Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

Avalie este post

Não existem dúvidas da expansão do mercado digital nos últimos anos, não é mesmo? Com a junção de novas tecnologias e técnicas de publicidade digital esse ramo aumentou e vai crescer cada vez mais. Essa projeção de crescimento para os próximos anos torna os mercados digitais um grande atrativo. Isto porque, a primeira preocupação de criar um negócio deve ser analisar sobre o seu futuro. Como os mercados digitais prometem cada vez mais expansão e melhores resultados, são uma ótima tendência para o sucesso. Mas, assim como nos demais mercados, o mercado digital está em constante evolução. Por esse motivo, devemos estar de olho nas tendências do mercado digital para 2019.

Entender essas tendências é sinônimo de um bom planejamento do negócio. Afinal de contas, é preciso saber pra onde se está indo, assim o caminho se torna mais fácil.

Se adaptar às tendências do mercado digital para 2019 é o primeiro passo para garantir o sucesso! Vamos conhecer um pouco mais sobre essas tendências!

Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre o mercado digital.

O que é o mercado digital?

O mercado digital é uma nova realidade no mundo dos negócios. Desde a sua criação cada vez mais empresas tem aderido a esse modelo de mercado que incorpora a tecnologia. O conceito de mercado nos traz a mente um lugar onde são feitas transações de compra, venda e troca, certo? O mercado digital é exatamente isso, mas com algumas particularidades. O que torna o mercado digital tão único é o fato de ser feito totalmente pela internet. Com a utilização de plataformas próprias e da internet, as transações se tornaram mais fáceis e eficientes.

Além disso, o mercado digital trouxe consigo novas oportunidades para empresas de todos os tipos. Para o mercado digital, não importa se a empresa é grande ou pequena, todas as empresas podem se dar bem.

Além de ser mais democrático, o mercado digital traz consigo soluções para problemas antigos. Por esse motivo é um mercado que se expande cada dia mais. A transformação trazida pelos mercados digitais trouxe também novos modelos de negócios que prometem permanecer por muito tempo.

São essas características que transformam o mercado digital em um ótimo negócio na atualidade. E exatamente por isso é preciso estar atento às tendências no mercado digital para 2019 e saber se posicionar. Sem mais delongas, vamos conhecer 9 tendências do mercado digital para 2019.

Quais as tendências do mercado digital para 2019?

Como sabemos, o mercado digital é sinônimo de tecnologia,  e novas tendências tecnológicas surgem a cada ano. Vejamos algumas das tendências do mercado digital para 2019.

1- A tecnologia em nuvens

A grande tendência do mercado digital para 2019 é a utilização das nuvens. Com o tempo, espera-se que a infraestrutura interna das empresas seja substituída e grande parte das operações aconteçam nas nuvens. As tecnologias em nuvens podem ser usadas para diversas finalidades e em diversas áreas de um negócio.

Além da operação dos sistemas, é possível usar as nuvens para melhorar a segurança e a organização dos dados. Através dessa tendência, é possível aumentar a produtividade e implantar formas de trabalho mais flexíveis como o home-office, por exemplo.

A utilização da tecnologia em nuvem traz uma série de vantagens para o negócio. Em primeiro lugar, por meio dessa tendência é possível conseguir reduzir as despesas de operação. Por meio dessa tecnologia na nuvem em seu negócio, sua empresa “aluga” o hardware necessário.

Assim é possível ter acesso aos últimos recursos de tecnologia a um custo bastante acessível. Além disso, a empresa também economiza espaço, consumo de energia e requisitos de TI.

Outra vantagem da tecnologia em nuvem é a segurança que ela traz ao negócio. Afinal, com os seus dados armazenados na nuvem, é possível acessa-los independente do que aconteça com os computadores da empresa.

Outro ponto positivo das nuvens é a maior integração da equipe. Com a nuvem, todos os arquivos ficam centralizados em um único ambiente. Assim se alcança maior visibilidade, melhor colaboração e agilidade na resolução de problemas.

Por fim, outra vantagem da nuvem é a flexibilidade que proporciona. Isto porque por meio dessa tecnologia é possível acessar os arquivos da empresa de qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

Ficou claro porque a tecnologia em nuvem é uma das tendências do mercado digital para 2019, não é mesmo?

2- A realidade virtual e a realidade aumentada

Mais uma das tendências do mercado digital para 2019 é a realidade virtual. A realidade virtual é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário. Através da indução de efeitos visuais, sonos e táteis esse tipo de realidade permite que o usuário esteja totalmente imerso. Com essa imersão na tecnologia a sua experiência elevada a um novo patamar.

Ainda que a realidade virtual tenha se popularizado no mundo dos games, ela pode ser empregada em diversas áreas. Uma forma de empregar esse tipo de tecnologia é no marketing da empresa. Mas não para por ai, já existem aplicações dessa ferramenta em áreas como a saúde e a engenharia. O que se vê atualmente no mercado digital é a utilização da realidade virtual para deslumbrar os clientes. Com a utilização desses recursos, se tornou possível ganhar destaque e obter vantagem competitiva sobre os concorrentes.  Já a realidade aumentada permite aos usuários integrar elementos virtuais em seu ambiente real. Por esse motivo, também é uma grande aliada nas campanhas de marketing das empresas. Em virtude do alcance da realidade virtual e aumentada, elas são tendências do mercado digital para 2019.

3- A inteligência artificial (AI)

Mais uma das tendências do mercado digital para 2019 é o uso da inteligência artificial. No ano de 2018 as marcas começar a experimentar essa tecnologia, e no ano de 2019 esse uso deve ser expandido. A inteligência artificial é usada para aprimorar a eficiência dos processos, aumentar a produtividade e melhorar a satisfação dos clientes. Com o uso do AI o marketing centrado no cliente será elevado a um novo nível. Nesse cenário será possível analisar melhor as tendências e entender melhor o perfil dos clientes. Com isso a AI acaba tornando possível a personalização do atendimento.

Os chatbots são um exemplo do uso da AI nas empresas. Com essa ferramenta o atendimento ao cliente se torna mais dinâmico e aprimorado. Por outro lado, o fluxo do trabalho digital também será facilitado, quando implementadas medidas que maximizam a tecnologia. Com testes automatizados e algoritmos atualizados em tempo real, as melhorias necessárias podem ser feitas dinamicamente. Viu como as  melhoras são extensas? Por essa razão a inteligência artificial pode ser encarada com uma das tendências do mercado digital para 2019.

4- Augmented Analytics

O Augmented Analytics (ou Analytics aumentado) diz respeito a uma área específica de inteligência aumentada. Essa ferramenta pode transformar de forma significativa a relação com os conteúdos analíticos. Com o uso do machine learning será possível mudar a forma como o conteúdo analítico é desenvolvido, consumido e compartilhado.

Esse recurso se torna uma das tendências do mercado digital para 2019 em função das suas funcionalidades. Trata-se de um recurso importante que permite a preparação de dados, seu gerenciamento e sua análise. Com isso, se torna viável também o melhor gerenciamento de processos de negócios. Através desses recursos será possível também otimizar as decisões e ações de todos os funcionários da empresa. Com isso, a geração de insights é facilitada eliminando a necessidade de profissionais específicos para a função. Não tem como negar que essa seja uma das tendências do mercado digital para 2019, não é mesmo? Mas não para por ai, vejamos mais tendências.

5- Os gêmeos digitais

Você já ouviu falar de gêmeos digitais? O gêmeo digital nada mais é do que uma representação digital de uma entidade ou sistema do mundo real. Esses gêmeos são capazes de transformar o funcionamento e a produção das empresas. Sabe por quê? Porque os gêmeos digitais são cópias virtualizada de processos reais. Com eles poderão ser realizadas análises e testes na versão virtualizada antes de serem transferidas para o produto.

Ao implementar gêmeos digitais as empresas irão aumentar sua capacidade de coletar e visualizar os dados corretos. Com isso, fica mais fácil alcançar os objetivos do negócio. Os gêmeos digitais se tornam uma das tendências do mercado digital para 2019 em função das vantagens que trazem. Em primeiro lugar, eles ajudam a diminuir o tempo de produção e reduzir os custos. Com essa tecnologia também é possível aumentar a capacidade de adaptação e melhorar a previsibilidade dos ganhos. Por fim, a vantagem da sua utilização é auxiliar na correção de erros que possam ocorrer no processo produtivo.

6- A borda potencializada

No mundo digital, a borda diz respeito aos dispositivos usados pelas pessoas ou pelos incorporados. O que acontece é que com a computação de borda, não será necessário criar uma nova arquitetura de dispositivo. Na computação de borda o processamento de informações e entrega de conteúdo são colocados mais próximos desses pontos de extremidade. Com a borda, a ideia é manter o processamento próximo do final (borda) ao invés de um servidor em nuvem.

O que ocorre na verdade, é uma complementação entre a computação de borda e a computação em nuvem. A computação de borda se torna uma das tendências do mercado digital para 2019 por oferecer menor latência, uma banda maior e um aumento no numero de endpoits. A tendência é que seja gerado maior poder de processamento, armazenamento e outros recursos avançados.

7- O Blockchain

Se atualmente os bancos e organizações centralizadas são os detentores da credibilidade e da confiança do mundo, isso pode mudar. O que acontece é que os Bockchains prometem uma remodelação nos negócios por oferecer mais transparência e menores atritos. O conceito de Blockchain fornece um modo de confiança alternativo ao cenário atual. Com isso, se elimina a necessidade de autoridades centrais em arbitragem de transações. O que tornam os blockchains uma das tendências do mercado digital para 2019 é sua capacidade de aprimorar o compartilhamento de informações e melhorar o rastreamento.

8- A computação quântica

A computação quântica é um ramo não-clássico que opera no estado quântico de partículas subatômicas. Com a execução paralela oferecida pelos computadores quânticos, eles se tornam capaz de lidar com problemas mais complexos. A computação quântica é uma tendência do mercado digital para 2019 por conseguir chegar aonde os algoritmos tradicionais não chegariam. A resolução de problema mais complexos em menor tempo pode representar um grande trunfo para o ambiente de negócios.

9- Os espaços inteligentes

A ideia dos espaços inteligentes é permitir que os seres humanos e os sistemas de tecnologia possam interagir mais abertamente. Essa reunião de processos, pessoas e tecnologia em espaços inteligentes permite uma experiência mais imersiva e interativa. Essa se torna uma das tendências do mercado digital para 2019, ainda que já esteja presente na nossa realidade. Há algum tempo já notamos a presença de cidades e residências inteligentes. O que se espera para o próximo ano é a expansão desses espaços inteligentes e sua popularização.

Depois de conhecer as tendências do mercado digital para 2019, que tal começar entrar no mercado digital agora mesmo?

O mundo das tecnologias está em constante evolução, não é mesmo? Por isso se adaptar a essas novidades e tendências é essencial para estar bem colocado no mercado digital.

Depois de conhecer as tendências do mercado digital para 2019, é hora de incorporá-las no seu aplicativo ou site, certo? Para que essas tendências estejam presentes no site ou app é preciso atenção no momento de desenvolvê-los. Por isso, o ideal é contar com uma empresa como a Megaleios, que é especialista em tecnologia e que possui grande experiência na área.

Oferecemos aos nossos clientes um acompanhamento de ponta-a-ponta. Ou seja, estaremos presentes em todo o processo de desenvolvimento. Desde a idealização até o lançamento do site ou app! Que tal criar agora mesmo um aplicativo dotado dessas tendências do mercado digital para 2019? Entre em contato com a MEGA agora mesmo e comece sua jornada rumo ao sucesso no mundo digital!