Blog Megaleios

Saiba tudo que acontece no mundo da tecnologia

Novidades do mercado digital, atualizações importantes sobre desenvolvimento de aplicativos, soluções da web e muito mais! Aqui você fica sempre bem informado. Confira os últimos posts publicados no blog da Mega!

App competitivo: como se destacar no mercado
Avalie este post

O mercado brasileiro é considerado o mais competitivo na área de aplicativos móveis. E para conquistar espaço na tela do smartphone dos usuários, é preciso atender uma demanda e oferecer uma experiência satisfatória. Então, como desenvolver um app competitivo? Separamos algumas dicas importantes para que você consiga competir pela atenção dos usuários.

Conheça o público-alvo do seu aplicativo

O primeiro passo é compreender as expectativas do seu público e buscar atende-las da melhor maneira possível. Para isso, você deve analisar as características das pessoas que farão o download do seu app e levantar dados relevantes.

Há a possibilidade de construir essa persona por meio de pesquisas especializadas, ou ainda, com a coleta de dados nas redes sociais.

Ao elaborar um perfil realista do seu usuário, você poderá confirmar ou eliminar hipóteses levantadas pelos desenvolvedores.

Analise os seus concorrentes

Com esses dados, você terá uma orientação para criar o seu produto e aumentará as chances de engajar o usuário final.

Você pode também ter uma visão mais ampla da concorrência e do mercado de apps. Algumas pesquisas indicam, por exemplo, que aplicativos de produtividade, personalização e redes sociais possuem alta competitividade. Caso queira desenvolver um app nesse segmento, terá um trabalho mais árduo para conquistar espaço.

Invista em uma experiência memorável

A experiência é o ponto decisivo para o engajamento do usuário. Procure entregar uma experiência inteligente, com navegação fácil e intuitiva. Assim, as chances de agradar o usuário serão maiores.

Outro ponto relevante é que a experiência deve ser memorável e imersiva, isto é, o usuário precisa perceber o valor do app imediatamente.

Realize testes beta com públicos reduzidos

O seu projeto precisa ser refinado ao longo de todo o processo. É necessária a realização de melhorias contínuas na interface e nas funções, assim como a remoção de qualquer atrito ou erro.

Falhas como bugs, glitches, crashes, entre outros, podem acabar com o engajamento do seu aplicativo. Por isso, é preciso aprimorar a experiência do usuário desde o primeiro momento de uso. A melhor maneira de fazer isso antes do lançamento oficial é produzindo um teste beta com públicos reduzidos.

Os testes automatizados localizam diversos erros de código, porém pessoas reais podem encontrar outros problemas.

Acompanhe a jornada do usuário

É interessante também acompanhar a jornada de navegação do usuário pelo aplicativo, observando os caminhos, intuitivos ou não, percorridos. Assim, você pode pensar em maneiras de potencializar a experiência.

Outra opção é a realização de testes A/B, que tem como objetivo avaliar os resultados de duas possibilidades distintas dentro do app.

Pense em utilizar um soft launch

Após os testes beta, o soft launch pode ser uma boa opção para mais ajustes. Ele é uma espécie de lançamento inicial do produto, restrito geralmente a uma única região.

Esta é uma oportunidade para afinar ainda mais a experiência e aumentar o engajamento do usuário.

Conte com a MEGA para lançar o seu app competitivo

Ficou interessado em lançar um app competitivo? Entre em contato com a MEGA e conte para nós a sua ideia!