Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

A tecnologia mudou a nossa realidade nos últimos anos. A verdade é que nos tornamos dependentes da tecnologia, especialmente da tecnologia mobile. A revolução mobile foi altamente influenciada pela expansão no acesso aos smartphones e suas funcionalidades.

Através da tecnologia mobile todo o mundo online se tornou acessível e a apenas um toque de distância.  Atualmente é possível responder um importante cliente por email de qualquer lugar. Mas não é só isso. É possível ter acesso a informação, jogos, filmes, previsão do tempo, notícias do trânsito em tempo real, redes sociais, e diversas outras funções de qualquer lugar. Seja no banheiro, no ônibus, no carro o no meio da praia.

Nos tornamos dependentes da tecnologia mobile. Com ela conseguimos realizar tarefas que antes demorariam muito tempo. E o melhor de tudo, em um simples toque. Por isso dizemos que a tecnologia mobile nos ajuda a ganhar tempo.

Através das pequenas telas dos nossos celulares podemos realizar qualquer tipo de função. É por meio delas que aproveitamos o tempo ocioso para fazer comprar, pagar contar, trocar mensagens e ler as notícias do dia. A praticidade da tecnologia mobile representa uma mudança nos nossos hábitos e costumes. Com ela somos capazes de transformar nossa rotina e nosso ritmo de realizar nossas atividades.

A tecnologia mobile veio para transformar a rotina dos seus usuários. E mito além disso, a tecnologia mobile representa uma nova forma de fazer negócio. Cada vez mais é imprescindível que as empresas se adaptem ao mundo mobile e suas inovações. Para entender em que proporção a tecnologia mobile afeta nossas vidas e os negócios, vamos entender um pouco melhor sobre ela.

As tendências da tecnologia mobile

A era mobile se popularizou tão rapidamente quanto a internet na transição de um século para o outro.  Hoje em dia somos influenciados por diversos tipos de tecnologia mobile. Diversas tendências mobile são criadas a todo o tempo e cada uma delas tem grande impacto na vida dos usuários e mundo dos negócios como um todo. Vejamos algumas das principais tendências da tecnologia mobile da atualidade.

  • Chatbots

Um chatbot é um robô desenvolvido por um software de comunicação automatizado. Além de responder as mensagens que lhes são destinadas, esses robôs aprendem com cada interação feita. Através desse conhecimento, o chatbot é capaz de aprimorar as conversas futuras.

Mas nem todo chatbot possui essa função de aprendizado! Existem também aqueles que têm como base regras e que apresentam possibilidades mais resumidas. O chatbot é baseado nessas regras segue um conjunto de fluxogramas e reage de acordo com a ação dos usuários.

  • Mobile Commerce

O uso de dispositivos móveis cresceu mais de 35% em 2017.  E a tendência de crescimento do uso dessa tecnologia mobile é cada vez melhor.

Diante disso, as empresas devem buscar novas formas de se posicionar no mercado. O mobilem Commerce é um ótimo exemplo de tecnologia mobile que veio para ficar. De acordo com pesquisas, mais de 90% dos acessos as lojas virtuais são feitas por meio de dispositivos mobile.

Esses números demonstram a importância da tecnologia mobile na redefinição das transações comerciais e aponta para a necessidade de adaptação das empresas. Além disso, representa uma grande oportunidade para quem quer vender mais. A tecnologia mobile oferece aos usuários maior comodidade e com isso torna a transação mais facilitada.

  • Aplicativos corporativos

Outra tecnologia mobile que tem ganhado bastante espaço são os aplicativos corporativos.  Se antes o uso de aplicativos corporativos não era uma realidade possível para pequenas e médias empresas as coisas mudaram.  Hoje, os preços e condições para desenvolvimento desses apps os tornam extremamente atrativos.

Atualmente não são necessários muitos recursos para criar um app e obter sucesso com ele. Os aplicativos corporativos são vantajosos por oferecerem aos clientes uma melhor experiência de consumo. Mas além disso, permite as empresas engessar em cada vez mais mercados.

  • Pagamentos Móveis

A ascensão da tecnologia mobile trouxe diversas transformações para o mundo dos negócios. Além de ser possível realizar as compras por meio de aplicativos, é possível realizar os pagamentos diretamente por eles.

Com a tecnologia mobile surgiram soluções que trabalham como uma carteira digital. Isso possibilita que os usuários cadastrem todos os seus cartões de crédito, realizando pagamentos de forma rápida e simplificada.

Essas funcionalidades também funcionam em lojas físicas com terminais cadastrados para aceitar NFC. Para usá-la, basta que o cliente aproxime seu celular desbloqueado da maquininha para confirmar o pagamento.

As tendências da tecnologia mobile evidenciam um desenvolvimento e um aprimoramento cada vez maior desse tipo de tecnologia. A longo prazo é possível imaginar um mundo cada vez mais mobile e acessível. Desta forma, vamos conhecer agora as principais vantagens da tecnologia mobile e porque é essencial que os negócios se adaptem a ela.

Quais as vantagens de investir na tecnologia mobile?

O mundo dos negócios se torna cada vez mais competitivo. Em meio a tanta concorrência a tecnologia mobile pode ser um fator de diferenciação entre as empresas. Afinal, o sucesso de uma empresa também está diretamente ligado à forma como se adapta a novas realidades.

Mas a vantagem da tecnologia mobile não é apenas o aumento da competitividade. O uso da tecnologia mobile garante a otimização de diversas áreas e funções. Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios de apostar na tecnologia mobile.

  • Processos otimizados

É comum que nas empresas os funcionários levem horas para realizar tarefas repetitivas ou meramente burocrática. Com isso os prazos aumentam e a produtividade é reduzida. O uso da tecnologia, de modo geral, tem como característica otimizar os processos. Em se tratando de tecnologia mobile para empresas, não seria diferente.

Com o uso da tecnologia mobile, a otimização dos processos possibilita a redução de custos, revertendo o tempo em maior produtividade e rentabilidade nos negócios. Mas como a tecnologia mobile é capaz de melhorar o funcionamento dos processos da empresa?

Bom, a otimização pode ocorrer em diferentes níveis e setores de uma empresa. Com a facilidade de comunicação, por exemplo, é mais fácil integrar a equipe tornando a transmissão das mensagens mais simples e eficiente.

Isso acontece porque a tecnologia mobile é um meio mais prático, rápido e dinâmico de toda a equipe se comunicar. Através dessa tecnologia também fica mais fácil contar com a colaboração ágil de todos para a solução do problema.  Como uso de dispositivos móveis dentro do ambiente empresarial a gestão de pessoas e processos fica mais centralizada, facilitando a identificação de problemas e falhas, agilizando sua resolução.

Mas não para por ai.  A tecnologia mobile permite a interação de diferentes dispositivos e objetos via internet. Com essa funcionalidades, surge a oportunidade de acompanhar e gerenciar todos os equipamentos em tempo real, por exemplo.

  • Redução nos custos

Como dito acima, a otimização de processos facilita a redução de custos. Essa redução nos gastos pode ser um estímulo para que os gestores queiram investir na implementação de tecnologia mobile.

A redução dos custos é proporcionada por processos mais ágeis e eficientes, bem como uma gestão mais centralizada. A tomada de decisão pode ser feita mais rapidamente, impactando positivamente nos custos operacionais.

O uso da tecnologia mobile dinamiza as mais diversas etapas produtivas.  Desde a análise das vendas, a localização de vendedores, o acesso às informações e o envio rápido dos dados. Outro benefício é o a redução no uso de papel, que pode ser substituído por dispositivos mobile.

  • Uso da Geolocalização

A geolocalização é outra vantagem do uso da tecnologia mobile nas empresas. Em ambientes corporativos a utilização dos dados de geolocalização se torna uma essencial no processo de gestão.

Serviços de localização baseados em sinais de GPS, sensores de dispositivo, pontos de acesso Wi-Fi permitem saber com precisão determinado local em que um funcionário está.  Mas além disso, permite entender o desempenho alcançado nas tarefas realizadas em campo, por exemplo.

A tecnologia mobile da geolocalização pode ser um grande avanço na gestão dos funcionários. Com o uso dessa tecnologia é possível evitar que seja perdido tempo de deslocamento, e que sejam repassados dados desencontrados.

Além da gestão dos funcionários, o uso dessa tecnologia mobile permite entender melhor os interesses do consumidor. A possibilidade de mapear interesses, hábitos e necessidades torna a experiência muito mais completa e precisa.  A geolocalização permite saber quais lugares as pessoas frequentam e suas preferências.

  • Aumento na produtividade

A tecnologia mobile está relacionada diretamente com produtividade. Mobile marketing, inteligência artificial, machine learning e demais inovações são capazes de aumentar a produtividade.   Com a tecnologia mobile, e-mails são respondidos em segundos. Isso porque o uso de aplicativos permite que se tenha acesso a essas ferramentas em qualquer lugar e a qualquer hora.

Mas a implementação da tecnologia mobile deve ser realizada visando um alto desempenho. Ou seja, é preciso preparar a equipe para que ela se torne capaz de usufruir dessas tecnologias e possa extrair os melhores resultados com a sua utilização.

  • Melhora na relação com os clientes

Com o avanço da tecnologia mobile, alinhar as estratégias com as demandas do mercado é primordial. Como os cliente cada vez mais conectados a tecnologia mobile a empresas precisam se adaptar e expandir suas operações para várias plataformas.

Atualmente diversas empresas apostam no uso de tecnologia mobile em suas transações. Por exemplo, os bancos vem cada dia mais apostando em aplicativos mobile além das agências físicas. Essa estratégia de multi plataformas favorece a relação com o público e gera melhores resultados para a empresa.

A aproximação com o público se torna um diferencial competitivo bastante valioso pois melhora a identificação do público com marca além de aumentar sua praticidade, segurança e acessibilidade.

  • Utilização de plataformas digitais

A modernização dos hábitos dos consumidores ocorreu em diversas esferas.  O modo de acessar a conteúdos e realizar compras talvez sejam as maiores mudanças de comportamento trazidas pela tecnologia mobile.

Com essas mudanças a tecnologia mobile se tornou praticamente um padrão, o que mudou também a forma como as empresas se posicionam no mercado. Essa mudança engloba desde as campanhas de marketing até o direcionamento das suas atividades.

O uso das plataformas digitais talvez seja a maior prova do impacto da tecnologia mobile no mundo dos negócios. Com o uso dessas plataformas mobile as empresas conseguem se aproximar do deu público e reduzir seus custos.

  • Melhor acesso aos dados e estatísticas

A tecnologia em si já representa uma significativa alteração na forma com as empresas lidam com seus dados e estatísticas. E essa melhora no acesso as informações é ainda mais significativa quando falamos em mobile.

Por meio da tecnologia mobile, a comunicação e o acesso a informação são centralizados e otimizados. Além disso, ocorre uma revolução na forma como as empresas avaliam os dados e estatísticas colhidas.

Como a qualidade dos dados e estatísticas são de extrema importância para o bom desempenho das empresas, a tecnologia mobile ganha uma nova funcionalidade. Através de suas funcionalidades, além de maior facilidade para obtenção de tais dados, a gestão de dados e informações também se torna mais eficiente.

O que podemos concluir sobre a tecnologia mobile e seu impacto nos negócios?

A tecnologia mobile significou uma revolução na forma como as pessoas se relacionam e se comportam no dia a dia. Da mesma forma, o mundo dos negócios foi diretamente afetado por esses tendências tecnológicas.

Mas além de representar uma inovação para o mundo dos negócios, a tecnologia mobile se tornou uma necessidade. E atualmente, investir em tecnologia é muito mais que uma necessidade, é um diferencial!

Ainda que muitos gestores pensem que o investimento em tecnologia mobile exija altos custos, o retorno desse investimento pode ser ainda maior que o gasto necessário para sua implementação.

Com os consumidores cada vez mais habituados com a facilidade proporcionada pelo mundo mobile, as empresas precisam de reinventar para garantir a satisfação dos seus consumidores. Será por meio da tecnologia mobile que a empresa conseguirá esteirar suas relações com seus clientes e otimizar seus processos.

Afinal, estamos cada vez mais dependentes da facilidade e praticidade proporcionada pelos dispositivos mobile. E a tendência para os próximos anos é que uso desse tipo de tecnologia seja capaz de superar as demais tecnologias.