Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

O aplicativo de celular é a tendência mais marcante do mercado mobile. Não existe como pensar em celulares e tablets sem associa-los com os aplicativos que eles oferecem. No nosso cotidiano fazemos uso dos mais diversos tipos de aplicativos para as mais diversas finalidades.

Na verdade, o uso dos aplicativos se intensificou tanto que é difícil pensar na nossa rotina sem eles. O aplicativo de celular se tornou parte importante na utilização de dispositivos mobile, seu mercado se tornou fortemente aquecido.

É bastante comum que novos aplicativos sejam lançados diariamente. A questão sobre esse nicho do mercado é como tornar um aplicativo lançado em um sucesso de downloads.

É exatamente esse mercado mobile aquecido que chama a atenção daqueles que pretendem ganhar dinheiro com esse ramo. São diversas formas de ganhar dinheiro com um aplicativo, por isso existem sempre mais pessoas interessadas em lançar um aplicativo de celular.

Porém, nesse cenário de expansão e concorrência, é preciso desenvolver seu aplicativo de celular da forma correta. Por isso iremos apresentar segredos que vão te ajudar em todos processos de desenvolvimento do seu aplicativo de celular.

9 segredos para desenvolver o seu aplicativo de celular

Como vimos, a concorrência no mercado de aplicativos faz com que cada aplicativo de celular tenha que se destacar. Mas esse processo de desenvolvimento de um aplicativo de celular pode passar por vários obstáculos. Isto porque as etapas de desenvolvimento devem ser bem planejadas e executadas.

Para que o processo de desenvolvimento do seu aplicativo de celular se torne mais fácil, vamos apresentar 9 dicas essenciais para quem quer ter sucesso com o app.

1- Encontre um problema a ser resolvido ou uma demanda não atendida

Muitos desenvolvedores se focam demais em como lançar um aplicativo de celular e se esquecem do motivo de fazê-lo. Pode parecer uma noção boba, mas o principal foco deve ser no problema e não na possível solução. Então uma dica valiosa é:  foque em encontrar um problema que não tenha sido resolvido.

A principal forma de entender sobre a demanda dos usuários é realizar um processo de braistorm. Nesse processo serão levantados problemas observados no dia a dia de cada um dos membros da equipe de desenvolvimento. Os problemas que você enfrenta no seu dia a dia podem ser sua inspiração. E não precisam ser apenas problemas seus, podem ser dificuldades encontradas por pessoas do seu ciclo de convivência.

Atualmente vivemos em um país em crise em que as pessoas enfrentam dificuldades para conseguir um trabalho ou ganhar seu dinheiro.  Ou seja, nesses cenários de crise ocorre um aumento do desemprego e com isso as pessoas passam a fazer bicos. Mas como essas pessoas podem divulgar seu trabalho para conseguir esses extras? Com base nessa ideia foi desenvolvido um aplicativo que conecta os prestadores de serviço e aqueles que precisam contratar.

Ao perceber um problema, foi possível idealizar um aplicativo de celular que o solucionasse. Depois de encontrar um problema, busque informações sobre ele. Tente conversar com amigos e pessoas próximas sobre esse problema e entenda toda a sua complexidade. Saiba todos os detalhes sobre o que você pretende solucionar.

Depois de adquirir todo conhecimento necessário sobre o porquê desenvolver esse aplicativo de celular, você estará um passo mais perto do sucesso. Afinal, é preciso ter uma concepção bastante clara da razão de ser do aplicativo e do modo como ele deve funcionar.

2- Foque no que é essencial para funcionamento do aplicativo de celular

É preciso focar no essencial na hora de desenvolver um aplicativo de celular. O ideal é não esquecer que os usuários terão acesso ao app através do celular. Como os celulares possuem algumas limitações em comparação com os computadores, é preciso estar atento.

Nos celulares a tela de visualização será pequena, certo? Por isso o conteúdo a ser exibido no aplicativo de celular deve ser compatível com o tamanho dessa tela. Outra características desses dispositivos é a sua capacidade de processamento. Os aplicativos de celular devem ser “leves” e possuir um processamento mais simples.

No momento de desenvolver aplicativos de celular não é indicado iniciar com recursos muito pesados ou que exijam muito processamento.  Isso deve ser observado principalmente na primeira versão do app.  Esse tipo de recurso pode ser adicionado posteriormente no aplicativo de celular através das atualizações.

Inclusive, atualizações que oferecem novos recursos e funcionalidades desse tipo tendem a agradar muito os usuários, e com isso oferecer uma experiência ainda melhor a eles. Mais um motivo para evitar recursos não essenciais no início são os custos. É indicado manter baixos custos iniciais de desenvolvimento para conseguir chegar às app stores mais rápido.

3- Crie conta de desenvolvedor nas app stores e esteja atento as exigências

Para publicar um aplicativo de celular será necessário um registro na app store.  Esse registro deverá ser feito como desenvolvedor para desenvolvimento e para ter acesso a ferramentas adicionais da e realizar testes.

O registro é obrigatório para quem quer publicar um aplicativo na app store, e além disso pode ajudar muito no desenvolvimento do aplicativo de celular. Esse registro não é gratuito e seu valor pode variar de acordo com o tamanho da empresa.

Nas app stores existem regras que devem ser seguidas para publicar o app. Normalmente, essas regras de como publicar um aplicativo são passadas aos desenvolvedores. Essas regras devem ser seguidas para que o app não seja rejeitado.

Para facilitar e tornar mais fácil entender como publicar um aplicativo, sintetizamos as principais regras que devem ser seguidas. Vamos conhecê-las.

– Realize um teste de falha no seu aplicativo;

– Não use APIs privadas;

– Garanta que o aplicativo não é um clone de outros apps pré-instalados na App Sotre;

– Garanta que o app conta com recurso de compra In-app;

– Garanta que o app não use a câmera o microfone do dispositivo sem permissão do usuário;

– Use uma arte própria para o design do app, e caso seja de terceiros conte com a permissão para seu uso.

Seguindo tais regras suas chances de rejeição diminuem bastante. Por sigo, entenda cada uma delas e as siga corretamente.

4- Defina as principais características do aplicativo de celular

Se quero desenvolver um aplicativo de celular, é essencial definir as características que o app irá ter. Depois de identificar a demanda do aplicativo demais direcionamentos as características devem ser pensadas. Mais quais seriam essas características?

As características de um aplicativo de celular são os recursos básicos que o aplicativo terá e como ele será estruturado. Para isso, devem ser feitas algumas escolhas. Veja a lista de detalhes que irão definir as características do seu aplicativo de celular.

O primeiro ponto diz respeito ao sistema operacional. É preciso decidir com qual sistema operacional mobile o app vai funcionar. Atualmente os três principais sistemas são o Android, iOS e Windows Phone.

Depois de decidir o sistema operacional é preciso pensar sobre a estrutura de navegação que o aplicativo de celular utilizará. Além disso, deverão ser escolhidos detalhes como comportamento que o app terá online e off-line.  Outros pontos são decidir sobre questões de acessibilidade, e de layout do aplicativo.

5-  Invista no design do seu aplicativo de celular

O design de um aplicativo de celular será bem feito quando se preocupar com o contexto em que o usuário interage com o app.

Por exemplo, os usuários farão uso do aplicativo quando expostos a muita luz solar? Se a resposta for sim é preciso pensar no brilho e iluminação. Irão aparecer muitas palavras em preto e branco? Em caso positivo é preciso que seja feita uma adaptação para os usuários que possam ter problemas visuais.

A fonte que planejo usar de adapta bem a vários tipos de linguagens? Cada questão deve ser pensada e planejada com cuidado. Pra validar o design é possível apresentar o aplicativo de celular para familiares e amigos. Assim, será possível perceber se eles terão facilidade de navegar pelo design do aplicativo ou não.

A customização também é um ótimo caminho para um aplicativo de celular que se destacar. Com uma interface personalizada é entregue ao usuário a escolha sobre a aparência do aplicativo. Assim, o aplicativo tenta fornecer ao usuário conteúdos, experiências e funcionalidades que mais se encaixem às suas necessidades.

6-  Integre as ferramentas que serão necessárias

As ferramentas de um aplicativo de celular podem ser utilizadas para analisar os resultados e garantir o melhor uso possível do aplicativo.

Algumas das ferramentas que podem ser incorporadas ao aplicativo de celular são:

– Ferramentas de análise de acesso que analisarão a periodicidade e a quantidade de acessos obtidos pelo app. Aqui será possível conhecer detalhes sobre o número de visitações e outros detalhes de acesso.

– Ferramentas de banco de dados online que permitirão entender todas as estatísticas do aplicativo. Com base nesses dados fica mais fácil entender as melhorias que podem ser feitas;

– Ferramentas para fornecer insigths em tempo real aos responsáveis pelo aplicativo. Com essa funcionalidade é possível observar e analisar o comportamento do usuário em tempo real

– Ferramentas de otimização dos anúncios feitos no aplicativo que ajudarão a definir quais anúncios causam melhor impressão no usuário. Com isso é possível otimizar sua experiência e melhorar o desempenho do aplicativo de celular.

7- Conte com profissionais especializados

Para a criação de um aplicativo de celular são necessários conhecimentos em design e em desenvolvimento de software. Além desses conhecimentos é preciso ter acesso a determinada tecnologias para a sua criação.

No processo de criação de um aplicativo estão envolvidos profissionais de design, web designer, analista de sistemas, arquiteto de softwares, analista de banco de dados e um gerente de projetos.

Como essas habilidades são um pouco complexas, é ideal que sejam contratados profissionais especializados no desenvolvimento de aplicativo de celular. Contar com profissionais especializados pode ser um diferencial no momento de desenvolver um aplicativo de celular de qualidade e que vai se transformar em um sucesso nas app stores.

8- Teste seu aplicativo de celular antes de publicar

Depois de desenvolver toda a parte técnica e visual do aplicativo de celular, é importante testa-lo várias vezes. Com o conceito do aplicativo finalizado, e todas as funcionalidades inseridas os testes são um passo imprescindível.

Essa rodada de testes é essencial, pois permite que seja testado o aplicativo da forma como ele realmente vai funcionar. Como a principal preocupação do aplicativo é a experiência gerada ao usuário, nada melhor do que testar o app completo.

Fique atento, será através desses testes que serão percebidos os pontos a serem melhorados e como o aplicativo de celular pode crescer.

9- Atualize melhore as funcionalidades do seu aplicativo de celular com frequência

Se quero desenvolver um aplicativo de celular e quero que ele alcance sucesso, não posso abandona-lo depois de seu lançamento. Entender os acessos dos usuários e perceber quais melhorais podem ser feitas no app também é essencial para seu sucesso.

A criação de um aplicativo de celular está inserida em um ciclo evolutivo. Sempre que uma nova funcionalidade e uma nova versão é implementada deve ser realizados novos testes. Além disso, deve ser feito um acompanhamento próximo para entender o impacto dessas atualizações.

Um bom canal para absorver as melhorias e atualizações que podem ser feitas é na interação com os usuários. Estar atento aos comentários e avaliações dos usuários pode ser a principal fonte de novas ideias para futuras atualizações. Os aprimoramentos e as alterações do aplicativo serão algo constante, por isso esteja atento aos feedbacks e continue sempre construindo.

Depois de conhecer essas ideias para desenvolver seu aplicativo de celular, que tal desenvolver o seu?

O mundo mobile está cada vez mais em alta e oferece uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro. Por esse motivo esse é o momento ideal de desenvolver seu aplicativo de celular.

Depois de acompanhar esses ideias de como desenvolver seu aplicativo de celular e os processos necessários até seu lançamento, está na hora de escolher a empresa certa para te ajudar nesse plano.

A Megaleios é uma empresa especializada e apaixonada por tecnologia que oferece um acompanhamento em todas as etapas do processo de desenvolvimento. Conheça nosso portfólio e entrar em contato. Temos certeza que nossa parceria será um importante passo rumo ao sucesso do seu aplicativo!