Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Android O: o que esperar da nova versão?
Avalie este post

Há algumas semanas você acompanhou aqui no blog um post sobre a chegada do novo iOS 11. Agora, é a vez da concorrência: vem aí o Android O (Android 8.0). Você sabe o que esperar da nova versão do sistema operacional mais utilizado no mundo? Para começo de conversa, o nome “Android O” diz respeito à mundialmente conhecida marca OREO… O Google sempre utiliza nomes / marcas relacionadas a doces. Quem não se lembra da versão 4.4 KitKat?

Todavia, mesmo com a confirmação do nome, ainda não há uma data definida para o lançamento oficial (pelo menos até a publicação deste post), mas os primeiros smartphones que devem receber a atualização do Android Oreo serão os desenvolvidos pela própria marca, ou seja, a linha de smartphones Pixel.

Mesmo com esta indefinição, informações sobre as novas funcionalidades da plataforma já estão no radar dos desenvolvedores. Sites, blogs especializados em desenvolvimento de aplicativos e tecnologia, já dão como certos alguns novos recursos que logo em breve (esperamos!) estarão disponíveis na maioria dos smartphones e tablets do mundo.

 

+ Aplicativo de Delivery: o que é e quais as principais vantagens?

 

Curioso para saber o terá de novidade dentro do Android O? Acompanhe na sequência do post e deixe seu comentário no final. Aproveite e compartilhe também o conteúdo com seus amigos, mesmo aqueles que utilizam iPhone 😉

Novidades do Android O

Mesmo sem uma data oficial de lançamento, o Android Oreo agita os bastidores com rumores de novas funcionalidades dentro da plataforma.

Mesmo sem uma data de lançamento, o Android O já é um assunto muito comentado por quem trabalha com o desenvolvimento de aplicativo. O motivo? Os novos recursos “prometidos” e esperados por quem é apaixonado por tecnologia.

 

A versão 8.0 do sistema operacional Android será até duas vezes mais veloz no que diz respeito ao seu “arranque”, ou seja, ao iniciar. Também terá um som de mais qualidade, isso porque o Google passará a trabalhar com o codec Sony LDAC para fones Bluetooth e a Audio API for Pro Audio para apps profissionais de som. O Android O poupará recursos de apps que se encontram em segundo plano. A ideia é garantir espaço e potência no hardware para aplicativos em primeiro plano, valorizando assim a experiência do usuário.

 

+ Sistema personalizado web: por que é tão importante?

 

Também chamou bastante atenção uma nova funcionalidade que completa automaticamente as informações de login sempre que for solicitado e a possibilidade de utilização de dois apps na mesma tela, isto sem perder desempenho ou sobrecarregar o sistema. O usuário também poderá conferir pontos de notificação, ao lado do ícone do app, sempre que o mesmo receber uma ação. Visualmente será bem semelhante ao que já acontece no iOS. O Android Oreo também chegará com o Instant Apps já instalado (nativo) que permitirá acesso a aplicativos sem necessidade de download.

O Google anunciou ainda o Android O disponível com Play Protect, que garante mais autonomia e melhor aproveitamento da bateria do smartphone ou tablet. Além disso, novos emojis também marcarão o lançamento do Android Oreo e a função Picture-in-picture possibilitará ao usuário realizar tarefas secundárias (escrever ou abrir navegador web) enquanto assiste um vídeo no YouTube ou recebe uma videochamada.

 

+ Como fazer um aplicativo de sucesso?

 

Android O multitarefa

Aliás, esta nova versão mais multitarefa está sendo apontada por especialistas em tecnologia como um dos grandes diferenciais do Android O. Vale a pena ressaltar também a funcionalidade de múltiplas telas que permitirá ao usuário conectar o smartphone, ou tablet, em um monitor externo (como um notebook) e mover aplicativos de uma tela para outra.

Outras novidades: função Encontre Meu Dispositivo e Google Play Protect estarão no Android Oreo. Este último funcionará como um antivírus que irá escanear os aplicativos já instalados, justamente para encontrar malwares. Importante ressaltar que já havia um padrão de verificação, mas a novidade o Android O é que será mais visível.

 

Android O será mais personalizável

Você sabe o que esperar do Android Oreo? Novas funcionalidades são esperadas pela comunidade de desenvolvedores, mesmo sem uma data oficial de lançamento. Google ainda guarda segredo sobre quando disponibilizará a atualização.

Dentre as principais novidades anunciadas na última segunda-feira pelo Google, a personalização dos ícones dos apps certamente chama a atenção dentro do Android O.

 

Sabe a central de notificações? Agora no Android 8.0 ela será mais personalizável.

Cada aplicativo contará com seu próprio canal de notificação, com o usuário podendo escolher quais tipos de notificações desejará receber. Por exemplo, você poderá baixar um app de saúde e autorizar o recebimento de notificações sobre dicas de alimentação. Ao mesmo tempo poderá bloquear notificações de novidades sobre passeios na cidade.

Por falar em personalização, e os novos ícones? Está sabendo? Agora todos os aplicativos desenvolvidos com ícones adaptativos (nativamente) poderão ser ajustados pelo usuário. Em outras palavras, você poderá deixar os apps todos quadrados, circulares, maiores, menores… como preferir, inclusive com animações simples. Esta novidade vale também para as janelas de compartilhamento e o menu de configurações.

 

Android O? Fale com a Mega!

A Mega sempre está atenta às novidades do mercado tecnológico, principalmente quando o assunto é aplicativo. É exatamente o que ocorre com o Android O dentro da política de desenvolvimento de aplicativos. Quer saber mais?

 

Entre em contato com a Mega!

Acesse também as redes sociais:

Facebook Instagram Twitter Linkedin YouTube