tomar no caminho da transformação digital.

O que é transformação digital no que diz respeito ao cliente

Quando se trata de preparar sua empresa para a transformação digital, é importante focar em estratégias. E como dissemos acima, o primeiro foco deve ser o cliente. Hoje, as empresas que surgiram antes da Internet, ou que não têm a grande rede como prioridade, precisam se adaptar. Cuidar desse relacionamento com os clientes online tornou-se imprescindível.

Antigamente, o cliente era simplesmente um espectador que absorvia informações de anúncios e propagandas direcionados a ele. Agora, na era digital, ele tornou-se um agente ativo, que tem voz e toma a iniciativa do contato com as marcas e empresas.

Para quem não está preparado, esse pode ser um problemão. Mas para as empresas que se preparam e dão atenção ao cliente, pode ser uma grande vantagem. A oportunidade de ouvir seu cliente, saber o que ele deseja, do que gosta e o que não funciona para ele, é incrível.

Hoje, os próprios clientes advogam pelas suas marcas e empresas preferidas, divulgam aquilo que os agrada e incluenciam outros clientes. É por isso que o uso das ferramentas digitais mudou tanto a maneira como compramos produtos e serviços.

Com esse grande poder nas mãos, o cliente é quem mais precisa de atenção. Com a transformação digital, você pode melhorar ainda mais esse contato. Abaixo citamos alguns tópicos que mostram o que é a transformação digital e o que ela representa da mudança no seu relacionamento com o cliente:

  • Atendimento ágil, preciso, em tempo real e multicanais;
  • Possibilidade de segmentação (seja de anúncios, seja na contratação de influenciadores de nicho);
  • Feedback real (por meio do monitoramento de redes sociais e sites);
  • Simplificação de processos e personalização da experiência do usuário.

Aqui, nós citamos apenas  o básico do que a transformação digital pode oferecer para sua empresa no relacionamento com seu principal steakholder, o cliente.

Então concluindo, o que é transformação digital mesmo?

Bom, apenas por ter em seu nome o termo “transformação”, podemos dizer que é um processo que demanda trabalho e um certo tempo. Mas como dissemos desde o início desse texto, a transformação digital pode acontecer a médio e longo prazo.

Além disso, é pura e simplesmente um efeito da digitalização natural que tem acontecido nas empresas. Em pleno 2018, tornar-se digital já não é mais uma opção. É de fato uma necessidade.

Como em todo processo, a transformação digital pode apresentar desafios e obstáculos. Um desses desafios passa pela própria falta de iniciativa de gestores (sejam os mais antigos ou os mais ‘orgulhosos’). Isso porque grande parte ainda resiste a entrar de vez na era digital.

Na implantação de programas de transformação digital, conte com a Megaleios

Se você está pensando em implantar melhorias tecnológicas na sua empresa, saiba que pode contar com a gente. A Megaleios é uma empresa moderna e apaixonada por tecnologia, que conta com os profissionais mais capacitados.

Aqui na MEGA, você encontra os principais serviços para iniciar o processo de transformação digital na sua empresa. Se você está no comecinho da digitalização, contate-nos para realizar o desenvolvimento do seu site ou gerenciar suas redes sociais. Caso você queira dar um passo à frente no processo de transformação digital, temos vários serviços para oferecer. Podemos desenvolver seu catálogo online, totalmente mobile. Podemos desenvolver e implantar o seu sistema web. E, especialmente, podemos desenvolver um aplicativo sob medida para o seu negócio.

A Megaleios tem know how e experiência para desenvolver um app de acordo com suas necessidades e ideias. Seja um aplicativo interno, para facilitar processos, um app para relacionamento com seu cliente… É só entrar em contato com a gente. Certamente vamos encontrar juntos, a melhor opção para o seu negócio.

De uma coisa, tenha certeza, o que é transformação digital, você encontra aqui na MEGA. Venha tomar um café conosco e falar mais sobre suas ideias!